Em 1899, o Albion Fotball Club uma das mais antigas e tradicionais equipes do Uruguai, inaugurava o primeiro estádio do país. Assim, o campo fica localizado na esquina 19 de abril e Adolf Berro, no Prado e teve contribuição para o desenvolvimento do futebol naquela época. Entretanto, o sonho da equipe durou pouco, apenas sete anos. Confira agora no Desclausurando o Uruguaio, mais sobre a história desse estádio.

CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO ESTÁDIO DO URUGUAI

Há 118 anos atrás, o desejo de disputar uma partida de futebol e a fanática torcida incentivaram o Albion FC a construir de forma simples e modesta o seu estádio. Assim, um campo com arquibancadas de madeira foi projetado e se tornou o centro do futebol e da vida social naquela época. Posteriormente, surgiram a equipe Nacional e a Copa do Uruguai.

Em 1900, o clube ainda teve papel fundamental na criação da Liga de Futebol da Associação do Uruguai, que posteriormente, se transformaria na Associação de Futebol do Uruguai (AUF). No ano seguinte, a agremiação promoveu a organização de uma equipe nacional uruguaia, porém sete anos depois o clube não estava nem competindo mais.

Portanto, o gramado era todo cercado e se parecia com uma caixa de madeira inspirada nos tradicionais modelos britânicos. Assim, contava com uma sala de associação e um banheiro feminino. Nos duelos mais importantes, era acrescentada uma arquibancada de madeira lateral que elevava ainda mais a capacidade total de espectadores, para cerca de 5.000 pessoas.

https://www.instagram.com/p/ByO36DpA3iA/

INAUGURAÇÃO E PRIMEIRA VITÓRIA DOS DONOS DA CASA

A inauguração aconteceu no dia 1° de abril de 1899, entre Albion e a tripulação do navio britânico HMS Basilisk. Ou seja, muita festa, discursos importantes, apresentação de uma banda militar e no final, a partida de futebol. Com gol de Lodge, os anfitriões garantiram à primeira vitória em sua casa. Por outro lado, o gramado nunca teve um nome oficial, (era conhecido como campo de Albion), mas se tornou o palco principal do futebol em Montevidéu. Além de ser um antecedente distante do Estádio Centenário.

Nesse período, o estádio recebeu alguns duelos importantes e reuniões para falar sobre o futebol. São elas:

  • Primeira reunião internacional interclubes: Belgrano Athetic Club de Buenos Aires 1 X 0 Albion – 1° de junho de 1899.
  • Primeiro jogo da Copa do Uruguai: CURCC 2 X 1 Albion – 10 de junho de 1900.
  • Primeiro amistoso não oficial da Seleção do Uruguai: duelo entre Albion, que contava com dois reforços do Nacional, e um time argentino, que venceu por 3 X 2 – 16 de maio de 1901.
  • Primeira partida oficial no país: Uruguai 0 X 6 Argentina – 20 de julho de 1902.
  • Primeira final da Copa do Uruguai, equivalente a edição de 1903: Nacional 3 X 2 CURCC – 28 de agosto de 1904.

Por outro lado, outras diversas competições foram organizadas no local pelo tribunal. Assim, um dos esportes mais praticados era o atletismo, uma vez, que o próprio clube oferecia uso gratuito aos institutos educacionais. Ou seja, o futebol havia se tornado um movimento social muito forte, até mais do que atualmente.

DA CRIAÇÃO DO ESTÁDIO A FUNDAÇÃO DE UM CLUBE RIVAL

Em 1902, liderados pelos irmãos Sardeson, nasceu o Montevideo Wanderers Football Club. Desta forma, muitos consideram que a equipe surgiu de uma costela do Albion. O motivo? Os jogadores tiveram algumas diferenças com os demais e decidiram fundar uma nova equipe. Assim, teve seu início de trabalho em um armazém e bar, localizado em frente ao tribunal.

Por fim, após a fundação do Nacional, o Los Leones entraram no ostracismo e jamais voltaram às glórias passadas. Assim, em mais de 100 anos o clube sofreu e chegou a atuar de forma amadora, além de se limitar a praticar outros esportes. Atualmente, o clube disputa a Segunda División Amateur do Uruguai, o equivalente a terceira divisão no país.

Foto destaque: Reprodução/Facebook Albion FC

Avatar
Brendo Felipe Romano
Sou Brendo Felipe Romano, tenho 23 anos e sou jornalista formado pela Unifaat-SP. Mais um apaixonado por esportes, principalmente futebol.

Artigos Relacionados