A meia atacante Debinha chega para a sua segunda participação numa Copa do Mundo Feminina. Inserida no conjunto de atletas convocadas para compor a Seleção brasileira feminina na disputa do Mundial de 2023, a jogadora do Kansas City Current se prepara para mais uma competição internacional.
Dito isso, conheça um pouco mais sobre a atleta Debinha, convocada pela técnica Pia Sundhage. Saiba mais sobre sua biografia, seus números nas estatísticas, sua carreira e prêmios conquistados.
Índice
Debinha: biografia, estatísticas, carreira e prêmios
Nascida no interior de Minas Gerais, Débora Cristiane de Oliveira tem 31 anos. Com uma trajetória de sucesso no futebol feminino, Debinha se destacou rapidamente no cenário brasileiro; e logo rumou para o exterior. Recentemente trocou de equipe nos Estados Unidos e, claro, segue defendendo o manto da seleção Canarinho. Veja mais informações a seguir.
Biografia – Debinha
Nascida em 1991 e natural de Brazópolis, a mineira Debinha está entre as mais experientes jogadoras neste grupo que vai à Austrália e Nova Zelândia.
Aos 15 anos de idade, a jovem Débora deu início à sua trajetória no futebol feminino na equipe do Lorena. Após duas temporadas de sucesso na equipe, atuou pelo Saad, ficando na equipe também por dois anos. Ainda jogou um ano na Portuguesa e outro ano no Foz Cataratas, onde teve suas primeiras conquistas profissionais.
No ano seguinte, registrou passagem, pelo Centro Olímpico e se firmou no elenco do São Paulo, onde ficou até 2013, e de onde saiu para atuar com um contrato profissional na Europa. Com a projeção internacional, a atleta se consolidou como uma das referências no elenco da Seleção brasileira feminina.
Carreira – Debinha
Antes de sair do país, Debinha manteve uma trajetória consistente no futebol feminino brasileiro. Revelada no Lorena, a jogadora ofensiva passou por times expressivos, a exemplo do Saad, Foz Cataratas, Portuguesa e Centro Olímpico.
Em 2013, deu adeus ao futebol brasileiro e assinou com o Avaldsnes IL, da Noruega. Entre 2013 e 2015, Debinha fez temporadas brilhantes na equipe norueguesa, rendo a artilharia da temporada de 2014 na liga nacional.
No fim de 2014, Debinha é emprestada ao São José para a disputa da Libertadores Feminina. Findada a competição na América do Sul, a jogadora retorna ao futebol europeu, e cumpre seu contrato na Noruega até 2015.
Em 2016, se muda para a Super Liga Feminina Chinesa. Dito isso, Debinha assina contrato com o Dalian Quanjian, e atua por duas temporadas no futebol chinês.
Em 2017, se muda para os Estados Unidos, onde passa a defender o North Carolina Courage. Uma das melhores jogadoras da liga estadunidense, Debinha atua pelo Courage por seis temporadas, e se despede da equipe no final de 2022.
No início de 2023, a atacante assina com uma nova equipe, ainda nos Estados Unidos: é o mais novo reforço do Kansas City Current para a disputa da liga nacional.
Estatísticas – Debinha
Na sua passagem pelas equipes da Lorena, Saad, Foz Cataratas, Portuguesa e Centro Olímpico, a atacante Debinha garantiu números excelentes, que abriram portas para a jogadora em equipes de fora do país.
A partir da chegada no Avaldsnes IL, os números de Debinha começam a saltar aos olhos: na equipe norueguesa, a jogadora atuou em 40 jogos, marcando 26 gols nas três temporadas que jogou no clube.
Na chegada ao futebol chinês, Debinha fez uma temporada de muito sucesso, ajudando a equipe a conquistar a liga nacional.
Em 2017, Debinha chegou ao futebol dos Estados Unidos. Vestindo a camisa do North Carolina Courage, a jogadora atuou em 128 partidas, marcou 51 gols e deu 20 assistências, entre as temporadas de 2017 e 2022.
No início de 2023, Debinha chegou à equipe do Kansas City Current. Nesta temporada, a jogadora foi a campo em 15 partidas, marcou nove gols e deu uma assistência.
Pela equipe principal da Seleção Brasileira feminina, Andressa Alves vestiu o manto da Seleção Canarinho em 129 partidas. Neste período, marcou 57 gols com a camisa amarelinha.
Prêmios – Debinha
A meia atacante conquistou diversos títulos e prêmios individuais. Foi campeã da Copa do Brasil Feminina com o Foz Cataratas, além de campeã da Libertadores Feminina, jogando pela equipe do São José.
Em solo europeu, Debinha foi campeã nacional, destaque estrangeira e revelação da liga norueguesa. Na China, foi campeã da Superliga Feminina Chinesa.
Atuando já pela equipe do North Carolina Courage, venceu três edições do NWSL Shield (2017, 2018 e 2019), duas edições da National Women's Soccer League (2018 e 2019) e a NWSL Challenge Cup, em 2020. Em 2021, foi artilheira da liga norte-americana, e em 2022, MVP (Melhor jogadora) da liga feminina estadunidense.
Atuando pela Seleção brasileira feminina, Debinha conquistou duas edições da Copa América Feminina (2018 e 2022) e a Medalha de Bronze na Universíada, em 2011. A atacante foi também indicada ao prêmio The Best em 2022.