Do que precisa o Independiente para se classificar?

Após a goleada de ontem do Ceará, a hoje aturdida torcida dos Diablos ficou preocupada. Dessa forma, a situação do Independiente passou a ser desesperadora. No entanto, não impossível. Antes de mais nada, o clube só pode ter diálogo com a vitória. Diga-se, nos dois jogos restantes da primeira fase. Pelo Grupo G, os Rojos enfrentam o Deportivo La Guaira amanhã, às 19h:15 (horário de Brasília). (Do que precisa o Independiente para se classificar?)

Entenda o Regulamento

Diferentemente da Copa Libertadores, apenas quem termina na 1ª colocação avança para as Oitavas. Assim, a Copa Sul-Americana abriga também os clubes que terminarem na 3ª posição de cada grupo da Copa Libertadores. Em suma, faço alusão à primeira fase do torneio.

Neste momento, o Ceará lidera o grupo do Independiente. Aliás, o Vozão venceu seus cinco confrontos até aqui. Acumulando 15 pontos. Inclusive, fazendo um saldo de 14 gols. E é aí que reside o principal problema dos Diablos. Haja vista esse ser o primeiro critério de desempate.

Ademais, o Independiente, que fará o quinto jogo amanhã, possui 9 pontos. E 7 gols de saldo. No máximo, chegará a 15 pontos. E precisa passar o Ceará nesse critério. Portanto, empatando nesse quesito, o segundo seria a quantidade total de gols. Seguido pelo número total de gols como visitante. E, persistindo a igualdade, avança quem estiver mais bem colocado no ranking da Conmebol. Logo, o Independiente.

O que deve fazer o Independiente (Do que precisa o Independiente para se classificar?)

Golear o Deportivo La Guaira por 5×0 e vencer o Ceará. Dessa forma, o Independiente passa e não dependerá de quaisquer critérios outros. Sem embargo, mesmo o La Guaira sendo fraco, o contexto é bem delicado. Se, por exemplo, o Independiente vencer por 3×0 amanhã, serão obrigados a repetir o placar contra o Ceará.

Dessa maneira, Eduardo Domínguez terá que se arriscar muito. E correr eventuais riscos. Isto é, transformar a superioridade na posse de bola em muitos gols. Porém, não é o momento de inventar, sobretudo vis-à-vis táticas. Com isso, em caso de mais um fracasso, será bem complicado manter o atual técnico.

Provável Escalação do Independiente

O clube deve ir a campo com: Sebastián Sosa; Alex Vigo, Sergio Barreto, Juan Insaurralde, Lucas Rodríguez; Domingo Blanco, Carlos Benavídez ou Gerónimo Poblete, Alan Soñora; Tomás Pozzo, Leandro Benegas e Gastón Togni ou Damián Batallini. Por fim, é hora de a torcida chorar o sangue da camisa. E, sobremaneira apaixonada, conquistar o impossível. Fazendo o clube emanar novamente.

Foto destaque: Divulgação/Independiente

Daniel Muzitano

Daniel Muzitano

Formado em Publicidade pela faculdade Estácio de Sá, pós-graduado em Letras na instituição Veiga de Almeida, contribuiu, lexicograficamente, para o E-Dicionário de Termos Literários (Portugal), é revisor do Colégio Santo Agostinho, fluente em Espanhol, e, ainda hodiernamente, revisa teses de mestrado e de doutorado, dedica-se à área de etimologia e é colunista do Futebol na Veia, possuindo conhecimento amplo na ramificação do futebol.