Corinthians pode ter nova formação tática para o jogo contra o Botafogo; confira

Após empate contra o Fortaleza pelo placar de 1 x 1 em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians segue na preparação para o duelo diante do líder, Botafogo. O jogo acontece nesta quinta-feira (11), às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Há três partidas sem vencer na competição nacional, o técnico Vanderlei Luxemburgo trabalha firme para encontrar a melhor formação para o time, que tem problemas relacionados à falta de algumas peças de reposição, o que, neste momento, está sendo compensado com a utilização de alguns jogadores da base, como Roni, Matheus Araújo e Guilherme Biro, que nos próximos jogos vai desfalcar o Timão por conta do Mundial Sub-20.

Sendo assim, nos próximos dias o Corinthians terá uma maratona de jogos pela frente, e poderá revezar alguns nomes para manter o elenco equilibrado em relação ao desgaste físico. O Alvinegro de Parque São Jorge terá uma sequência pesada de sete jogos em exatos 21 dias, o que dá uma média de uma partida a cada 72 horas, sendo assim, a necessidade de balancear o desgaste dos atletas é fundamental para manter o grupo competitivo. Um dos pontos mais fortes do Timão nos últimos anos e que vem sendo uma fraqueza do time nesta temporada, é o seu sistema defensivo. Em 2023, o Coringão disputou 22 jogos, e sofreu 23 gols, média de pelo menos um gol sofrido por partida.

Somente em seis jogos desta sequência, o time corintiano ficou sem sofrer gols, portanto, nos próximos jogos o técnico Vanderlei Luxemburgo deve promover algumas mudanças na zaga, e promover um rodízio entre os jogadores. Titular absoluto do time nesta temporada, mas que pode receber alguns minutos de descanso é Gil, segundo o treinador, o atleta tem uma idade avançada e poderá sentir o desgaste dos jogos e das longas viagens que o time irá fazer. Em contrapartida, o comandante ainda afirmou em entrevista coletiva após o empate diante do Fortaleza, que Murillo poderá ser escalado como uma espécie de lateral-esquerdo, devido a sua velocidade e intensidade em campo.

O Gil não é mais um garoto, jogando quarta e domingo, com viagem… De repente, tem que ter cuidado. O Murillo é rápido, consegue fazer recuperação, gosto muito de zagueiro rápido. Temos também o Balbuena e um zagueiro que gostei muito, o Bruno (Méndez). Eu gosto muito de zagueiro uruguaio, o zagueiro uruguaio tem uma coisa diferente”, analisou Luxemburgo.

https://twitter.com/manumaloqueira_/status/1656294344305852417

Cria da base pode ganhar sequência como titular do time

Apesar do bom desempenho de Gil e Murillo, com o rodízio de atletas do sistema defensivo, outro jogador pode ganhar espaço no time de Luxemburgo. Caetano, revelado nas categorias de base do Corinthians tem agradado o treinador, que revelou que gostaria de ter trabalhado com o atleta enquanto era técnico do Vasco, e pode observar suas qualidades em campo, principalmente a do passe, que pode facilmente quebrar as linhas de defesa do adversário e criar situações de perigo para o time Alvinegro. Com isso em mãos, o treinador revelou que pode fazer uma mudança no esquema tático, e não será nenhuma novidade caso Luxemburgo queira implementar o sistema com três zagueiros nos próximos jogos do Timão.

“O Caetano eu tentei contratar quando jogamos contra o CRB, eu estava no Vasco. Ele tem um passe que desequilibra o time adversário, bola longa, passe preciso. Temos uma zaga que a gente pode ir revezando para dar jogo para eles, de repente jogar com três. Posso jogar com três e colocar o Murillo de lateral, ele tem velocidade. São possibilidades boas que temos”, revelou o treinador.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.