Hoje a Coluna Parabéns ao Craque homenageia Felipe Melo. O jogador, que atualmente veste a camisa do Palmeiras, sempre foi sinônimo de raça e irreverência. Acumula em sua carreira uma brilhante passagem pela Europa e participação no elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. Ademais, o defensor é conhecido por suas chegadas duras no adversário, mas também pelas sua excepcionais roubadas de bola e sua grandiosa precisão nos passes de longa distância.
https://www.instagram.com/p/B8pT658Hek4/
INICIO DE CARREIRA
Felipe Melo de Carvalho nasceu em 26 de junho de 1983, na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Ainda criança, Felipe ingressou nas categorias de base do Volta Redonda e ficou no clube até surgir a oportunidade de começar sua carreira de jogador profissional no Flamengo. Dessa maneira, o atleta chegou na Gávea em 2001, onde permaneceu até 2003. O volante disputou 71 partidas, tendo guardado 11 bolas na rede. Além disso, pela equipe rubro-negra, o atleta conquistou o Campeonato Carioca e a Copa dos Campeões.
TRAJETÓRIA NO BRASIL
Em 2003, Felipe Melo foi vendido ao Cruzeiro. Vestindo a camisa celeste, o jogador ganhou diversos títulos. Afinal, naquela temporada a Raposa conquistou a Tríplice Coroa, sendo campeão da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e do Campeonato Mineiro. Sendo assim, participou dessa incrível campanha do clube comandado por Vanderlei Luxemburgo. Felipe fez 44 jogos e marcou três gols.
O volante já começava a despontar que seria um grande jogador. Logo em 2004, ele se transferiu para o Grêmio. No entanto, sua passagem pelo Sul é para ser esquecida. Com a crise cada vez maior se instalando no clube o era rebaixamento inevitável. O rendimento de Felipe foi péssimo, assim como o restante dos jogadores. Dessa maneira, o atleta foi dispensado. Pela equipe gaúcha participou de 21 jogos e fez dois gols.
ASCENSÃO NA EUROPA
Felipe Melo chega na Europa no inicio de 2005. Assim, o jogador se iniciava uma longa trajetória do jogador pelo Velho Continente. O volante desembarcou na Espanha, a princípio para vestir a camisa do Mallorca, porém Felipe ainda jogou por Racing Santander e Alméria. Foram três jogando no Campeonato Espanhol.
FIORENTINA
A carreira de Felipe mudou quando o jogador teve a grande oportunidade de jogar em um clube de maior expressão no continente europeu. Em meados de 2008, o volante foi contratado pela Fiorentina, da Itália. Jogando pela La Viola, Felipe se destacou e demonstrou um ótimo desempenho dentro de campo. Mas, logo em 2009, Felipe Melo renovou com a Fiorentina inserindo uma cláusula de rescisão em seu contrato. Uma prova de que o defensor iria continuar por mais algumas temporadas à serviço da Viola.
Entretanto, a Juventus pagou uma multa rescisória no valor de 25 milhões de euros, equivalente a 70 milhões de reais, tornando-se um dos jogadores brasileiros mais caros da história. Embora tenha sido uma saída não muito agradável, o jogador ainda tem um imenso carinho pelo torcedor do clube. Ele fez 40 jogos e marcou dois gols.
JUVENTUS
Felipe Melo chega em Turim com grandes expectativas. Porém, seu inicio na Juventus não foi muito bom. Apesar de viver altos e baixos no clube, já em seu jogo de estreia Felipe marcou seu primeiro gol com a camisa da Juve, em vitória de 3 x 1 sobre a Roma. Mas, em uma partida contra a Inter de Milão, o jogador foi expulso por dar um cotovelada no jogador adversário Mario Balotelli. Após boas atuações e alguns incidentes dentro de campo, o clube italiano decidiu emprestar o atleta. Dessa maneira, pela Velha Senhora foram 78 partidas e quatro gols marcados.
GALATASARAY: SURGE O PITBULL
Em 2011, Felipe Melo é mais um dos brasileiros que chega para jogar na Turquia. O jogador novamente se apresentou no Galatasaray com grandes expetativas. Desta vez ele supriu todas dentro de campo. Logo após estrear na equipe, o volante despontou a marcar gols, sendo 12 marcados em 36 jogos pelo Campeonato Turco. Além disso, ele foi atribuído ao apelido de Pitbull pelos torcedores da equipe por causa de seu estilo de jogo cheio de raça e liderança.
O meia chegou até jogar de goleiro. Isso aconteceu na temporada 2012-13. Depois da expulsão do goleiro Muslera, que cometeu um pênalti aos 44 minutos do segundo tempo, Felipe Melo foi para a meta substituir o uruguaio e acabou bem-sucedido, ao defender a cobrança, que daria ao Elazığspor o empate. Dessa maneira, o Galatasaray saiu vitorioso da partida. Após esse grandioso feito, o clube lançou uma camisa de goleiro personalizada para o volante. Sendo assim, o Pitbull se tornou ídolo do clube turco. Ele conquistou por três vezes o Campeonato Turco, a Supercopa da Turquia e foi bicampeão da Copa da Turquia.
https://www.instagram.com/p/BwMot3shXX8/?igshid=1iqcl2gfdv9rs
INTER DE MILÃO
Felipe Melo se transferiu para Inter de Milão em 2011. O volante teve uma passagem sem grandes atuações pelo time. Sendo assim, o jogador disputou 38 partidas e marcou apenas um gol.
PALMEIRAS: A VOLTA AO BRASIL
Em 2017, quando muitos não esperavam, o volante rescindiu seu contrato com a Inter para assinar com o Palmeiras. No entanto, sua primeira temporada pelo Verdão foi repleta de polêmicas, e o atleta chegou ser afastado da equipe pelo então treinador Cuca. Mas, após um tempo o jogador foi reintegrado ao elenco e, assim, começou a desempenhar um bom futebol. Desse modo, pelo Palmeiras o jogador recentemente foi homenageado por completar 150 partidas pelo clube. Além disso, o Pitbull participou do elenco campeão do Campeonato Brasileiro de 2018.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Felipe Melo defendeu a Seleção Brasileira durante toda Era Dunga. O volante sempre teve boas atuações com a Amarelinha, mas foi questionado sobre sua convocação para Copa do Mundo de 2010, devido sua má fase pela Juventus. Assim, o volante foi convocado e escalado para todos os jogos do Brasil naquela Copa e estava sendo um jogador para a Seleção até as quartas de final.
Nessa fase da competição, o Brasil enfrentou a Holanda. Felipe teve uma participação importante ao dar um brilhante passe para Robinho abrir o placar. Mas, após duas falhas do goleiro Julio Cesar e Felipe Melo ser expulso após pisar no jogador holandês, a Seleção acabou sendo eliminada. Então, o atleta teve sua imagem manchada e nunca mais foi convocado. No entanto, o jogador participou do time campeão da Copa das Confederações de 2009.
Foto Destaque: Reprodução/ColunadoFla.com


