Corinthians vive situação alarmante na temporada segundo comparativo

O Corinthians aproveita a pausa promovida pela data Fifa para preparar o time para o clássico diante do Santos, que acontece no dia 21 de junho, às 18h (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Sem vencer há três partidas, o Timão segue na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, lutando para não cair, e neste momento, é o 16º colocado com apenas nove pontos. Após a heroica classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG, o torcedor corintiano voltou a se decepcionar com o time com a eliminação na Libertadores e dois jogos seguidos sem vitória no Brasileirão.

Aliás, a situação do Corinthians na competição nacional é grave, e caso o time não comece a reagir, poderá correr sério risco de jogar a Série B em 2024, o que seria catastrófico tendo em vista o investimento feito no time. Apesar da qualidade técnica acentuada de alguns jogadores como Roger Guedes e Renato Augusto, que voltou a se machucar de forma grave, o time corintiano passa por muitos problemas de lesões, como a de Paulinho, por exemplo, e também na parte psicológica com a atual situação do time na temporada.

Um comparativo feito pelo site de estatísticas esportivas Sofascore mostra que após as dez primeiras rodadas do Corinthians na temporada passada a situação do time era muito diferente da atual. Treinado pelo português Vítor Pereira, após os dez primeiros jogos do Timão no Brasileirão de 2022, a equipe ocupava a vice-liderança da competição, com 60% de aproveitamento dos pontos disputados, 13 gols marcados, nove sofridos e muito mais propositivo nos jogos, com uma média de posse de bola de 56%.

Este ano, além de estar a uma posição da zona de rebaixamento, o time tem um aproveitamento de apenas 30% dos pontos disputados, marcou apenas nove gols, sofreu 15 e é muito mais reativo em campo, com somente 46% de média de posse de bola por partida.

Corinthians vive expectativa de reforçar elenco para melhorar seu desempenho

Precisando de reforços para o restante da temporada, o Corinthians fechou acordo com o craque paraguaio Matías Rojas, que está em fim de contrato com o Racing, da Argentina, e tenta, a todo o custo fechar a negociação com o volante Gustavo Cuéllar, que brilhou no Flamengo, e está no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Vivendo problemas com seus medalhões, alguns jogadores jovens como Adson, Ruan Oliveira e Murillo ganharam algumas oportunidades e seguem agradando ao técnico Vanderlei Luxemburgo.

Outros como Chrystian Barletta, que chegou com a expectativa em alta por parte do torcedor por conta do desempenho apresentado no São Bernardo pelo Campeonato Paulista, ainda não mostrou a que veio com a camisa do Timão, e precisa buscar seu espaço dentro do time. Fato é que a Fiel Torcida aguarda ansiosamente pela abertura da janela de transferência, para que a equipe se reforce em campo e consiga resultados bem melhores do que conquistado até aqui.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.