Grêmio x Caxias – Resultado, destaques e reação

Em uma Arena lotada com 50 mil torcedores, o Grêmio superou o Caxias, por 1 x 0, com gol de Luís Suárez e conquistou o hexacampeonato do Campeonato Gaúcho neste sábado (8). O Imortal chegou ao 42º título estadual.

Assista aos melhores momentos de Grêmio x Caxias

https://www.youtube.com/watch?v=FB16rEY6ssw

1º tempo: donos da casa acumulam chances, mas não abrem o placar

O Caxias começou com uma postura agressiva, pressionando o Grêmio. Mas conforme o Imortal ficou mais com a bola, acalmou o adversário. Porém, a partida ficou picotada, com muitas paradas. Com 12 minutos, Reinaldo sentiu o joelho e foi substituído por Diego Barbosa.

A primeira chance da partida aconteceu aos 17′, quando o volante Marlon deu um presente para Vina, que serviu Luís Suárez. O uruguaio ajeitou e bateu rasteiro, na trave de Bruno. Na sequência, o centroavante do Grêmio foi o garçom, ao ganhar a disputa com Dirceu e tocar para Bitello na área. O jovem tentou cruzar, mas a defesa bloqueou.

A pressão do Tricolor seguiu e em bela troca de passes, Bitello recebeu na área e tocou para Mathías Villasanti, que na marca do pênalti bateu para fora. Em outra linda jogada por dentro, o Grêmio chegou com Felipe Carballo, que dentro da área chutou e exigiu boa defesa de Bruno Ferreira.

Após as chances perdidas, os donos da casa baixaram a intensidade e pouco criaram após isso. O Caxias fez não existiu ofensivamente, mas lutou nos 45 minutos iniciais.

2º tempo: Suárez sofre pênalti e decide final

Mais equilibrado nos minutos iniciais, os torcedores finalmente viram o Caxias sair para o jogo. Com mais presença no ataque, os visitantes começaram a arriscar de longe para assustar o Imortal. Jean Dias fez bela tabela e bateu da entrada da área, Adriel teve que intervir pela primeira vez.

Como resposta, o Grêmio encaixou uma bela trama de passes por dentro da defesa do Caxias, e Vina bateu colocado, para fora. Mas durante a jogada, Suárez foi puxado na área, e o árbitro marcou a penalidade com auxílio do VAR. O próprio uruguaio foi para cobrança, superou Bruno e balançou as redes, chegando ao 11º gol na temporada.

A resposta perigosa do Caxias veio aos 26′, quando Marcelo Ferreira bateu falta fechada, Fernando Fonseca desviou, e Adriel teve reflexo para espalmar. Na sobra dentro da área, Marlon bateu por cima do gol.

No restante dos minutos, a partida seguiu um ritmo de poucas oportunidades, com o mandante com mais posse. O Caxias até teve nove minutos de acréscimos para tentar, mas não conseguiu igualar a decisão.

O Tricolor até ampliou, aos 52′, quando Suárez recebeu em contra-ataque pela direita e tocou para Lucas Silva balançar as redes. Mas o VAR chamou o árbitro para checar uma falta no início do lance, que aconteceu. Ainda teria tempo de briga, com Vinícius Hespanhol e Diogo Barbosa expulsos.

Hexacampeão, o Grêmio busca nos próximos anos do recorde de oito títulos consecutivos do seu rival Internacional entre 1969 e 1976.

https://twitter.com/Gremio/status/1644815763356758016

Grêmio x Caxias – E agora?

O Imortal agora joga pela 3ª fase da Copa do Brasil contra o ABC, em Natal, na próxima quinta-feira (13). Depois, no domingo (16), duela com o Santos, em casa, na estreia do Brasileirão 2023. O time da serra gaúcha só retorna a campo em 6 de maio. Pela Série C do Brasileirão, o Caxias visita o Independente FSJ, no Paraná.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.