Autor do gol da última vitória do Atlético-MG, o atacante Paulinho teve uma ótima notícia nesta sexta-feira (18). O jogador foi convocado por Ramon Menezes para disputar amistosos com a Seleção Brasileira pré-olímpica, que conta com jogadores até 23 anos.
Paulinho foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para os dois amistosos que o Brasil sub-23 vai fazer contra Marrocos, nos dias 7 e 11 de setembro, ambos no país africano. O atacante é o vice-artilheiro do Atlético no ano, com 16 gols, e também o vice-líder de assistências, com seis. Ele foi a principal contratação do Galo para a temporada e forma dupla de ataque com Hulk, maior nome do time atleticano.
– Estamos bem confiantes no trabalho, que tem como principal foco a Olimpíada de Paris em 2024. Ainda vamos ter uma convocação em outra data-Fifa em outubro, mais direcionada para o Pan que vem logo a seguir, e depois, em novembro, também em data-Fifa, reuniremos os jogadores mais uma vez. Vamos chegar muito fortes lá na frente, pois temos uma geração muito boa – disse o técnico Ramon Menezes.
Apesar dos bons números e da responsabilidade, já que além do status de principal contratação, também é o camisa 10 do Atlético, ele tem recebido algumas críticas por desperdiçar muitas chances.
No último jogo, quando fez o gol da vitória, o atacante perdeu uma grande chance, cara a cara e sozinho com o goleiro. No fim, quando foi substituído, ouviu algumas vaias por parte da torcida. Essas vaias estavam carregadas também do jogo anterior, contra o Palmeiras, quando o Atlético foi eliminado da Libertadores. Na ocasião, Paulinho desperdiçou a única chance de gol criada pelo Galo.
Índice
Paulinho pode desfalcar o Atlético?
Convocado, Paulinho não deve ser desfalque para o Atlético, já que neste ano a CBF tenta evitar ao máximo que os selecionáveis percam jogos de seus times no Brasil. Perto das datas dos jogos (7 e 11), o Galo entra em campo no dia 2, contra o Athletico-PR. Nessa ocasião, é provável que Paulinho jogue e viaje com a Seleção na sequência.
Depois disso, o Atlético só volta a campo no dia 16, contra o líder Botafogo. Como o último jogo da Seleção é no dia 11, Paulinho terá tempo hábil para retornar ao Brasil e atuar pelo alvinegro.
Os convocados para a Seleção pré-olímpica
- Goleiros: Gabriel Grando (Grêmio), Matheus Cunha (Flamengo) e Mycael (Athletico)
Laterais: Arthur (Bayer Leverkusen), Vinicius Tobias (Real Madrid); Welington (São Paulo) e Abner (Bétis) - Zagueiros: Vitão (Internacional), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit) e Morato (Benfica)
- Meias: Andrey (Chelsea), João Gomes (Wolverhampton), Marlon Gomes (Vasco), Maurício (Internacional) e Danilo (Nottingham Forest)
- Atacantes: Lázaro (Almería), Vitor Roque (Athletico), João Pedro (Brighton), Igor Paixão (Feyernoord), Paulinho (Atlético-MG) e Marcos Leonardo (Santos).
Paulinho já foi campeão olímpico
Paulinho tem justamente 23 anos e está no limite permitido para as Olimpíadas. Ele já tem a medalha de ouro do torneio, conquistada em 2021, em Tóquio. O jogador marcou um gol, logo na estreia, contra a Alemanha.
LAROYÈ! Seguimos Brasil 🔱🎩🇧🇷#VamosBrasilll pic.twitter.com/Fmtuu3SAo6
— Paulinho (@PaulinhoPH7) July 22, 2021
Na época no Bayer Leverkusen, da Alemanha, Paulinho atuou ao lado do atleticano Guilherme Arana, que também estava com a seleção no Japão. Hoje os dois formam, por diversas vezes, o ataque pelo lado esquerdo do Galo.
Para a próxima Olimpíada, Paulinho terá estourado a idade permitida. Por isso, caso Ramon Menezes queria contar com atacante do Atlético, ele terá que convocá-lo como um dos três jogadores com mais de 23 anos permitidos pelo regulamento.
Olimpíadas 2024
As Olimpíadas de 2024 vão acontecer entre julho e agosto do próximo ano, em Paris, na França. No futebol masculino, o Brasil vai em busca da terceira medalha de ouro seguida, já que foi campeão em 2016, no Maracanã, e em 2021, em Tóquio.
Antes disso, a Seleção Sub-23 irá disputar o Pan-Americano no fim deste ano, no Chile. O time não deve contar com suas principais peças, já que não é uma competição que é obrigatório os clubes liberarem. Na época do Pan, os times do Brasileirão estarão nas rodadas finais do Brasileirão, o que dificulta ainda mais a liberação.