O Corinthians anunciou que vai inaugurar na próxima quinta-feira (13), a partir das 11h (horário de Brasília), no Parque São Jorge, busto para o meia Basílio. A data foi escolhida pois completa a marca de exatos 45 anos da conquista do título Paulista de 1977 contra a Ponte Preta.
Basílio, atuou pelo Timão entre 1975 e 1981, deixando assim uma marca de 253 jogos disputados e 29 gols marcados.
Devido a sua grande trajetória pelo Corinthians, Basílio se tornou um dos maiores ídolos do time. Principalmente após a conquista do título de 77, que o jogador marcou o gol da taça e tirou o jejum de 22 anos, oito meses e sete dias do Timão sem comemorar a conquista de um campeonato.
No hoje de hoje (12), durante a partida pela final da Copa do Brasil entre Corinthians x Flamengo, também será comercializados um copo em homenagem a Basílio. O item será vendido na Neo Química Arena, no Parque São Jorge e no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo.
Homenageados no Parque São Jorge
Com a homenagem, Basílio se junta com outros ídolos da fiel. Como, Ronaldo Giovanelli, Wladimir, Zé Maria, Sócrates, Rivellino, Neco, Teleco, Marcelinho Carioca, Luizinho, Baltazar e Cláudio. Além desses nomes, o próximo busto a ser produzido deve ser a de a Ronaldo Fenômeno.
Título de Basílio com o Corinthians
Durante a sua passagem pelo clube, Basílio além de conquistar o estadual de 1977, ano que recebeu o apelido de “Pé de anjo”, conquistou também o Paulistão de 1979, no duelo também contra a Ponte Preta.
Título de 1977
Para o Corinthians, o título conquistado naquele ano representou um dos mais importantes para a história do time. O clube vinha de um vice-campeonato do Brasileirão de 1976, o ano da Invasão Corinthiana no Maracanã.
Com quase 90 mil pagantes no estádio, no dia 13 de outubro de 1977, o time conquistou o campeonato, e se encerrou o fim do tabu de quase 23 anos sem títulos.
Divulgação: Reprodução / Instagram