Com o final da 9ª rodada do Brasileirão, é possível fazer uma análise mais aprofundada dos times e traçar um panorama sobre possíveis candidatos ao título da competição, quem briga por uma vaga na Libertadores, e na Copa Sul-Americana, e quem vai lutar pela sobrevivência na elite do futebol brasileiro em 2023. Na parte de cima da tabela, o líder é o Botafogo, que já teve cinco pontos de vantagem em relação ao 2º colocado, mas por conta da última derrota sofrida para o Athletico Paranaense, viu essa vantagem diminuir por conta da vitória do Palmeiras sobre o Coritiba.
Falando no Verdão, o time de Abel Ferreira é o único clube que ainda não perdeu no Brasileirão, e com 19 pontos ganhos, está encostado no Botafogo, e de olho na liderança da competição. Na rodada passada, o Verdão venceu o Coritiba pelo placar de 3 x 1, no Allianz Parque. Seguindo na parte de cima da classificação, temos o Atlético-MG, na 3ª colocação com 17 pontos, e na sequência, fechando o G4, o Grêmio, com a mesma pontuação, porém com um saldo de gols menor.
Além de projetar o posicionamento dos clubes de forma coletiva, alguns atletas já começam a se destacar de forma individual. O artilheiro da competição é Tiquinho Soares, com seis gols marcados, Hulk, e Roger Guedes, estão na vice-liderança com cinco gols cada. Nas assistências, nada mais nada menos do que dez jogadores dividem o posto de maior garçom da temporada, tendo como maior destaque, Tiquinho Soares, que junto de seus concorrentes no ataque, também serve seus companheiros, e já deu três passes para gol, assim como os outros jogadores da lista.
Em termos de participações em gols jogando em casa na temporada, o líder da estatística segundo dados do site esportivo Sofascore é Luis Suárez, que ao longo de 2023 já marcou 12 gols e deu cinco assistências, na sequência aparece Germán Cano, com 16 gols marcados no Maracanã. Pedro do Flamengo, jogando diante do seu torcedor, marcou 14 gols e deu outras duas assistências este ano.
Em seguida, Juan Martín Lucero, do Fortaleza, surge como nome destaque com dez gols marcados e seis assistências em casa, Hulk, do Atlético-MG com 13 gols, e duas assistências, e Roger Guedes, do Corinthians, com 14 gols marcados na Neo Química Arena, completam a lista.
Jogadores da Série A com mais participações em gols jogando em casa na temporada 2023:
17 – 🇺🇾 Luis Suárez (12⚽️5🅰️)
16 – 🇦🇷 Germán Cano (16⚽️)
16 – 🇧🇷 Pedro (14⚽️2🅰️)
16 – 🇦🇷 Juan Martín Lucero (10⚽️6🅰️)
15 – 🇧🇷 Hulk (13⚽️2🅰️)
14 – 🇧🇷 Róger Guedes (14⚽️)— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 5, 2023
Artilheiros do Brasileirão também são os maiores artilheiros do Brasil em 2023
Com cinco gols marcados cada um, Hulk e Roger Guedes vivem momentos distintos, porém iluminados em 2023. De um lado, o atacante do Galo aproveita do bom momento do seu time para potencializar seu futebol e fazer a diferença no Atlético-MG, que está na 3ª colocação do Brasileirão, e brigando firme pela classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Conforme o levantamento feito pelo portal Futebol na Veia, o centro-avante do time mineiro é o 5º maior artilheiro do Brasil, com 19 gols marcados.
Roger Guedes, está em fase excepcional no Corinthians, porém ao contrário de Hulk, precisa carregar o piano e ajudar o time a se levantar. Próximo da zona de rebaixamento no Brasileirão, na 16ª colocação, com oito pontos ganhos, o Timão vive muita instabilidade nesta fase da temporada, e com um elenco limitado, faz o que pode, e o que não pode para se manter em todas as competições que disputa. Além de ser um dos maiores participantes em gols quando joga em casa, o camisa dez corintiano é também um dos maiores artilheiros do Brasil, com 18 gols marcados em 2023.