Campinas fica ‘na bronca’ por pouca divulgação de Guarani x Ponte Preta

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro acontece neste sábado (2), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas. O Dérbi 206 marca mais um encontro na história de Guarani e Ponte Preta, e escreve mais um capítulo na trajetória mais do que centenária desta rivalidade.

Assim que a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B se encerrou, não se falou mais em outro assunto na cidade. Guarani e Ponte Preta vão medir forças mais uma vez, em um clássico que pode se tornar um divisor de águas na competição, tanto para o Bugre, como também para a Macaca.

O duelo deste sábado, às 18h (horário de Brasília), começou muito antes da bola rolar. Anteriormente marcado para o dia 1º de setembro, às 21h30, acabou tendo sua data e horário alterado por conta da pressão da torcida bugrina nas redes sociais.

Alegando dificuldade para acompanhar o jogo no horário previamente marcado, a fanática torcida do Guarani cobrou medidas da diretoria do clube, que rapidamente entrou com o pedido de mudança, e conseguiu fazer a alteração da data, e da hora da partida junto à CBF.

Torcida campineira critica falta de divulgação do Dérbi 206

Apesar de todos os programas de rádio, em praticamente todas as estações locais e das cidades próximas darem 90% do seu tempo de programação para as informações e debates sobre o Dérbi 206, no que diz respeito à televisão, o assunto parece não estar tão badalado, o que vem incomodando a torcida.

A EPTV, canal afiliado a Rede Globo em Campinas e região, como de costume faz um apanhado geral de todos os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e dá um destaque para as partidas dos times da região.

Como faltam pouco mais de 24 horas para o jogo, os torcedores sentiram falta deste destaque na manhã desta sexta-feira, e foi às redes sociais protestar a falta de divulgação da partida, em um dos canais mais assistidos na cidade de Campinas.

Árbitra faz história e vai apitar o Dérbi 206

Édina Alves Batista continua quebrando tabus, e vai escrever mais um belo capítulo em sua trajetória profissional neste sábado. Após se tornar a primeira brasileira a apitar quatro jogos da Copa do Mundo feminina, disputada na Austrália e na Nova Zelândia este ano, a profissional de 43 anos será a primeira mulher a apitar um Dérbi Campineiro.

Será a 3ª vez que a árbitra vai apitar a um jogo do Guarani em 2023. Acostumada com jogos tensos e decisões, Édina foi a responsável pelo apito na decisão do Campeonato Paulista da Série A2, quando a Ponte Preta recebeu o Novorizontino, em Campinas, e faturou o título estadual nos pênaltis.

Ela também marcou presença na decisão da Série A1 do estadual paulista, quando Água Santa e Palmeiras jogaram na Arena Barueri, e o time de Diadema venceu o Alviverde pelo placar de 2 x 1. Na volta, o Verdão venceu por 4 x 0, em casa e se sagrou bi-campeão do Paulistão.

Por determinação do Ministério Público, o Dérbi 206 entre Guarani e Ponte Preta vai acontecer com torcida única, assim como foi no primeiro turno. Segundo informações da diretoria do Bugre, mais de nove mil ingressos já foram vendidos, e a expectativa é de que mais de 16 mil pessoas estejam presentes no Brinco de Ouro da Princesa.

Com 41 pontos e na 7ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série B, o Guarani pode encostar de vez no G4, e igualar a pontuação do 4º colocado Criciúma, para isto, basta vencer a Ponte Preta neste sábado.

O time Alviverde não conseguirá adentrar ao grupo dos quatro mais bem colocados da competição, pois tem um número de vitórias inferior ao time catarinense. Já a Macaca tem 31 pontos, e está na 14ª colocação, há cinco de distância para a zona de rebaixamento. Vencer o Dérbi neste sábado significa afastar o risco de se se aproximar do Z4, e dará um respiro maior o ambiente, que vive sob intensa pressão por conta da campanha na Série B.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.