Após novo empate em 0 x 0 pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense, o Criciúma passou pelo Avaí nos pênaltis na noite desta terça-feira (21) em uma disputa quase interminável. Foram 30 cobranças até o Tigre vencer por 14 x 13 no Estádio Heriberto Hülse para 14.440 pessoas presentes.
Índice
Assista aos melhores momentos de Criciúma x Avaí
1º tempo: movimentado e com boas chances para os dois lados
A partida entre Criciúma e Avaí reuniu dois estilos de jogo distintos. Enquanto os donos da casa são a equipe da transição, do rápido contra-ataque, o time treinado por Alex gosta da posse de bola e atacar buscando os espaços na defesa adversária. Isso pode ser visto nas estatísticas, em que o Tigre teve menos posse (47 a 53) na etapa inicial, mas finalizou mais (cinco a três). Porém, a primeira chance da partida veio para o Leão da Ilha, logo aos quatro minutos. Em jogada pela direita do ataque, Gustavo Modesto mostrou sua velocidade, venceu a marcação e bateu cruzado, exigindo boa defesa do arqueito Gustavo.
O Criciúma respondeu rapidamente e em três oportunidades consecutivas. Primeiro, Fabinho finalizou, e Alexander teve que intervir com boa defesa. No escanteio da jogada, Rômulo apareceu na primeira trave, desviou e a bola passou por cima do gol. Ainda aos 12′, Marcelos Hermes balançou o travessão do goleiro do Avaí em belo cabeceio. As chances nocautecaram os visitantes e acordaram a equipe treinada por Cláudio Tencati.
O Avaí conseguiria outras chances, assim como o Criciúma, mas o placar não foi alterado nos 45 minutos iniciais.
2º tempo: com menor intensidade, equipes ficam no zero
A etapa final começou aberta, com a posse alternando entre as duas equipes, principalmente por erros na saída de bola do time visitante. Eder foi quem abriu as chances das equipes, ao finalizar cruzado na área do Avaí, e Alexander encaixar a bola tranquilamente. O centroavante do Tigre voltaria a assustar a defesa adversária aos 14′, quando chutou por cima do gol após o goleiro adversário “bater roupa” e dar a bola em seus pés.
Os erros na saída do Avaí seguiram, e o Criciúma não conseguia aproveitar. O camisa 20 Ítalo, que entrou na etapa final, recebeu dentro da área depois de vacilo adversário e optou pelo chute de chapa, mas faltou direção na finalização. O Leão da Ilha teve sua melhor chance no segundo tempo quase aos 40 minutos, quando o meio-campo Andrey apareceu pela direita do ataque e cruzou rasteiro, nos pés do artilheiro do torneio Waguinho. O camisa 13, autor de cinco gols no Catarinense, pegou de primeira e a bola subiu demais.
O árbitro Braulio da Silva Machado até cedeu sete minutos de acréscimo, mas como viu o jogo pouco se movimentar terminou 90 segundos antes do tempo acrescido.
Pênaltis: após 30 cobranças, Criciúma avança
As 10 primeiras cobranças da disputa foram perfeitas. No Avaí, Waguinho, Dentinho, Andrey, Natanael e Ricardo Bueno converteram, enquanto no Tigre, Fellipe Mateus, Marcinho, Lohan, Marcelo Hermes e Eder marcaram. Nas alternadas, os 100% permaneceram até o 10 x 10, quando os goleiros foram obrigados a cobrar. Alexander, do Leão, isolou, mas se redimiu logo na sequência defendendo a cobrança de Gustavo.
Mais oito cobranças depois, enfim a disputa terminou. No 29º pênalti, Natanael cobrou invertido e Gustavo defendeu. Na sequência, Marcelos Hermes deslocou Alexander e colocou o Criciúma na semifinal do estadual.
https://twitter.com/CriciumaEC/status/1638367889509040129
Criciúma x Avaí – E agora?
Com a vitória, o Criciúma agora aguarda o vencedor de Hercílio Luz e Figueirense, que duelam amanhã (22). Por outro lado, eliminado, o Avaí só volta a campo em 14 de abril pela Série B do Campeonato Brasileiro contra o Guarani, fora de casa.
Foto destaque: Divulgação/Criciúma/Celso da Luz


