Na noite deste domingo (27), Brasil e Equador se enfrentaram pela 5ª rodada da primeira fase da Copa América 2021 e ficaram no empate por 1 x 1. Já classificada, a seleção canarinha saiu na frente com Éder Militão na primeira etapa, mas Mina, no segundo tempo, deixou tudo igual, garantindo a classificação dos equatorianos para a próxima fase.
Índice
Assista aos melhores momentos de Brasil x Equador
1º tempo: Brasil controla o jogo e sai em vantagem com Militão
De antemão, os primeiros 45 minutos foram de controle total da seleção brasileira. Com mais posse de bola e tentando infiltrar na defesa adversária, os donos da casa criaram as chances mais claras de gol. Entretanto, a La Tri assustou com um finalização do meio-campo de Valencia, que viu Alisson adiantado e tentou encobrir o goleiro, mas a bola passou por cima do gol.
A primeira boa chegada do Brasil foi com Gabigol, que finalizou para boa defesa de Galíndez. Logo depois, Paquetá recebeu na intermediária, bateu firme e bola passou muito perto do gol. Aos 36 minutos, Cebolinha cobrou falta na área, e Éder Militão subiu entre os zagueiros para abrir o placar. Assim, o duelo foi para o intervalo com vitória dos mandantes por 1 x 0.
2º tempo: La Tri volta melhor e deixa tudo igual
Já na etapa final, o Equador voltou melhor em busca do empate. Aos 7 minutos, a zaga do Brasil afastou mal e a bola ficou viva na área. Em seguida, Valencia desviou de cabeça, e Mena entrou nas costas da defesa brasileira e finalizou para deixar tudo igual. Após o gol e a queda de rendimento do Brasil, o técnico Tite fez algumas mudanças na equipe em busca da vitória: entraram Vinicius Junior e Casemiro para saídas de Douglas Luiz e Firmino.
Do mesmo modo, as mexidas ajudaram no volume de jogo da seleção brasileira que foi para cima. Após boa jogada de Cebolinha, Lucas Paquetá cruzou para o camisa 18, mas o atacante não conseguiu pegar bem e mandou para fora. Mesmo controlando a partida após o gol de empate, a equipe da casa não tinha a mesma intensidade dos últimos jogos e acabou encerrando a sequência de 10 jogos com vitórias.
BRASIL X EQUADOR – E AGORA?
Já classificado para a próxima fase, o Brasil chegou aos 10 pontos e encerrou a sua participação na primeira fase na liderança do grupo B da Copa América. Dessa forma, a seleção brasileira aguarda os jogos da outra chave para conhecer o seu adversário das quartas de final. O próximo duelo será na sexta-feira (2), às 21h, contra Uruguai ou Chile.
Por outro lado, com o empate, o Equador garantiu a sua vaga após a derrota da Venezuela para o Peru e aguarda a definição de quem vai enfrentar. O duelo que vale vaga nas semifinais será no próximo sábado (3), às 22h (ambos no horário de Brasília).
Foto destaque: Lucas Figueiredo/CBF





