Sorte ao mito! Torcida do Bahia reage à contratação de Rogério Ceni

Bahia acerta com Rogério Ceni nesta sexta-feira, e anúncio oficial deve acontecer nas próximas horas.

A espera do torcedor do Bahia pelo novo treinador durou apenas dois dias. Rogério Ceni acertou com o Tricolor, e vai comandar o time baiano até o final de 2024, e assume no Campeonato Brasileiro no lugar de Renato Paiva, que pediu demissão do comando do Esquadrão na última quarta-feira (6).

Demitido do São Paulo em abril deste ano, Rogério Ceni chega para assumir seu 5º clube na carreira. Sua passagem de maior destaque aconteceu no Fortaleza, clube no qual conquistou a Copa do Nordeste em 2019, o Campeonato Brasileiro da Série B em 2018, e o bi-Campeonato Cearense em 2019 e 2020.

Além da boa passagem no Tricolor de Aço, Rogério Ceni passou pelo Flamengo, clube pelo qual conquistou três títulos importantes: o Campeonato Brasileiro da Série A em 2020, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca em 2021.

Com o anúncio do acerto do Bahia com o novo treinador, as redes sociais amanheceram com muitos comentários dos torcedores do Esquadrão, em sua grande parte, elogiando a trajetória de Ceni, e desejando sorte ao comandante, que terá como missão, livrar o time do risco do rebaixamento na Série A em 2023.

Torcedores do Bahia comemoram acerto com Rogério Ceni nas redes sociais

A situação do Bahia no Campeonato Brasileiro não é das mais confortáveis. O Tricolor de Aço é o 16º colocado, com 22 pontos, apenas um a frente do Santos, que neste momento, é o 1º time dentro da zona de rebaixamento.

Sem vencer há duas rodadas no Brasileirão, o Bahia precisa pontuar nos próximos jogos para se livrar de vez do risco de ser rebaixado, e para a torcida do Tricolor, a escolha de Rogério Ceni foi correta, já que o treinador tem experiência em outros times, e pode usar seu conhecimento para fazer a equipe baiana crescer e chegar lomnge na Série A.

Outro ponto citado pelos torcedores do Bahia no Twitter nesta manhã é que se o Tricolor conseguir escapar do rebaixamento em 2023, e ficar em uma posição segura para a próxima temporada, a expectativa é a de que o clube, a longo prazo, possa se tornar uma potência no cenário nacional, tendo em vista o poderio de investimento do Grupo City, que administra a SAF do clube.

Relembre o último trabalho de Rogério Ceni como treinador

A última passagem de Rogério Ceni foi treinando o São Paulo, clube que o projetou para o futebol, e que é ídolo, sendo considerado por muitos, o maior jogador que já vestiu a camisa do Tricolor Paulista. Entre 2021, e 2022, o comandante treinou o time em 107 jogos, conquistando 50 vitórias, 29 empates e 28 derrotas.

Como maior feito, Rogério Ceni conseguiu chegar até a final da Copa Sul-Americana em 2022, sendo derrotado pelo Independiente Del Vale por 2 x 0 na decisão e ficando com o vice-campeonato da competição continental.

Nesta temporada, Ceni conseguiu chegar até as quartas de final do Campeonato Paulista, e foi eliminado pelo Água Santa, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. O treinador acabou sofrendo com a falta de peças no elenco Tricolor por conta do surto de lesões que afetou o time no início de 2023, e teve sua saída confirmada após o jogo contra o Puerto Cabello da Venezuela, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana deste ano.

O clima no vestiário não era dos melhores entre Ceni e parte do elenco, o que teria corroborado para que a diretoria são-paulina optasse pela troca do comando técnico no meio da temporada.

O estopim da conturbada relação de Ceni com os jogadores do Tricolor aconteceu após o técnico cobrar o atacante Marcos Paulo de forma mais incisiva na frente de seus companheiros de equipe após a eliminação no Campeonato Paulista, a situação foi levada com indignação pelas lideranças do elenco à diretoria do São Paulo na época.

Qual será o próximo jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro?

O Bahia aproveita a pausa da data FIFA para se preparar para o confronto direto que terá pela frente na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira, o Esquadrão enfrenta o Coritiba, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense.

Caso vença, o time baiano vai aos 25 pontos, e poderá ultrapassar o Goiás, que enfrentará o Palmeiras, fora de casa. O jogo do Esmeraldino acontece um dia depois, na sexta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília).

Próximos jogos do Bahia

Coritiba x Bahia, Brasileirão Série A, Curitiba-PR – 14 de setembro (quinta-feira), 19h (horário de Brasília);

Bahia x Santos, Brasileirão Série A, Salvador-BA – 18 de setembro (segunda-feira), 20h (horário de Brasília);

Flamengo x Bahia, Brasileirão Série A, Rio de Janeiro – RJ – 30 de setembro (sábado), horário a confirmar.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.