David Arellano: Uma história de amor que terminou em dor

Primeiramente, era fundado em Santiago no Chile, um time cujo os apelidos são: Cacique e El más popular, este é o único time do Chile a ter uma Copa Libertadores, coisa que os seus principais rivais, Universidad de Chile e Universidad Católica não foram capazes de conseguir, eis o Colo-Colo. Por certo, 19 de Abril de 1925, esse foi o ano da fundação dos Albos. O clube tem esse nome em homenagem ao líder da tribo indígena mapuche cuja o nome era Colo-Colo.

Primeiras aparições no futebol

Assim, as primeiras aparições deste time que tem a maior torcida do país, a Garra Brava, foi entre os anos de 1927 a 1933 quando o time formou parte da Asociación de Football de Santiago. E em 1928 foi um dos oito fundadores da Primeira División, a série A do Chile.

Colo-Colo e David Arellano

David Alfonso Arellano Moraga, ou simplesmente David Arellano nasceu em 29 de julho de 1902 na cidade de Santiago. Este seria seu primeiro clube? O Magallanes onde jogou no ano de 1918 e ganhou dois campeonatos chilenos em 1920 e 1921. Em 19 de abril de 1925 resolveu fundar um clube e queria que este clube fosse um clube batalhador, um clube vitorioso, nascendo assim o Colo-Colo. Arellano não foi só o fundador do time como também o primeiro capitão e ídolo do time, o Más Querido para ele era como um filho, ele respirava o clube.

O primeiro título do Cacique

Foi em 1926 que David Arellano, Colo-Colo e companhia conquistaram seu primeiro título, não só venceu como encantou o país, revolucionou o Futebol Chileno e de forma invicta. Foi a primeira equipe chilena a ter um titulo profissional.

1927: Um ano de glória que terminou em dor, sofrimento e Luto

O Capitão foi o artilheiro do Campeonato Sul-americano Chileno e o time embarcou em uma turnê na Europa. Coisa de dar inveja em muitos, se tornando assim a primeira equipe chilena a pisar em território europeu visitando países como Espanha e Portugal.

O fatídico Colo-Colo x Valladolid

De antemão, em 2 de maio de 1927, o segundo jogo entre os dois times, pois o primeiro a equipe havia ganho e o valladolid pediu uma revanche porque não podia perder para uma equipe sul-americana.

David não entrou de primeira neste jogo, devido a uma doença que ele tinha e por recomendações médicas ficou no banco, mas como o time dele estava perdendo o jogo ele deu uma prova de amor, carinho e paixão a este clube.

Posteriormente, mesmo com a doença ele entrou no jogo no segundo tempo. Em um lance a bola estava no alto e David e um jogador do time espanhol subiram para disputar, no que caíram, o jogador foi com o cotovelo bem na parte doente do capitão colocolino.

Antes de tudo, tensão dos dois lados, jogo paralisado, jogadores chorando. Nesse sentido, naquele momento, diversos jogadores já sabiam que haviam perdido o seu fundador e capitão, e o Chile perdeu mais uma estrela.

3 de maio de 1927: Confirmada a morte de David

Foram 24 horas de muita dor e sofrimento após a partida, não só a cidade de Valladolid, ou dos dois times, mas o Chile inteiro de luto, morria ali um ser humano importantíssimo, que se dedicou ao mundo da bola. Assim, também deu a sua vida ao clube como uma prova de amor a esta camisa. Por fim, a volta para o Chile foi de muita dor.

Homenagens para Arellano

Desse modo, o clube em seu escudo carrega uma tarja preta que estará para sempre no peito por gerações para recordar de sua história. Em conclusão, em 1989 o clube inaugurava o seu estádio que leva o nome do seu ídolo, Estadio Monumental David Arellano.

Foto destaque: Divulgação/ Colo-Colo

Caio Santos

Caio Santos

Jornalista Esportivo, 23 anos, apaixonado por esportes. Na minha carreira, almejo ser comentarista de futebol e o meu maior sonho é cobrir uma Copa do Mundo.