Relembre os últimos cinco títulos do Brasileirão

O Brasileirão 2022 está cada vez mais próximo. Com essa data chegando, nós sempre acabamos lembrando dos anos anteriores, seja para fazer comparações, ou pela pura nostalgia de lembrar que seu time do coração foi Campeão Brasileiro. Sendo assim, hoje iremos relembrar os últimos cinco campeões do Brasileirão, e o que marcaram essas conquistas.

2017: Corinthians contra tudo e todos

A temporada 2017 para o Corinthians começou com muita desconfiança da grande mídia. Após o título brasileiro em 2015, o time foi desmontado e o ano de 2016 foi no máximo mediano. Por isso, em 2017 as esperanças não eram tão altas, ainda mais com o técnico Fábio Carille sendo um novato no profissional. Mas, a temporada começou logo com o Corinthians sendo Campeão Paulista e jogando um futebol mais do que convincente.

Aquela equipe bateu recordes durante a temporada inteira do Brasileirão. Foram o primeiro time a terminar o primeiro turno invictos, onde também bateram recorde de pontuação. Perderam apenas um clássico no ano (Santos). Tiveram cinco meses de invencibilidade, terminaram o campeonato nacional com mais vitórias e menos derrotas que os demais, além de terem tido a melhor defesa da competição. Ainda tem mais: foi o artilheiro do Brasileirão com 18 gols, algo que nenhum jogador tinha conseguido antes com a camisa do Corinthians. Uma temporada histórica.

2018: A recuperação extraordinária do Palmeiras

Outro time paulista que apareceu surpreendendo, o Palmeiras teve uma ascensão meteórica em 2018. O começo da temporada foi turbulento, com um vice no Paulistão daquele ano de forma polêmica contra o rival Corinthians. O técnico Roger Machado durou apenas até a 15ª rodada do Brasileirão. Deixou o Palmeiras na 7ª posição, quase 10 pontos atrás de Flamengo e São Paulo, que brigavam pela liderança. Assim, Felipão foi “convocado” pelo Verdão novamente, voltando ao cargo após a temporada 2012, quando o treinador foi rebaixado com o clube no Brasileirão.

Mas, dessa vez, não seria nada igual 2012. Pelo contrário, foi um grande trabalho. O time estava conseguindo conciliar a Copa do Brasil e a Libertadores com o objetivo de também subir na tabela do Brasileirão. Acabaram caindo na Copa do Brasil novamente com polêmica, mas contra o Cruzeiro. Na Libertadores, foram eliminados na semifinal contra o Boca Juniors de Benedetto, mas no Brasileirão, deu tudo certo. O Palmeiras foi campeão estabelecendo um recorde de invencibilidade no campeonato: 23 jogos. Para ser ainda mais romântico, a última derrota foi no último jogo antes da volta de Felipão.

2019: Flamengo vence o Brasileirão com folga

Aqui temos a campanha mais dominante do atual formato do Brasileirão. E está tão fresco na memória que nem parece que já tivemos outras duas temporadas depois dessa. O Flamengo de 2019 protagonizou a temporada inteira, bateu recordes e assim causou uma euforia sem tamanho no Rio de Janeiro. Após um começo de temporada inconsistente com Abel Braga no comando, o Flamengo trouxe Jorge Jesus para o cargo, e o resto é história. Campeão Brasileiro e da Libertadores, com um time que em certos momentos parecia ser invencível.

Alguns dos recordes batidos pelo Flamengo naquele Brasileirão foram: total de pontos (90), melhor ataque (86 gols), maior artilheiro (Gabriel – 25), maior assistente (Arrascaeta – 14) mais vitórias (28), menos derrotas (4) e maior invencibilidade (24 jogos). Simplesmente mágico, e portanto, inesquecível.

2020: Bi do Flamengo e loucura na última rodada

Com certeza, a temporada mais maluca dos últimos anos. Não apenas pela pandemia, mas por todo o contexto da temporada. Desde o cômico São Paulo de Fernando Diniz que chegou a ter sete pontos de vantagem para o 2º lugar, mas terminou em 4º, até a final da Libertadores com Palmeiras e Santos e a fatídica última rodada do Brasileirão. Seria fácil fazer uma matéria apenas sobre esse ano.

O Flamengo tinha perdido Jorge Jesus, e tentou substituí-lo com Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola, mas não deu certo. O espanhol foi demitido após 20 rodadas e duas goleadas seguidas, contra São Paulo e Atlético-MG. Dessa maneira, o Flamengo teve que recorrer ao mercado nacional e trouxe Rogério Ceni do Fortaleza. O time não jogava um futebol fantástico, mas conseguia os resultados esperados de um time que foi tão poderoso na temporada anterior.

Na última rodada, o Flamengo perdeu para o São Paulo e tinha que torcer para o Internacional não vencer o frágil time do Corinthians no Beira-Rio. Mas, o Corinthians segurou um empate de 0 x 0 com o Inter, e o Flamengo de Rogério Ceni foi Campeão Brasileiro em pleno Morumbi.

2021: Atlético-MG domina o Brasileirão

O mais recente, e portanto, o mais fácil de lembrar. O Atlético-MG fez uma campanha maravilhosa na última temporada, chegando perto de bater o recorde de pontos do Flamengo de 2019 ao somar 84 pontos. Acredito que a impressão dos torcedores por todo o Brasil era de que este título, ou melhor, esta temporada, fosse questão de tempo. O Atlético vinha melhorando seu elenco ao longo dos anos, fazendo contratações pontuais como Júnior Alonso, Guilherme Arana e Hulk,  e com um bom investimento. 2021 foi o ano em que o plano foi finalmente colocado em prática.

Além de terem vencido o Brasileirão sem muita competição, ainda foram campeões da Copa do Brasil, e semifinalistas da Libertadores. O grande destaque foi Hulk, que marcou incríveis 36 gols ao longo da temporada, sendo 19 pelo Brasileirão, no qual ele foi artilheiro. O atacante também foi o melhor assistente do time na competição, com sete passes para gol anotados em seu nome. O Galo já começou 2022 em cima do Flamengo e fazendo uma campanha incrível no Estadual, mostrando que essa temporada será mais uma de protagonismo para o clube mineiro.

Foto destaque: Divulgação/Fernando Moreno/AGIF

 

Arthur Viana

Arthur Viana

Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado pela área e por esporte desde sempre. Quero transmitir o que acontece no mundo para o mundo, contando histórias e com bom humor em todo momento.