O Atlético-MG assinou na tarde desta segunda-feira (21) o acordo com o Ministério Público de Minas Gerais que garante a liberação da Arena MRV. A liberação foi possível por conta de um acordo entre as partes e a validação dos laudos necessários. No entanto, a capacidade máxima não foi liberada.
O Atlético já tinha os laudos de engenharia, sanitário e do Corpo de Bombeiros. Faltava o de segurança, que é por parte da Polícia Militar. Depois de alguns ajustes e uma nova vistoria, a PM liberou o laudo nesta segunda e o Galo correu com ele para o Ministério Público.
No MP, o Atlético precisou assinar um termo de ajuste de conduta sobre o estádio, que já estava preparado e confirmado pelas partes. Juntando os laudos, o clube conseguiu a liberação do órgão público e agora só precisa esperar a confirmação da CBF para a alteração de mudança do local (e horário) do jogo.
“Foram apresentados laudos técnicos de Condições Sanitárias e de Higiene, Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, Segurança e Engenharia, Acessibilidade e Conforto. Sendo assim, a referida praça se encontra aprovada com restrições para a prática de eventos esportivos”, diz o termo de audiência do MPMG com o Atlético, que cita também o Termo de Ajustamento de Conduta.
O Termo de Audiência no MPMG que libera a Arena MRV para realizar eventos esportivos. Dos 46 mil lugares do estádio, "apenas" 44.892 estão liberados. Atlético vai iniciar com 30 mil e vai subir gradativamente.
Estádio deve receber 46 mil só a partir de 2024. pic.twitter.com/7JcDcoCah5
— Alecsander Heinrick (@alecshms) August 21, 2023
Índice
Arena MRV não está completamente liberada
Com 46 mil lugares na Arena MRV, o Atlético já planejava liberar apenas 30 mil para este primeiro jogo, já que o estádio ainda está em fase de teste e a intenção é aumentar a capacidade aos poucos. No entanto, nem se o Galo quisesse ele poderia colocar todos os ingressos à venda. Isso porque o MP liberou “apenas” 44.892 assentos.
O acordo e os laudos são válidos até o fim de 2023. Caso o Atlético queira colocar 46 mil pessoas na Arena MRV, ele precisa solicitar novas vistorias, para obter novos laudos e abrir um novo requerimento no MP. No entanto, isso não deve acontecer, como explicou Bruno Muzzi, CEO do clube: “A Arena terá, operacionalmente, a sua capacidade plena a partir do ano que vem (2024)”.
O que falta para o anúncio do jogo na Arena MRV?
Para poder anuncia o primeiro jogo oficial da história da Arena MRV, o Atlético aguarda a confirmação da CBF. A partida contra o Santos está inicialmente marcada para o domingo (27), às 18h30 , no Mineirão. O Galo então solicitou a entidade para alterar o local, transferindo para a Arena MRV, e também o horário, para 16h.
Assim que o Galo tiver o sinal verde da CBF, vai poder anunciar e começar a venda de ingressos. Esta segunda era o último dia para o Atlético fazer a solicitação da mudança do jogo, mas a parte que mais podia complicar, que era o laudo da PM e o acordo com o MP, já foram resolvidos, então o clube está seguro de poder realizar seu próximo jogo em sua nova casa.
Atlético já treinou na Arena MRV
Na última sexta-feira (18), o elenco do Atlético treinou pela primeira vez no gramado da Arena MRV. Os jogadores estavam finalizando a preparação para o jogo do domingo (20), contra o Vasco, onde foram derrotados. Mas o treino também valeu para os atletas começarem a se familiarizar com a nova casa do clube.
Próximos jogos do Atlético-MG
- Domingo – 27/08 – 16h* – Atlético x Santos – Arena MRV* – 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Sábado – 02/09 – 16h – Athletico-PR x Atlético – Ligga Arena – 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Sábado – 16/09 – 21h – Atlético x Botafogo – Arena MRV – 23ª rodada do Campeonato Brasileiro