Internacional: torcedores rebatem críticas racistas à Enner Valencia após eliminação

Atacante foi alvo de xingamentos racistas após eliminação do Internacional diante do Fluminense na semifinal da Libertadores

O Internacional perdeu para o Fluminense pelo placar de 2 x 1, na noite desta quarta-feira (4), e foi eliminado da Libertadores. O time gaúcho abriu o marcador com o zagueiro Mercado, mas sofreu a virada do Tricolor Carioca, que marcou com Jhon Kennedy, e Germán Cano. Entretanto um dos personagens mais emblemáticos desta eliminatória, foi o atacante Enner Valencia

Antes mesmo de sofrer o gol de empate, o Colorado teve pelo menos duas chances claras de marcar o segundo gol, e definir a eliminatória em favor do Internacional, entretanto, Enner Valencia, principal artilheiro e contratação da temporada, acabou falhando.

Inclusive, o atacante foi alvo de ofensas racistas nas redes sociais, e recebeu diversas mensagens com cobranças em sua página no Instagram, o que foi rebatido, e criticado por internautas nesta quinta-feira.

Para muitos torcedores, Enner Valencia teve papel fundamental na classificação do Internacional para a semifinal da Libertadores, e apesar de ter falhado, não merecia ter recebido tantos xingamentos.

Torcedores saem em defesa de Enner Valencia após derrota do Internacional

A postura do torcedor do Internacional foi amplamente criticado por vários internautas, que não consideraram justa a cobrança sobre Enner Valencia, que teve participação decisiva na campanha do Colorado nesta Libertadores.

Em seis jogos disputados na competição continental, o equatoriano tem quatro gols marcados, sendo três marcados contra o Bolívar, nas quartas de final, um em La Paz, e dois no Beira-Rio.

Além disso, o atacante de 33 anos marcou um gol decisivo nas oitavas de final diante do River Plate, na Argentina, e que possibilitou que o Colorado passasse de fase na disputa de penalidades máximas.

Portanto, em 16 jogos, Enner Valencia tem quatro gols marcados, e foi peça importante do Internacional na disputa da Libertadores. O que não justificaria tais críticas, e principalmente xingamentos racistas por parte dos torcedores do Colorado.

Além do bom desempenho jogando pelo Internacional, Enner Valencia é o maior artilheiro da história da seleção do Equador, e um dos principais nomes do futebol Sul-Americano da atualidade. Em 81 jogos defendendo seu país, o centroavante marcou 40 gols.

O jogador esteve presente na última Copa do Mundo do Catar, inclusive ajudando sua equipe a se classificar para as oitavas de final do Mundial, quando foi eliminado ainda na primeira fase da competição.

Em três jogos disputados na Copa, o Equador venceu um, na estreia diante do Catar, por 2 x 0, com dois de Enner Valencia, empatou contra a Holanda, e perdeu o último jogo contra Senegal.

Internacional foca em escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Com a eliminação na Liberadores, resta ao Internacional focar seus esforços em se manter na elite do futebol brasileiro em 2024. Na 14ª colocação do Brasileirão, com 29 pontos, e a três do Z4, os comandados de Eduardo Coudét precisam virar a página da derrota para o Fluminense, e seguir em frente para não se complicar na Série A.

O próximo do jogo do Colorado na temporada será o clássico Gre-Nal número 440. O jogo acontece no Beira-Rio, neste domingo (8), às 16h (horário de Brasília). Caso não vença o Tricolor, o Internacional poderá ser ultrapassado pelo Vasco, pelo Goiás, e pelo Santos, podendo terminar a rodada dentro do Z4.

Após vencer o São Paulo por 2 x 1, há três rodadas, o time gaúcho vem de uma sequência de duas derrotas consecutivas. Na última rodada, o Inter perdeu por 2 x 0 diante do Atlético-MG, em casa.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.