Como o Ceará se fortaleceu neste Brasileirão?

O Ceará faz uma campanha consistente no Brasileirão 2020. No entanto, alguns personagens mobilizam a narrativa vitoriosa do Alvinegro de Porangabussu. O meio-campista Vina e o técnico Guto Ferreira certamente são os principais. Com uma trajetória relativamente instável – perdeu o Cearense para o arquirrival Fortaleza –, o Vozão terminará com um saldo positivo. Bicampeão invicto do Nordestão e classificado para uma competição em âmbito sul-americano.

O comandante

Enderson Moreira pediu as contas para ir trabalhar no Cruzeiro. O Ceará ficou sem pai nem mãe. Por um breve intervalo de tempo. O Alvinegro agiu rápido e contratou Guto Ferreira para o posto. Veio a pandemia – infelizmente ainda não superada, contudo destaco a importância da vacinação na crise sanitária sem precedentes que nos acomete –, e o futebol parou. Bem treinado e objetivo, o Vozão se aventurou em busca da façanha. Além disso, o bicampeonato invicto da Copa do Nordeste deu a Gordiola a tranquilidade necessária para trabalhar o time.

https://twitter.com/Filipe_PTC/status/1353739718807216130

A ideia

A filosofia de jogo do treinador do Ceará é interessante. Possui quatro pilares conceituais: consistência defensiva, transição rápida, intensidade e equilíbrio. Guto Ferreira pôs em prática um padrão tático no qual a marcação é feita a partir do campo de defesa. O objetivo é desarmar. Se aproveitar dos erros na saída de bola do adversário. A estratégia é matar o jogo sem dar muitos toques na bola. Todavia, isso requer um esforço físico enorme do clube cearense. Em contrapartida, o futebol do Vozão tem se tornado mais sólido a cada partida.

Os soldados

No xadrez, é preciso calcular a chance de vitória a partir dos movimentos das peças. Assim como no futebol não é diferente. Para o esquema funcionar, é necessário que os jogadores executem o plano tático. Vina é anfótero. Cérebro criativo do Ceará e agudo no setor de ataque. Desse modo, ele serve como garçom para o centroavante Cleber. Por outro lado, Lima e Léo Chú são os alas que compõem o cinturão da meia cancha junto com ele. Assim, suas participações nos gols da equipe alvinegra no Brasileirão são decisivas.

Os volantes do Ceará

Se tem um jogador querido pela torcida do Vozão é Fernando Sobral. Desde que foi deslocado – de modo inteligente – por Gordiola, tem rendido muito mais no corredor central. Jogador de eficácia defensiva comprovada. Atua como o volante cachorro. Conforme o pensamento tático de Guto, faz a função clássica de não deixar passar ninguém. No entanto, ele também joga na ala-direita quando empate contra o Santos, pela 27ª rodada.

https://twitter.com/cearanewstv/status/1352636278123208704

A defesa do Ceará

No miolo da zaga, Luiz Otávio e Tiago Pagnussat iniciam as jogadas do Vozão. Eles distribuem o jogo em duas frentes: horizontal e vertical. Na primeira, contam com o apoio das subidas em velocidade de Samuel Xavier (lateral-direito) e Bruno Pacheco (lateral-esquerdo). Já na segunda, trocam passes curtos com os volantes. É a transição inicial do Ceará. Quando a bola passa a circular no meio, enfim prepara-se a transição final que visa o ataque. Por fim, é aí que entram os agentes ofensivos da equipe.

Foto destaque: Divulgação/Brasileirão Assaí

André Filipe

André Filipe

Apaixonado pela dimensão histórica do futebol e pela ciência da bola. Gremista desde a Batalha dos Aflitos para o que der e vier. Sinto na escrita o calor latente das minhas paixões profissionais. Historiador, jornalista esportivo e jogador de pôquer nas horas vagas.