Na tarde de segunda-feira (13), a FPF divulgou a tabela da Copa São Paulo de Futebol Junior. A saber, o campeonato volta a ser disputado após um ano de pausa devido a Covid-19. Assim, o Flamengo é conhecido por ter uma ótima base, de onde sai diversos jogadores com futuro promissor. Sendo assim, confira o top 5 revelações do Mengão na Copinha.

Djalminha

Revelado nas categorias de base do clube, Djalminha fez parte do plantel intitulado como o melhor time de todos os tempos da Copa São Paulo de futebol Júnior em 1990, onde foi campeão do torneio.

Então, o atleta subiu para o profissional ainda em 1989 mas, voltou para a base na disputa do campeonato. Assim, foi campeão brasileiro com o time em 1992 junto com outros jogadores do plantel de 1990.

Sendo assim, rodou por diversos times brasileiro e do mundo, como Guarani, Shimizu S-Pulse do Japão, Palmeiras e Deportivo La Coruña da Espanha. Assim, no clube espanhol apresentou seu melhor futebol e foi aonde ficou por mais tempo, entre 1997 a 2004.

Então, fez parte da Seleção Brasileira vice-campeã do mundo em 1998 na França e continuou sendo convocado até próximo da copa de 2002. Porém, não foi chamado devido a uma lesão, que o deixou de fora da lista de convocados.

Por fim, ainda no ano de 2004 teve uma rápida passagem por empréstimo no Austria Viena. Então, retornou ao Lã Coruña no mesmo ano. Mas, foi emprestado novamente, dessa vez para o América do México, onde decidiu por encerrar a sua carreira no ano de 2005.

Por fim, os principais títulos da carreira de Djalminha são, a Copa São Paulo de Futebol Junior de 1990, Copa do Brasil 1990, Campeonato Brasileiro 1992, Copa América 1997, La Liga 1999/2000, Supercopa da Espanha 2000 e 2002 e Copa do Rei 2002.

Djalminha o terceiro agachado da direita para a esquerda nas categorias de base do Flamengo em 1985

Júnior Baiano

Inicialmente, Junior Baiano também fez parte do plantel do Fla campeão da Copa São Paulo de futebol Júnior de 1990. Assim, o jogador subiu para o profissional do clube e jogou por três anos. Então, em 1994 foi para o São Paulo, onde de lá foi para o Werder Bremen da Alemanha em 95.

Porém, voltou ao Flamengo em 1996 mas, logo foi vendido para o Palmeiras, onde jogou por dois anos e conquistou uma Copa Libertadores da América de 1999 e ainda chegou a marcar cinco gols na competição.

Sendo assim, desde 1992, o jogador vinha sendo convocado para a Seleção Brasileira e foi convocado para a Copa de 1998, onde foi vice campeão do mundo. Sendo assim, o atleta se consolidou e rodou por vários times do Brasil, como o Vasco, quando foi campeão brasileiro e da Copa Mercosul.

Por fim, foi para o Shanghai Shenhua da China em 2001, foi emprestado ao Internacional em 2002, retornou ao Fla em 2004 mas, foi para o América-RJ em 2007, passou por Brasiliense, Volta Redonda, Macapá e encerrou sua carreira no Miami FC dos Estados Unidos.

revelações do Flamengo na copinha
Júnior Baiano no começo de carreira no Flamengo

César Bernardo

A saber, César foi campeão da Copinha com Flamengo em 2011. Assim, o goleiro foi um dos destaques do time devido as boas atuações durante a competição, principalmente na final.

Então, ajudou o Fla a conquistar o bi campeonato 21 anos depois. Sendo assim, logo após subiu para equipe principal, sendo pouco aproveitado. Porém,  fez parte do elenco que conquistou a Copa do Brasil do mesmo ano.

Decerto, chegou a ser titular em 2015, fazendo boas atuações em alguns jogos. Porém, com a chegada de Alex Muralha em 2016, perdeu seu espaço. Então, foi para emprestado para a Ponte Preta e para a Ferroviária em 2017.

Mas, ainda em 2017 ajudou o Fla na Copa Sul-Americana após muitos problemas do clube em relação a atuações dos goleiros. Assim, nas semifinais foi titular e até defendeu um pênalti. Entretanto, o Rubro-negro não conseguiu conquistar o titulo.

Por fim, César segue no Flamengo, participou de muitos jogos em 2019 quando era segundo goleiro e foi campeão da Libertadores, do Brasileiro e Carioca do mesmo ano.

Mas, devido a várias lesões perdeu muito espaço e atualmente é o quarto goleiro. Porém, sempre tem o nome sondado em diversos clubes do pais.

Top 5 revelações do Flamengo na copinha
César em um dos treinamentos do clube

Vinicius Junior

Considerado uma das vendas mais caras do clube, Vinicius Junior disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2017.

Então, o jogador na época já era considerado a maior joia da base do clube que vinha tentando aos poucos incluir o jogador no profissional.

Sendo assim, no mesmo ano, foi efetivado para o plantel principal. Assim, ajudou o Rubro-Negro a chegar a final da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, aonde na maioria dos jogos saiu do banco. Mas, perdeu as duas finais.

Porém, ainda 2017 foi vendido por 45 milhões de euros para o Real Madrid. Assim, Vini foi para a equipe espanhola em julho de 2018 e hoje é o camisa 20 na equipe dos Gálaticos.

Sendo assim, o atleta é titular absoluto da posição e é muito querido pela torcida madridista. Além disso, é um nome constante nas lista do técnico Tite na Seleção Brasileira e deve estar na convocação final para a Copa do Mundo de 2022.

Vinicius Junior comemorando gol vestindo a camisa do Flamengo

Lucas Paquetá

A princípio, Lucas Paquetá foi Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016. Assim, o atleta fez parte de um plantel cheio de jogadores que vieram a se profissionalizar no Fla e em outros clubes pelo país.

Então, em 2016 participou de poucas partidas do time profissional. Porém, foi em 2017 que viria a assumir a titularidade em algumas partidas, ajudando o Fla a chegar as finais da Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, marcando em ambas as finais da competição.

Entretanto, não conseguiu trazer o título, mas mostrou ao mundo o craque que poderia virar. A saber, em 2018 assumiu a camisa 11 que usava na base e fez ótimas atuações em diversos jogos. Então, chamou a atenção do Milan, que veio atrás do atleta e comprou por mais de 30 milhões de euros.

Porém, em 2019, quando chegou na Itália, não apresentou um bom futebol. Entretanto, seguiu sendo chamado pela Seleção Brasileira, onde foi campeão da Copa América em 2019.

Por fim, em 2020 foi vendido para o Lyon e voltou a jogar bem, onde é titular absoluto tanto do clube quanto do selecionado nacional e deve ser um dos nomes na lista do técnico Tite para a Copa do Mundo de 2022.

top 5 revelações do Flamengo na Copinha
Lucas Paquetá comemora gol com a camisa do Flamengo

Foto Destaque: Divulgação/Staff Images/Flamengo

Gilvan Alves
Sou Gilvan Alves, tenho 22 anos, estudante de jornalismo, e desde pequeno apaixonado por futebol Brasileiro e europeu.