Foi no sufoco, no sofrimento, na raça e na vontade, mas o Palmeiras venceu o Barcelona de Guayaquil pelo placar de 4 x 2, em jogo realizado nesta quarta-feira (7), e válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Com o resultado, o Verdão foi aos 12 pontos ganhos, e ao lado do Bolívar, conquistou sua classificação antecipada para as oitavas de final da competição. O duelo diante do time boliviano vai definir quem será o primeiro e o segundo colocado da chave. Vale ressaltar que os líderes de cada grupo na primeira fase terão a vantagem de jogar em casa nas eliminatórias até a final, que será disputada em campo neutro, e neste ano, será realizada no Estádio do Maracanã, assim como foi em 2020.
O jogo para o Palmeiras não foi nada fácil, apesar do placar elástico. Na realidade, o primeiro tempo do Alviverde no Allianz Parque foi catastrófico. Errando muitos passes, e sem agressividade na marcação, o time palmeirense foi presa fácil ao Barcelona de Guayaquil, que abriu 2 x 0, com dois gols marcados pelo atacante argentino Francisco Fydriszewski, aos 33′ e aos 38′ da primeira etapa. Porém, no segundo tempo, o time palmeirense foi outro, jogou completamente diferente, mais concentrado e incisivo no ataque, conseguindo uma vitória importante, e contundente. Os gols do Verdão foram marcados por Gustavo Gómez, Piquerez, Artur e Endrick. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Abel Ferreira conseguiu sua 2ª vitória consecutiva na temporada, e segue em frente para vencer tudo o que disputar em 2023.
Além da boa partida coletiva, algumas peças do time do Palmeiras também tiveram destaque individual, casos de Artur, Piquerez, Gómez e o maior deles Raphael Veiga, que desfilou um futebol de alto nível e alcançou uma marca estupenda neste ano. Com o desempenho diante do Barcelona de Guayaquil, o meia palmeirense chegou à 100 participações em gols pelo Verdão. Ao longo de 231 jogos com a camisa Alviverde, Veiga marcou 74 gols, deu 26 assistências. Além disso, o craque do Verdão deu 297 passes decisivos, 335 chutes, sendo 174 em direção ao gol, com incríveis 68% de aproveitamento de chances claras, nove títulos, 143 minutos para participar de um gol, ou seja, cerca de dois jogos em média para marcar ou dar uma assistência, e nota média de 7,10 conforme dados do site de estatísticas esportivas Sofascore.
🔎 Raphael Veiga chegou em 100 participações em gols pelo @Palmeiras! 🔥🔥
⚔️231 jogos (174 titular)
⚽️74 gols
🅰️26 assistências
⏰143 mins p/ participar
🔑297 passes decisivos
👟335 chutes (174 no gol)
✅68% conversão de chances claras (!)
🏆9 títulos
💯Nota Sofascore 7.10 pic.twitter.com/K7hjaeCzKm— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 8, 2023
Aproveitamento do Palmeiras em 2023 é extremamente positivo em 2023
O Palmeiras disputou 35 jogos em 2023. Venceu 23, empatou nove e perdeu apenas três. Dos 105 pontos que disputou, conquistou 78, com um incrível aproveitamento de 74%. Mantendo esta média, fatalmente o torcedor palmeirense vai comemorar mais títulos nesta temporada. Os comandados de Abel Ferreira já conquistaram a Super Copa do Brasil, batendo o Flamengo por 4 x 3, e venceu o Campeonato Paulista, em final inédita contra o time do Água Santa. Uma curiosidade é que as três derrotas do time este ano foram em competições diferentes. O primeiro revés veio no primeiro jogo da final do estadual, quando perdeu por 2 x 1 para o Netuno, o segundo veio logo na sequência, quando perdeu por 3 x 1 para o Bolívar na estreia da Libertadores, e mais recentemente, o Verdão perdeu para o time do Fortaleza, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, por 1 x 0, mas passou de fase, pois na ida venceu por 3 x 0, em São Paulo.
Embalado pela grande vitória e classificação para as oitavas de final da Libertadores, o Palmeiras se prepara para o clássico diante do São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Na vice-liderança da competição com 19 pontos, o Alviverde pode ascender à ponta da tabela caso vença o Tricolor Paulista e o Botafogo tropece. O clássico paulista acontece neste domingo (11), às 16h no Estádio do Morumbi.