Fluminense é favorito para vencer o Cruzeiro na Copa do Brasil?

Fluminense e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (23), no Maracanã, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Aliás, essa é a terceira vez que as equipes vão duelar por vaga na próxima fase da competição. Assim sendo, a primeira foi em 2006, com o Tricolor levando a melhor. Ao passo que a segunda foi em 2019. A saber, a Raposa ficou com a vaga após vencer nos pênaltis.

Situação do Fluminense

Com 18 pontos, o Fluminense é o sexto colocado no Campeonato Brasileiro. Apesar de estar na briga pelo G4, o Tricolor não vem tendo uma regularidade na competição. Já que são cinco vitórias, cinco derrotas e três empates. Inclusive, três reveses foram no Maracanã, diante de sua torcida.

Assim, o momento atual contrasta com o início da temporada, quando o Fluminense engatou 12 vitórias seguidas. A saber, desses, foram nove jogos pelo Campeonato Estadual, que, inclusive, foi conquistado pelo próprio Tricolor. Ao passo que os outros três foram pelas primeiras fases da Libertadores.

Aliás, a primeira vez que o trabalho feito no Fluminense foi questionado foi na eliminação na Libertadores, antes mesmo da fase de grupos. Já que, após vencer o Olimpia, por 3 x 1, o Tricolor perdeu na volta, por 2 x 0. Assim, foi eliminado nos pênaltis.

Dessa maneira, o Fluminense teve, como prêmio de consolação, vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana. No entanto, com alguns tropeços, sendo um deles em casa, o Tricolor terminou em segundo lugar e foi eliminado também. Já que apenas o primeiro colocado avançou para as oitavas de final da competição.

Por fim, com as eliminações precoces nas competições continentais, o Fluminense divide suas atenções entre o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Aliás, na segunda competição, que o Tricolor tem um título, conquistado em 2007, a equipe carioca vem sendo eliminada antes do planejado. Assim sendo, a última vez que chegou à semifinal foi em 2015. Mas foi eliminado pelo Palmeiras, nos pênaltis.

Situação do Cruzeiro

O Cruzeiro é líder na Série B do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. Aliás, venceu 10 dos 13 jogos disputados até então. A passo que teve um empate e duas derrotas. Assim, após estrear na competição com revés, diante do Bahia, a Raposa engatou série invicta, com nove vitórias e um empate. Contudo, a derrota para o Vasco quebrou essa sequência. Mas não retirou a equipe da ponta da tabela.

Assim, o Cruzeiro vem fazendo sua melhor campanha, desde quando caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2019. Já que, em 2020, a equipe celeste terminou a competição em 11º lugar. Ao passo que, no ano seguinte, encerrou a campanha na 14ª posição.

Aliás, a campanha deste ano é tão superior à do ano passado que, em 13 jogos, o Cruzeiro já tem o mesmo número de vitórias que teve em 2021. Além disso, vale lembrar que retornar à elite do futebol brasileiro é o maior objetivo dos mineiros. Que, inclusive, são os maiores campeões da Copa do Brasil, com seis títulos conquistados, sendo os últimos em 2017 e 2018.

Fluminense é o favorito para avançar na Copa do Brasil

Por fim, o Fluminense entra em campo com o favoritismo. Visto que, além de ter um elenco montado pensando na principal competição continental, a Libertadores, fez bons jogos contra equipes que brigam pelo título brasileiro, como Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG. Ao passo que, como dito anteriormente, o Cruzeiro tem como foco o retorno à Série A, com atletas escolhidos a fim de conquistar esse objetivo.

Foto destaque: Lucas Merçon / Fluminense FC

Jéssica Albuquerque
Formada em Letras, pela UFRJ, e em Jornalismo, pela FACHA. Amo ler, escrever e futebol. No jornalismo esportivo pude unir os três.

Deixe um comentário