O que seria do futebol sem os grandes jogadores que são favoritos a craque? Os responsáveis pelo torcedor suspirar e maravilhar até os rivais. Motivo de ida aos estádios ou por parar 90 minutos em frente a uma televisão, os craques dão o combustível ao esporte. No Brasil isso não é diferente, por conta disso, a equipe do Futebol na Veia reuniu os favoritos a craque do Brasileirão Série A 2023.
Índice
Veja quem são os favoritos a craque no Brasileirão Série A 2023
Pedro (Flamengo)
Vice-artilheiro em 2022 com 29 gols, Pedro enfim encontrou seu espaço no Flamengo. O centroavante chegou em 2020 e nos dois primeiros anos teve que disputar posição com Gabigol, somando apenas 49 jogos como titular nas duas temporadas.
No ano passado, Pedro, sob comando de Dorival Júnior, encontrou seu lugar ao lado de Gabigol e com a ausência de Bruno Henrique, por lesão. Juntos, a dupla marcou 58 gols em 2022 e levaram a Copa do Brasil e a Libertadores. O desempenho e característica de Pedro o levou a Copa do Mundo do Catar, onde atuou duas vezes sem balançar as redes.
Em 2023, o novo camisa nove já é o artilheiro do Flamengo com 26 gols entre Carioca, Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Copa do Brasil e Brasileirão. O jogador é um dos favoritos a craque do Brasileirão.
Luís Suárez (Grêmio)
Quem diria que o futebol brasileiro contaria com o quinto maior artilheiro em atividade no futebol mundial. Luís Suárez é autor de 539 gols nos clubes Nacional, do Uruguai, Groeningen, da Holanda, Liverpool, da Inglaterra, Barcelona e Atlético de Madrid, ambos da Espanha, e o mais recente, o imortal Grêmio.
Na carreira, Suárez já foi artilheiro de três campeonatos nacionais: Holandês, com 35 gols em 2009/10, Inglês, com 31 em 2013/14, na época um recorde no formato com 20 equipes, e do Espanhol, com 40.
Nessa temporada são 16 bolas nas redes para o uruguaio em 24 partidas do Tricolor Gaúcho, além de oito assistências. Apesar de veterano aos 36 anos, o uruguaio mostrou a que veio até aqui.
Vale destacar que levando em consideração que dos últimos 10 craques do Brasileirão, nove foram de equipes campeãs, Suárez terá um desafio maior para conseguir o prêmio, visto que o Grêmio não é considerado um dos times favoritos. O jogador é um dos favoritos a craque do Brasileirão.
Germán Cano (Fluminense)
O artilheiro do último Brasileirão de 2022 não poderia ser ausência. Germán Cano é sinônimo de gol. Foram 44 só no ano passado, sendo 26 pelo campeonato nacional.
Entre 2018 e 2022, Cano marcou 162 gols entre Independiente Medellín, da Colômbia, Vasco e Fluminense. A média nos últimos cinco anos é de 32,4 bolas nas redes.
O centroavante do Flu mantém o ritmo para 2023. Nesse ano, Cano foi campeão Carioca como artilheiro e craque da competição. São 27 gols feitos no ano. Apesar de não ter balançado muito as redes nos últimos jogos, ainda sim, Cano é um dos grandes craques da competição. O jogador é um dos favoritos a craque do Brasileirão.
Hulk (Atlético-MG)
Hulk é grande referência técnica do Atlético-MG desde sua chegada em 2021. Logo na primeira temporada, foi campeão Brasileiro, artilheiro e craque da competição. Nesse ano o Galo ainda levou a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro, muito por conta do atacante que cravou 36 gols ao longo do ano.
Entre troca de técnico, o Galo caiu de rendimento em 2022, mas Hulk seguiu desequilibrando. Foram 29 gols em 46 partidas, com o único título sendo o estadual.
Sob comando do argentino Eduardo Coudet, o desempenho do atacante continua no mesmo nível. Neste ano, são 21 bolas nas redes e cinco assistências. O jogador é um dos favoritos a craque do Brasileirão.
Raphael Veiga (Palmeiras)
Veiga busca seu primeiro prêmio de melhor jogador do Brasileirão. Campeão no ano passado, o meia conviveu com lesões e viu seu ex-companheiro Gustavo Scarpa, agora no Nottingham Forest, da Inglaterra, brilhar. Em 2023, porém, Veiga retomou sua ótima força física e foi campeão e melhor jogador do Campeonato Paulista, participando diretamente de oito gols do Palmeiras.
O meia de 27 anos é decisivo também em jogos eliminatórios, sendo o maior artilheiro em finais na história do Palmeiras com 11 tentos. Em copas, o camisa 23 conquistou a Libertadores duas vezes (2020 e 2021) e a Copa do Brasil (2020). Além de marcar gols, Raphael também costuma servir com assistências em gols no ataque Alviverde.
Atualmente o jogador tem 11 gols marcados com sete assistências, além disso, no duelo contra o Fortaleza pelo jogo de ida da Copa do Brasil, o meia marcou gol na vitória por 3 x 0 e se isolou na artilharia como maior artilheiro do Verdão no Allianz Parque, ultrapassando Dudu com 39 tentos. O jogador é um dos favoritos a craque do Brasileirão.
Tiquinho Soares (Botafogo)
Por fim, o último dos favoritos a craque, o maior nome do Brasileirão Série A 2023 até aqui: Tiquinho Soares. O atacante que detém algumas das melhores marcas da competição, desde que estreou com a camisa do Botafogo no ano passado, também é um dos destaques da edição 2023. O camisa 9 é o artilheiro do campeonato com 10 gols marcados – três a mais que o atual vice artilheiro Vitor Roque. Além disso, o Fogão está disparado na ponta e tem grandes chances de ser campeão este ano.