Fabio da Silva Moraes, você deve não conhecer este nome, mas este homem, que nasceu em Bahia de Feira, no dia 22 de abril de 1975, quebrou diversos paradigmas no futebol brasileiro. Como resultado, por ter nascido onde nasceu, ficou conhecido como Fábio Baiano. Assim, como diversos nordestinos que saem de sua cidade natal rumando ao Sudeste por uma vida melhor, o jogador tem uma história de luta, preconceito e de vitória.
Como toda criança apaixonada em ser jogador, Fabio sonhou, sonhou e em 1992, recebeu a sua primeira oportunidade. Não era em um clube modesto na Bahia, ou em algum clube do interior, era nada mais, nada menos, do que na entidade com a maior torcida do Brasil: o Flamengo.
Parece sonho mesmo né? Mas, para Fábio Baiano, por muito tempo foi um grande pesadelo. Como resultado, o jogador foi improvisado na lateral-direita, e teve sérios problemas de adaptação. O que estava prejudicando sua ascensão? Pressão? Imaturidade? Posicionamento? Não. O atleta pecava no que o brasileiro mais prezava quando alguém ousava entrar naquele retângulo grande e verde: qualidade.
Índice
FABIO BAIANO E O MAR DE CRÍTICAS
As críticas ao jogador foram implacáveis, imagina você realizar o maior sonho de sua família? Estar no clube que movimenta milhões, MILHÕES de sentimentos, mas isso e voltar como um ódio até você? Foi o que Fabio Baiano teve de lidar por muito tempo. Como resultado, quatro anos depois o jogador não aguentou, foi emprestado ao Juventude, mas não vingou.
Voltou ao seu clube tão amado, decidiu que agora era a sua vez, mas a perseguição persistiu, não era para Fabio Baiano ter boa história no Flamengo, simplesmente não era. Assim, decidiu voltar para o seu povo, suas origens, com esperança de deslanchar no Bahia. Todavia, também não conseguiu desempenhar bom papel.
DESLANCHE NO SUL
Mas Fabio Baiano achou o seu lugar, depois de oito anos sofrendo com críticas, sendo forte, tendo um psicológico invejável, e graças a sua nova posição, o meio-campo o jogador ressurgiu das cinzas. Como resultado, no Grêmio, no Sul, onde se preza por vontade, raça, disposição, o atleta viveu seu auge.
O futebol do baiano de Feira de Santana melhorou muito. Com poder de marcação, fôlego e um potente chute, o então meio-campista conseguiu deixar para trás algumas das críticas ao seu estilo de jogo.
VOLTA AO FLAMENGO
Depois de muitos anos rodando por diversos clubes no Brasil, o jogador voltou ao Flamengo, de cabeça erguida. Foi lá que ficou até 2004, e finalmente deu adeus, mas cheio de gratidão. Apesar de tudo, foi o clube que lhe deu a oportunidade de vencer paradigmas.
PARABÉNS, FABIO BAIANO!
Fábio Baiano ainda passou por Grêmio, São Caetano, Corinthians, Santos, Atlético-MG, Vasco da Gama, Ponte Preta, Paysandu, Juventude e Brasiliense. Não foi ídolo em nenhum, mas deixa saudades por sua determinação e pela garra que sempre demonstrava em campo.
Apesar de inúmeras críticas, o polivalente jamais deixou-se abalar, como todo brasileiro, sofreu, sofreu com tudo ao seu redor estando contra, mas com determinação, vontade e um belo de um chute forte, estufava as redes, e comemorava em tom de desabafo. Fabio Baiano, você é um exemplo de persistência, obrigado.
Foto Destaque: Reprodução/Gazeta Press


