Antes de mais nada, a procura do Botafogo por um novo técnico acabou. Após demitir Marcelo Chamusca, o clube carioca anunciou nesta terça-feira (20), a contratação do treinador Enderson Moreira. Assim, o técnico de 49 anos volta a trabalhar após sua demissão do Fortaleza.
O treinador chega com a missão de voltar com o Glorioso para a elite do futebol brasileiro. O time carioca é, atualmente, o 14º colocado, a 10 pontos do G4. Assim, o anuncio veio logo após a quinta partida sem vencer do clube.
https://twitter.com/Botafogo/status/1417644390340874242
O treinador já é esperado nesta quarta-feira (21), para sua apresentação e para já comandar o treino da tarde. Além disso, a diretoria do Botafogo monitorou bastante Enderson Moreira. Contudo, não era a principal escolha. Este lugar, de principal escolha da diretoria, era ocupado por Lisca, que recusou a oferta.
Carreira de Enderson Moreira
Em suma, Enderson Moreira se graduou em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Contudo, começou no meio do futebol como preparador físico do América-MG, em 1998. Como treinador, estreou apenas em 2008, no Ipatinga, que, na época, jogava a Série A.
Em 2011, foi contratado pelo Fluminense para ser auxiliar técnico permanente do clube. Entretanto, assumiu o clube como técnico três dias depois. Dirigiu o clube carioca em 13 jogos, de forma interina, até a chegada de Abel Braga.
No mesmo ano, assumiu o Goiás e conquistou a Série B daquele ano. Enderson Moreira ainda passou por Grêmio, Santos, Atlético Paranaense, retornou ao time goiano e depois ao Fluminense, América-MG(pela primeira vez como técnico), Bahia, Ceará (duas vezes), Cruzeiro, Goiás (pela terceira vez) e Fortaleza.
Em todos estes times, Enderson Moreira ficou marcado por usar sempre um estilo de jogo baseado no esquema 4-2-3-1. Assim, com linhas altas, para fazer o gol, e depois abaixa as linhas para deixar o adversário jogar e se segurar lá atrás.
Foto Destaque: Divulgação/Botafogo


