Em 2021, “Piás do Couto” compõem 32% do elenco do Coritiba  

De antemão, o Coritiba atingiu o objetivo no começo da temporada de 2021, e deu mais espaço para os atletas da base. Assim, três dos 14 “Piás do Couto” encerraram o ano como titulares da equipe na campanha do acesso à elite. 

 Logo, Guilherme Biro, Natanael e Igor Paixão terminaram a Série B em alta. Dessa forma, a inclusão da garotada no elenco profissional foi uma das promessas feitas pela diretoria eleita no final de 2020. Por isso, dos 34 atletas no atual elenco, 11 vieram da base, dando em torno de 32%. 

Melhores momentos de Ponte Preta x Coritiba

Porém, o número caiu de maio para dezembro, quando 37% do plantel era composto pelos Piás. Pois, Matheus Bueno, Luiz Henrique e Pablo Thomaz foram negociados, enquanto o goleiro Arthur acabou sendo emprestado para o CRB. Vale dizer, que antes da Série B, apenas Igor Paixão era titular depois que retornou do Londrina. Assim, o atacante se firmou no time de Morínigo e marcou 10 gols pelo Coxa, além de outras sete assistências, em 47 jogos. 

Logo, o lateral-direito Natanael superou Igor e se firmou como titular. O Piá esteve em campo 36 vezes. Já Biro levou a melhor diante de Romário e iniciou 35 jogos. Por outro lado, sete atletas não tiveram muito espaço, foram eles: Diego Monteiro, Marcio Silva, Marcão, Henrique Vermudt, Thalisson Gabriel, Biel e Luizão. 

Números de jogos da Piázada 

  • Goleiros: Arthur (2), Marcão (1) e Diego Monteiro (0) 
  • Laterais: Guilherme Biro (36) e Natanael (39) 
  • Zagueiros: Henrique Vermudt (1), Thalisson Gabriel (1) e Marcio Silva (0) 
  • Volante: Bernardo (1) 
  • Meio-campistas: Biel (4), Luiz Henrique (6) e Matheus Bueno (5) 
  • Atacantes: Igor Paixão (47), João Vitor Robinho (9), Luizão (1) e Pablo Thomaz (2) 

Por fim, em 2022, a diretoria do Verdão junto da comissão técnica vai continuar dando importância para a garotada. Mas, alguns devem ser emprestados no intuito de ganhar tempo em campo. Já os que fizeram parte do time campeão da Copa do Brasil Sub-20 podem ganhar espaço no Campeonato Paranaense. Pois, o estadual será limitado a 35 atletas por equipe, por isso, jogar apenas com a Piázada está fora de cogitação. A ideia será mesclar os jovens com os veteranos. 

A estreia do Coxa na temporada 2022 será pelo Campeonato Paranaense. Por fim, o jogo inicial acontece contra o Cianorte, no dia 22 de janeiro, no Couto Pereira. 

Foto destaque: Divulgação/Coritiba

Cristian Moraes
Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Turim ou Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte influencia às pessoas, e o mundo. Não me limito apenas a assistir, mas a consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!