A derrota para o Flamengo nesta quarta-feira (2), pelo Campeonato Brasileiro, foi a gota d'água para Roger Machado como treinador do Tricolor Baiano. Sendo assim, o gaúcho foi demitido logo ao fim da partida. Como já é de costume, os rumores sobre quem será o novo técnico já estão a todo vapor. De acordo com o jornalista Andrei Kampff, do DAZN, a diretoria do Bahia teria entrado em contato com Felipão para assumir o comando técnico.
Nesse sentido, o Bahia e Felipão teriam trocado ligações e mensagens de texto, segundo o jornalista. O que leva o nome do técnico pentacampeão pela seleção brasileira como o possível novo comandante tricolor. Desempregado, Luiz Felipe Scolari está sem clube desde a demissão do Palmeiras em 2019. Apesar dos rumores, em entrevista ao programa ‘Globo Esporte-BA', Guilherme Bellintani, presidente do Esquadrão, não citou nomes, apenas afirmou ter conversas avançadas com dois treinadores: um brasileiro e um estrangeiro.
3 ligações, 10 trocas de mensagens e uma conversa por SMS depois: caminho viável para Felipão ir para o Bahia. Uma das frases que ouvi: “Felipão tem um carinho muito grande pelo NE, e sempre gostou de trabalhar lá”. Outra: “Bahia busca técnico vencedor, e que dê resposta rápida”.
— Andrei Kampff (@AndreiKampff) September 3, 2020
OPÇÕES ESCASSAS
Sobre o técnico estrangeiro, Bellintani disse que embora tenham conversado e a proposta agradado, a questão da covid-19 no Brasil pode ser um empecilho para a vinda dele. Além disso, negou se tratar de Gabriel Heinze ou Diego Aguirre. Dessa forma, a contratação de um treinador brasileiro é a mais provável, de acordo com dirigente. Logo, ao que tudo indica, Felipão é o nome principal no radar do Bahia. O presidente também comentou sobre a atual situação do mercado.
“O mercado de treinadores brasileiro está em migração de uma geração para outra. Enquanto uma geração mais velha, mais vencedora, está, de certa forma, saindo. Como em todo mercado, a geração mais jovem ainda não tem a bagagem de títulos e conquistas suficientes para, de certa forma, garantir um trabalho. Esse momento do mercado nos dificulta, mas, ao mesmo tempo, temos nossos focos, que a gente entende que podem atuar no Bahia neste momento com o elenco que a gente tem. Isso independe um pouco de ser um treinador mais velho, mais jovem. O que a gente busca mesmo é, diante do elenco que nós temos, um perfil de jogo. E as alternativas que nós temos no mercado. Com base nisso, a gente vai fazer nossa escolha“, disse o presidente tricolor.
CARREIRA DE FELIPÃO
Luiz Felipe Scolari trabalhou somente uma vez em um clube do Nordeste, o CSA, ainda no início da carreira como treinador. No entanto, suas passagens de maior destaque foram no Palmeiras, entre 1997 e 2000, de 2010 a 2012 e 2018 a 2019. Pelo Alviverde, conquistou Libertadores (1999), Copa do Brasil (1998 e 2012), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000) e Campeonato Brasileiro (2018). Ademais, no Grêmio também levantou taças do Brasileirão (1996), Libertadores (1995) e Copa do Brasil (1994). Porém seu título mais importante foi o pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002. Fora esses, o técnico também somou troféus no Guangzhou Evergrande, da China, e tem passagem pelo Chelsea.
Foto destaque: Reprodução/GettyImages