Na noite do último domingo (17), o Atlético-MG venceu o Botafogo, pelo placar de 1 x 0, no Engenhão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o triunfo ameniza a pressão sobre o técnico Antônio Mohamed, que teve a demissão cogitada nos últimos dias, após a eliminação da Copa do Brasil. Entretanto, o resultado positivo no Rio de Janeiro não é convincente, uma vez que o Galo caiu de rendimento comparado à temporada passada.
De certo, a vitória pode dar um gás ao time, visto que assumiu a liderança provisória do Brasileirão, com 31 pontos. Apesar disso, a atuação frente ao adversário desfalcado tem despertado críticas por parte da torcida, e é um ponto que chama atenção.
A saber, na campanha do Brasileirão 2021, o Atlético-MG assumiu a liderança na 15ª rodada, com 34 pontos. Além disso, o alvinegro mineiro engatou sequência de oito vitórias consecutivas até chegar na ponta da tabela. Em contrapartida, agora, o time é líder duas rodadas a mais e tem três pontos a menos. Ademais, mantém sequência de apenas três vitórias seguidas, até o momento. Contudo, o Galo soma 60.8 % de aproveitamento, com oito vitórias, sete empates e duas derrotas no Campeonato Brasileiro 2022.
Desfalques prejudica desempenho do Atlético-MG
Certamente, o Galo não desempenha o mesmo rendimento da temporada vitoriosa do ano passado. Isto porque além de viver a pressão após ser eliminado na Copa do Brasil, alguns jogadores não vivem bom momento. Ao passo que recentemente, o clube teve quatro atletas no DM.
A saber, o meio-campista Zaracho (lesão muscular na coxa), o volante Jair (fratura na mão), o atacante Keno (lesão muscular na coxa) e o lateral Dodo (lesão no joelho) estiveram fora dos gramados por certo período. Além disso, o atacante Ademir ficou fora das duas últimas partidas, por testar positivo para a Covid-19.
Contudo, entre todos os desfalques, talvez o do meia argentino Zaracho tenha seja o mais sentido. Isto porque o atleta participou de apenas 23 dos 44 jogos disputados. Na temporada passada, por exemplo, foi vice-artilheiro do time com 13 gols. Agora, o argentino tem somente dois gols anotados.
Apesar disso, foi destaque na vitória sobre o Botafogo. Além de marcar o gol, Zaracho deu cinco chutes ao gol, dois passes decisivos, além de fazer quatro desarmos. Porém, por vir de recente lesão, deve demorar um tempo a recuperar o melhor desempenho.
Por fim, o Atlético-MG se prepara para o próximo desafio no Brasileirão. Portanto, na quinta-feira (21), o time enfrenta o Cuiabá, às 19h (horário de Brasília), na Arena Pantanal.
Foto destaque: Gilson Junio/W9 PRESS/Estadão Conteúdo