O Flamengo goleou o Vasco da Gama pelo placar de 4 × 1 na noite desta segunda-feira, no complemento da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023. Os gols do Mengão foram marcados por Erick Pulgar, em um lindo chute de fora da área, aos 14′ do primeiro tempo. Dois minutos depois, Gérson, após lindo cruzamento de Arrascaeta, subiu bonito para, de cabeça, anotar o 2º gol Rubro-Negro no Estádio do Maracanã. Ainda na primeira etapa de jogo, Ayrton Lucas, melhor jogador em campo, marcou dois gols e abriu 4 × 0 em favor do Mengão.
Jair, de pênalti, descontou para o Vasco da Gama, mas não evitou a goleada do time do Flamengo, em uma das melhores exibições do time de Jorge Sampaoli no comando do Mengão, desde que chegou ao clube em abril. Passando por dificuldades por conta de lesões e da fadiga gerada pela quantidade excessiva de jogos, o time Rubro-Negro, gradualmente, vai moldando a sua forma de jogar, conforme o que o técnico argentino entende ser o mais correto. Lentamente, as ideias do treinador vão sendo assimiladas, e o time vem jogando melhor.
Prova disso são os números obtidos nos últimos jogos. O Flamengo não sabe o que é perder há oito jogos, maior série invicta de um time no Campeonato Brasileiro até o momento. São cinco vitórias e três empates neste período, com 14 gols marcados, cinco sofridos, e um aproveitamento positivo de 75%. Sob o comando de Sampaoli no intervalo, o time tem uma média de 54% de posse de bola, e precisa de pelos menos cinco finalizações em média para marcar um gol.
🔎 O @Flamengo é o time da Série A com a maior sequência atual de invencibilidade. 👏👏
⚔️8 jogos
✅5 vitórias (!)
⚖️3 empates
❌0 derrotas (!)
📊75.0% apv. (!)
⚽️14 gols marcados
🚫5 gols sofridos (!)
👟5.6 chutes p/ marcar gol (!)
⚠️17.4 chutes p/ sofrer gol (!)
📈54% posse pic.twitter.com/eR36CvFHsj— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 6, 2023
Flamengo vai em busca de classificação na Libertadores
O torcedor do Flamengo vive a expectativa do time manter sua boa fase para avançar na Libertadores. Na próxima quinta-feira (8), o Mengão enfrenta o time do Racing, de Alvellaneda, e precisa de uma vitória para se manter na briga pela classificação à próxima fase da competição. Com cinco pontos ganhos, o time Rubro-Negro é o 2º colocado da chave, enquanto o time argentino é o líder do grupo com dez. O Ñublense, do Chile, aparece em 3º com quatro, e o Aucas do Equador, é o último colocado, com apenas três pontos ganhos.
Caso o time equatoriano, que enfrenta o Ñublense, no Equador, nesta quarta-feira (7), às 21h, vença os chilenos, e o Flamengo triunfe diante do Racing, o time Rubro-Negro garante classificação para a próxima fase da competição. O Mengão chegaria à oito pontos, e não poderia mais ser alcançado por nenhum dos outros times na parte de baixo da tabela.