O Flamengo fez uma de suas melhores exibições na temporada ao bater seu maior rival, o Vasco, pelo placar de 4 × 1 na noite desta segunda (5), no Estádio do Maracanã. O time treinado por Jorge Sampaoli está há oito jogos sem perder na temporada, e defende a maior sequência invicta entre todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Gradualmente, o time Rubro-Negro vai ganhando corpo, e melhorando seu desempenho, dentro do que o técnico argentino entende como ideal para a equipe.
Jogadores como Ayrton Lucas, Gérson e Arrascaeta assume um papel fundamental para o time do Mengão. O volante e o meia, após longo período fora por lesão, são os principais armadores da equipe, e o lateral-esquerdo, melhor jogador da posição no cenário nacional em 2023, tem sido protagonista com ótimas atuações, seja marcando gols, ou dando assistências. E outro jogador Sul-Americano, o qual é destaque do elenco Rubro-Negro, e jogou muita bola diante do Vasco foi Erick Pulgar.
O chileno teve a 3ª maior nota entre todos os jogadores do Brasileirão segundo o site de estatísticas Sofascore, com pontuação de 8,1. Com uma exibição muito segura, o volante foi o responsável por marcar o primeiro gol da partida diante do Vasco, em um lindo chute de fora da área. Além do gol, o meia do Flamengo acertou 75 dos 80 passes que tentou no jogo, além de ter acertado quatro dos cinco lançamentos que fez. Pulgar deu cinco desarmes e venceu nove dos 12 duelos que disputou na partida, um jogo praticamente perfeito realizado pelo chileno.
🇨🇱 Erick Pulgar en el Vasco da Gama 1-4 Flamengo:
⚽ 1 gol
👌 97 toques
✅ 75/80 pases precisos (94%)
💪 9/12 duelos ganados
♻️ 11 recuperaciones
📈 8.1 Nota Sofascore pic.twitter.com/QG8ea1N8c5— Sofascore Latin America (@SofascoreLA) June 6, 2023
Volante do Flamengo dominou o meio-campo do Vasco
Ao lado de Gérson, Pulgar desarmou, passou, ditou o ritmo do meio-campo do Flamengo e destruiu na partida diante do Vasco. O atleta de 29 anos, revelado no Antofagasta, assumiu a titularidade do time do técnico Jorge Sampaoli, na função de primeiro volante, e além de marcar muito bem, tem uma chegada interessante no campo de ataque, seja chutando de longa distância, ou pisando na área, como elemento surpresa. O chileno disputou 19 partidas em 2023, dividindo a posição com Thiago Maia, que se lesionou.
Porém, com as últimas exibições do volante, dificilmente o jogador voltará ao banco de reservas. Com Pulgar em campo, o time do Flamengo tem mais sustentação defensiva, e ganhou em qualidade na saída de bola, e na intensidade das transições ofensivas, tão pedidas pelo técnico Jorge Sampaoli. Com isso, a torcida Rubro-Negra aguarda pelo próximo compromisso do time, quando enfrenta o Racing da Argentina, e, confronto válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, em jogo que pode valer a classificação do Mengão para as oitavas de final da competição.