O Atlético-MG divulgou que vai realizar algumas ações no próximo jogo do clube, sábado (16), contra o Botafogo, na Arena MRV, em alusão ao título do Campeonato Brasileiro de 1937, que foi reconhecido recentemente pela CBF. Entre essas ações, há o uso de um patch na camisa.
Na divulgação do Atlético, não ficou claro onde o patch estará presente na camisa, mas ele trás a escrita “Tricampeão Brasileiro”, a imagem da taça da competição e o ano de 1937. Há também a presença das três estrelas, que o Galo vai implementando aos poucos na sua identidade visual.
🏆🏟️ Sábado é dia de reencontrar o #Galo, lotar a @ArenaMRV e comemorar uma grande conquista de nossa história: o título Brasileiro de 1937! Para celebrar o reconhecimento da taça, várias ações especiais serão realizadas na nossa casa antes da partida diante do Botafogo!
Ainda… pic.twitter.com/Uy57KWtD7u
— Atlético (@Atletico) September 14, 2023
Na primeira partida da Arena MRV, quando o Galo venceu o Santos por 2 a 0, o clube levou uma réplica da taça de 1937 para que os torcedores celebrassem o título reconhecido como Brasileiro pela CBF.
Índice
O que foi o Campeonato Brasileiro de 1937?
O Torneio dos Campeões de 1937 é considerado o primeiro campeonato de cunho profissional disputado no Brasil. A competição tinha seis clubes, sendo seis deles campeões estaduais de 1936: Aliança (campeão Fluminense), Atlético (campeão Mineiro), Fluminense (campeão Carioca), Portuguesa (campeã Paulista) e Rio Branco (campeão Capixaba). Além disso, a Federação Brasileira de Futebol (FBF) convidou também a Liga da Marinha para disputar o torneio.
Na fase preliminar da competição, Aliança, Liga da Marinha e Rio Branco disputaram uma vaga no quadrangular final. O time capixaba levou a melhor. Na fase final, os times se enfrentaram em dois turnos. Com a vitória valendo dois pontos, o Atlético venceu quatro partidas e empatou uma, somando nove, três a mais que o vice Fluminense. Sendo assim, o Galo se tornou campeão do torneio.
Os jornais da época, como o Estado de Minas, trataram o campeão do Torneio dos Campeões como Campeonato Brasileiro, citando na manchete do jornal do dia seguinte: “O Club Athletico Mineiro conquistou para Minas Gerais o título de Campeão Brasileiro”. Em 2010, quando a CBF unificou os títulos do Robertão e da Taça Brasil como Brasileiros, foi cogitado também o título de 37 para o Galo, mas o clube não correu atrás sobre isso. Em 2021, após conquistar o Brasileirão, o presidente Sérgio Coelho deu início a caminhada para finalmente reconhecer esse torneio nacional.
Agora é Preto no Branco: Confira o ofício da @CBF_Futebol, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que reconhece o #Galo como TriCampeão Brasileiro. 🏴🏳️#CAMpeãoDe37 #GALOTriCAMpeãoBrasileiro #GaloPaixãoNacional 🏆🇧🇷 pic.twitter.com/isamDwq7tH
— Atlético (@Atletico) August 25, 2023
Atlético busca contato com familiares dos campeões
Por ser um título muito antigo e que ficou “esquecido” por muitos, o Atlético não manteve contato com vários nomes daquela época, consequentemente, também não tem contato com os familiares destes jogadores hoje em dia. Por conta disso, o clube iniciou uma campanha nas redes sociais para encontrar as famílias desses atletas e conseguir enriquecer ainda mais a história do título de 1937.
📋 Ajude o Galo a completar esta escalação! Se você conhece familiares dos campeões brasileiros de 1937, escreva para o @galodigital. 👇🏽 https://t.co/mG1hk5VFQp
— Atlético (@Atletico) September 14, 2023
Atlético voltou a ser o primeiro campeão Brasileiro
Por muitos anos, o Atlético se orgulhou de ser o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, já que venceu a edição de 1971, a primeira com esse nome, justamente contra o Botafogo, adversário deste sábado. No entanto, essa narrativa caiu quando a CBF unificou os títulos do Robertão/Taça Brasil, com o Bahia, campeão de 1959, herdando essa alcunha.
Agora, com o reconhecimento do título de 1937, que está inclusive no hino do clube, na parte “Nós somos Campeões dos Campeões, somos orgulho do esporte nacional”, o Atlético pode voltar a dizer que é o primeiro Campeão Brasileiro.
Patch não deve ser a única novidade contra o Botafogo
O patch em alusão ao Brasileiro de 1937 não deve ser a única novidade que o torcedor do Atlético poderá ver em campo contra o Botafogo. O Galo pretende realizar a estreia da sua nova camisa, a terceira da coleção, que é predominantemente na cor preta com detalhes em amarelo. O uniforme é em homenagem a “mudança de casa” do alvinegro, que saiu do Independência e do Mineirão para jogar na Arena MRV, sua casa própria.