Felipão é apontado como alvo do Bahia (Foto: Reprodução/GettyImages)

A derrota para o Flamengo nesta quarta-feira (2), pelo Campeonato Brasileiro, foi a gota d'água para Roger Machado como treinador do Tricolor Baiano. Sendo assim, o gaúcho foi demitido logo ao fim da partida. Como já é de costume, os rumores sobre quem será o novo técnico já estão a todo vapor. De acordo com o jornalista Andrei Kampff, do DAZN, a diretoria do Bahia teria entrado em contato com Felipão para assumir o comando técnico.

Nesse sentido, o Bahia e Felipão teriam trocado ligações e mensagens de texto, segundo o jornalista. O que leva o nome do técnico pentacampeão pela seleção brasileira como o possível novo comandante tricolor. Desempregado, Luiz Felipe Scolari está sem clube desde a demissão do Palmeiras em 2019. Apesar dos rumores, em entrevista ao programa ‘Globo Esporte-BA', Guilherme Bellintani, presidente do Esquadrão, não citou nomes, apenas afirmou ter conversas avançadas com dois treinadores: um brasileiro e um estrangeiro.

OPÇÕES ESCASSAS

Sobre o técnico estrangeiro, Bellintani disse que embora tenham conversado e a proposta agradado, a questão da covid-19 no Brasil pode ser um empecilho para a vinda dele. Além disso, negou se tratar de Gabriel Heinze ou Diego Aguirre. Dessa forma, a contratação de um treinador brasileiro é a mais provável, de acordo com dirigente. Logo, ao que tudo indica, Felipão é o nome principal no radar do Bahia. O presidente também comentou sobre a atual situação do mercado.

O mercado de treinadores brasileiro está em migração de uma geração para outra. Enquanto uma geração mais velha, mais vencedora, está, de certa forma, saindo. Como em todo mercado, a geração mais jovem ainda não tem a bagagem de títulos e conquistas suficientes para, de certa forma, garantir um trabalho. Esse momento do mercado nos dificulta, mas, ao mesmo tempo, temos nossos focos, que a gente entende que podem atuar no Bahia neste momento com o elenco que a gente tem. Isso independe um pouco de ser um treinador mais velho, mais jovem. O que a gente busca mesmo é, diante do elenco que nós temos, um perfil de jogo. E as alternativas que nós temos no mercado. Com base nisso, a gente vai fazer nossa escolha“, disse o presidente tricolor.

CARREIRA DE FELIPÃO

Luiz Felipe Scolari trabalhou somente uma vez em um clube do Nordeste, o CSA, ainda no início da carreira como treinador. No entanto, suas passagens de maior destaque foram no Palmeiras, entre 1997 e 2000, de 2010 a 2012 e 2018 a 2019. Pelo Alviverde, conquistou Libertadores (1999), Copa do Brasil (1998 e 2012), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000) e Campeonato Brasileiro (2018). Ademais, no Grêmio também levantou taças do Brasileirão (1996), Libertadores (1995) e Copa do Brasil (1994). Porém seu título mais importante foi o pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002. Fora esses, o técnico também somou troféus no Guangzhou Evergrande, da China, e tem passagem pelo Chelsea.

Foto destaque: Reprodução/GettyImages

Avatar
Ayana Santana
Uma baiana de 19 anos, estudante de jornalismo no Centro Universitário Jorge Amado, amante do futebol e do Esporte Clube Bahia. Encontrou no jornalismo a junção de duas paixões: a escrita e o esporte.

Artigos Relacionados