O Atlético-MG vive grande fase no Campeonato Brasileiro e conseguiu se recuperar na competição, mirando agora o G4 da competição para ter uma vaga direta para a próxima Libertadores. Mas os recentes tropeços do Botafogo fizeram a distância para o líder encurtar e o torcedor começar a sonhar em entrar na briga pelo título. Questionado sobre, o goleiro Everson respondeu se ainda é possível.
O Atlético tirou 10 pontos de diferença para o Botafogo, estando hoje 12 atrás do líder do campeonato. A distância ainda é longa e há seis clubes entre eles. As chances são mínimas, mas ainda é possível. Para Everson, o importante é ir jogo a jogo e no fim entender o que dá pra fazer.
– Hoje a chance de título matematicamente é de 1%. Mas para (classificar para a) Libertadores ela foi de 7%, aumentou para 13%, depois 28%, 34% e hoje é de mais de 50%. É pensar jogo a jogo e, lá no final da competição ,a gente vê o que pode alcançar. A gente vai estar pontuando e acompanhando os adversários para ver se ainda é possível.
O 1% de chance citado por Everson é baseado nos cálculos da UFMG, que dão exatos 1,2% de possibilidade do Atlético conquistar o título. O Botafogo tem 69,7%. Restam 13 rodadas do Campeonato Brasileiro para serem disputadas e muita água para passar debaixo da ponte. Pensar em título ainda é só sonho para o atleticano, mas eles se agarram aquela máxima: “Enquanto houver 1% de chance, terei 100% de fé”.
Foco inicial é no G4
O que o Atlético e os jogadores sempre admitem é que o time briga sim por vaga para a Libertadores. O G4 é o objetivo principal, e hoje está muito mais acessível que uma briga por título. Apenas quatro pontos separam o Galo do quarto colocado. Everson entende que a Arena MRV é uma das responsáveis por isso e quer usá-la sempre para favorecer o clube nessa batalha:
– Estávamos na segunda página da tabela e hoje estamos na primeira, brigando por G4. Sabemos da crescente do time, coincidentemente depois da estreia da nossa Arena, então que a gente use isso a nosso favor.
O Atlético jogará na sua nova casa no próximo domingo (8), às 18h30, contra o lanterna Coritiba, tendo a possibilidade de vencer e entrar no G6, que também é um grupo que dá vaga para a Libertadores, mas na fase preliminar da competição, a mesma que o clube disputou nesta temporada. O Galo ainda não perdeu na Arena MRV e quer se manter invicto por lá.
– Está sendo um prazer muito grande jogar na nossa Arena. Três jogos e três vitórias, sem sofrer gols. Tenho dito que estamos escrevendo as novas páginas da Arena. São três páginas lindas e agora vamos para a quarta. Com o apoio do nosso torcedor, que está nos abraçando neste momento, nessa reta final. Com esse incentivo e essa sinergia com o torcedor, que a gente possa desempenhar um bom futebol e buscar a vitória – disse o goleiro.
🎙️ Everson projeta confronto diante do Coritiba na @ArenaMRV. pic.twitter.com/SBvrgl5N0L
— Atlético (@Atletico) October 5, 2023
Everson tem grande papel na arrancada
Everson é um dos grandes responsáveis pelo bom momento do Atlético. O goleiro só sofreu dois gols nos últimos nove jogos e tem realizado defesas de alto grau de dificuldade, mantendo a meta zerada e facilitando as vitórias atleticanas. Para ter esse desempenho, ele entende ser necessário “ter convicção no trabalho para fazer uma boa semana e nos jogos trabalhar para ser importante e minimizar os erros”, pois todos são seres humanos e podem errar.
Não só Everson vive bom momento, o sistema defensivo inteiro do Atlético está se portando muito bem e vem recebendo inúmeros elogios. Para ele, o coletivo e o trabalho de Felipão são a resposta dessa fase:
– Desde o Hulk e o Paulinho, fazendo pressão na frente. Quando não dá, abaixamos a linha e defendemos no nosso campo. Quando a bola está chegando, graças a Deus estou bem trabalhado e conseguindo dar a parcela de contribuição. Dentro desse coletivo, tem o trabalho do Felipão, que a gente sabe que é um cara que defende muito bem e vem nos ajudando muito.