A saber, no próximo dia 10 de abril começa o Campeonato Brasileiro 2022. Dessa forma, com muitos elencos fortes sendo montados, muitos atletas merecem destaque. Uma famosa frase do futebol diz que “grandes times começam com grandes goleiros” e para a disputa do Brasileirão não é diferente. Dessa forma, passamos pelo plantel de todas as 20 equipes da 1ª divisão e analisamos para montar um top 5 dos melhores goleiros, segundo a nossa opinião. Confira os nomes:
Índice
5º Lugar – Cássio (Corinthians)
A lista começa com um nome que não precisa de apresentações. Cássio chega à sua 11ª temporada defendendo as cores do Timão com 34 anos. Dessa forma, o goleiro que às vezes é criticado é um dos mais regulares do Brasil há anos e dessa vez não deve ser diferente. Na atual temporada, o goleiro fez 12 jogos até aqui, sofreu 10 gols e terminou cinco jogos sem sofrer gols. Apesar dos números não surpreenderem nessa temporada, não podemos negar que é um goleiro seguro na maior parte do tempo.
Em resumo, Cássio segue sendo um dos principais nomes do Corinthians para o ano, inclusive já foi decisivo em algumas partidas esse ano. Além do Brasileirão, o goleiro também disputa a Libertadores esse ano, promete aparecer muito ainda. Por fim, o camisa 12 do Timão assume a 5ª colocação na nossa lista devido à sua consistência ano após ano e claro suas credenciais técnicas que o fazem ídolo de uma das maiores torcidas do Brasil.
4º Lugar – João Paulo (Santos)
Em 4º lugar, mais um goleiro de um time paulista, João Paulo, atualmente joga no Santos. O goleiro de 26 anos começou a se destacar há alguns anos no gol do time da Vila Belmiro com atuações seguras e defesas muito difíceis. Recentemente o goleiro chegou a ser procurado pelo Flamengo, que vive uma crise na posição, mas o negócio não foi para frente. Até o momento, a temporada não é tão boa, porém a de todo o clube santista não é, o goleiro terminou somente um jogo sem sofrer gols pelo estadual, por exemplo.
O nome de João Paulo, além de ter sido especulado no Mengão, também circulou até em alguns clubes de fora do Brasil. Dessa forma, principalmente pela idade, é um goleiro de muito potencial e que já mostrou ter capacidade de praticar grandes defesas em momentos decisivos. Em resumo, esse pode ser um ano em que vai aparecer muito, devido ao atual elenco do Santos, que não oferece uma boa proteção para ele, o Brasileirão promete.
3º Lugar – Santos (Athletico-PR)
Saímos de São Paulo, direto para o Paraná pra chegar ao 3º colocado da nossa lista, Aderbar dos Santos Neto, ou somente Santos, como é conhecido o camisa 1 do Athletico-PR. Dessa forma, o goleiro do Furacão é conhecido por ser um goleiro seguro, que não costuma fazer defesas espalhafatosas. Além disso, aos 32 anos, já chegou à seleção brasileira algumas vezes, e foi campeão olímpico com a Amarelinha. Inclusive, para o próximo jogo da seleção estará presente após corte de Weverton por lesão.
O goleiro não participou de muitos jogos na temporada, já que o Athletico-PR usa um time alternativo no estadual. Esse é mais um goleiro que o Flamengo foi atrás, as negociações estão em andamento e o jogador pode mudar de rubro-negro para o Brasileirão. Logo, além do título olímpico e a carreira até aqui, Santos é considerado a solução para o gol de um dos melhores elencos do país, por isso, está na 3ª posição da nossa lista.
2º Lugar – Éverson (Atlético-MG)
Para o 2º lugar da lista, temos o atual campeão brasileiro Éverson, do Atlético-MG. Hoje com 31 anos, o atleta chegou ao Galo em 2020 por indicação de Sampaoli e causou um pouco de desconfiança do torcedor, mas hoje a relação é só de alegria. O camisa 1, que recebeu destaque por jogar bem com os pés, também mostrou seu valor debaixo das traves, sendo decisivo.
Inclusive, no primeiro título do clube esse ano, o goleirão foi decisivo pegando três pênaltis contra o Flamengo e garantindo o título da Super Copa do Brasil. Mais um da nossa lista com passagens pela seleção brasileira, o goleiro do Galão teve uma temporada dos sonhos ano passado e esse ano quer mais. Até o momento, são apenas cinco gols sofridos em 14 jogos. Títulos, defesas, habilidade com os pés e muito mais, trouxeram Éverson ao 2º lugar da nossa lista.
1º Lugar – Weverton (Palmeiras)
Em uma lista cheia de craques debaixo das traves, não poderia ser diferente, o melhor goleiro do Brasileirão é Weverton, goleiro e ídolo do Palmeiras. O atual terceiro goleiro da seleção brasileira não pode ocupar outro lugar que não o topo da lista. O camisa 21 do Verdão é simplesmente bicampeão da Liberta. Hoje é considerado ídolo no Palestra ao lado de nomes como São Marcos, por exemplo.
O goleiro tem habilidade com os pés, é um grande pegador de pênaltis e raramente comete falhas. Além disso, o currículo pelo Palmeiras é extenso de títulos e participações decisivas desde 2018, quando chegou ao clube. O top 1 da nossa lista, briga pelo título, tem boas chances de estar na Copa do mundo no fim do ano, deverá ser o melhor goleiro do Brasileirão ao fim da competição. Weverton hoje, segundo nossa opinião, é o craque do Brasil no gol.
Em resumo, essa é a seleção dos cinco melhores goleiros que disputarão o Campeonato Brasileiro 2022. São cinco nomes de peso, se o goleiro do seu time não está aí, certamente você tem vontade de ter um desses cinco defendendo as cores do seu clube de coração. Faltou alguém? Concorda com a lista?
Foto destaque: Reprodução / Brasileirão Assaí