Nesta quarta-feira (9), jogos decisivos movimentaram a 12ª rodada da 2ª fase da . Primeiramente, o Independiente del Valle venceu com facilidade o até então líder do campeonato Emelec, em Quito. Visto que o placar final foi de 3 x 0 para os mandantes. Logo depois, o Barcelona SC superou o Guayaquil City por 2 x 0 em casa e assumiu a ponta de cima do campeonato.
Dessa forma, os Toureiros tomaram a liderança da 2ª fase da Liga com 25 pontos. Enquanto o Guayaquil City permaneceu com 22 pontos e agora mais distante na briga pela 1ª posição. Da mesma forma aconteceu com o Emelec que sofreu um baile diante do Independiente del Valle em Quito. Os Negriazul venceram por 3 x 0 e pularam para o 9º lugar. Porém, com a derrota os visitantes caíram para 3º.
LigaPro 2020 – 12ª rodada da 2ª fase
Independiente del Valle 3 x 0 Emelec
O IDV dominou o jogo. Principalmente nos números de posse de bola e finalizações. Desde o início da partida a equipe que estava jogando casa partiu para cima do adversário. Logo no começo do confronto Murillo acertou a trave com um chute rasteiro de fora da área. Isso já dava indícios do que estava por vir. Pois, aos 31′, o camisa 18 do del Valle recebeu bom passe de Torres, ficou cara a cara com o goleiro e chutou cruzado para fazer 1 x 0.
Os Negriazul continuaram mandando no jogo. Ampliaram o marcador aos 40′ com um golaço de fora da área de Preciado. Então, no intervalo, o técnico Ismael Rescalvo tentou mudar o seu time para a segunda etapa. Porém, nada surtiu efeito. Ao contrário, o Emelec estava apático no jogo e não finalizou no gol do adversário. Com isso, o Independiente del Valle se aproveitou da situação. Em uma bela jogada de contra-ataque aos 43′ Faravelli aproveitou um rebote e empurrou a bola para o gol vazio. Assim, o jogo terminou com 3 x 0 no placar.
Barcelona de Guayaquil 2 x 0 Guayaquil City
O Barcelona aproveitou muito bem a oportunidade que recebeu para pular para a liderança. A princípio o jogo contra o Guayaquil City parecia equilibrado. Mas os donos da casa tiveram quatro boas oportunidades para marcar. Mesmo assim o placar não saiu do zero. Já no segundo tempo, a história foi outra.
Aos 3 minutos, após bela jogada pelo lado direito Velasco deu o passe para Castillo finalizar entre as pernas do goleiro. 1 x 0. Logo depois, aos 6 minutos, mais uma vez o defensor dos Toureiros arrancou pelo lado do campo e cruzou rasteiro, na medida para Álvez marcar o segundo. A partir daí os mandantes controlaram o ritmo do jogo e asseguraram a vitória que garante, até o momento, o 1º lugar nesta 2ª fase do campeonato.
Foto destaque: Reprodução/Barcelona de Guayaquil
Por Carlos Soares




