CBF confirma Atlético-MG x Cruzeiro na Arena MRV; Veja detalhes

Clássico entre Atlético e Cruzeiro foi confirmado para a nova casa atleticana, que ainda precisa de algumas definições sobre torcida, principalmente

A CBF confirmou que o clássico do segundo turno do Campeonato Brasileiro entre Atlético-MG e Cruzeiro vai ser jogado na Arena MRV, nova casa do Galo. Será o primeiro clássico da história do estádio atleticano. Alguns detalhes ainda precisam ser definidos.

Atlético e Cruzeiro vão se enfrentar no domingo, 22 de outubro, às 16h, em jogo válido pela 28° rodada do Brasileirão. Alterações ainda podem acontecer, mas o mais provável é a data e o horário sejam estas mesmo.

Por se tratar de um novo estádio, ainda é preciso conversas para debater como funcionará a operação do jogo. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o CEO do Atlético, Bruno Muzzi, manteve cautela sobre o clássico: “É uma preocupação muito grande. De todas as conversas que tivemos com os órgãos envolvidos sobre o nosso plano de torcida adversária, operar um jogo com jogo de 50/50 é mais seguro do que operar com 90/10. Vivemos em uma cidade em que a rivalidade é muito grande, é uma casa nova, e estamos com muito zelo por ela”.

Com capacidade para cerca de 45 mil torcedores, a Arena MRV tem uma área determinada para as torcidas visitantes que contempla 4266 lugares. No primeiro jogo do estádio, contra o Santos, foram liberados 30 mil torcedores ao todo, sendo 500 ingressos destinados para os santistas. Já no segundo, contra o Botafogo no próximo sábado (16), serão quase 40 mil torcedores, sendo mil botafoguenses

Para o clássico, o Galo espera ter a capacidade máxima do estádio, mas não necessariamente serão liberados os mais de 4200 lugares para os cruzeirenses. Essa definição será tomada com o aval das autoridades competentes, como a Polícia Militar.

Preocupação do Atlético com depredação

Como disse Muzzi, o Atlético tem muito zelo pela nova casa, e não quer vê-la destruída. Isso é uma preocupação recorrente em clássicos em todo o Brasil. Na última semana, o Botafogo registrou prejuízo de mais de 150 mil no Nilton Santos por conta de ações da torcida do Flamengo. A ideia do Galo é fazer algo para evitar que sua casa seja depredada de alguma forma pelos torcedores rivais.

Nesses casos de depredação, como o que ocorreu no Nilton Santos, a conta vai para o clube visitantes. Ou seja, o Flamengo é quem precisa pagar o prejuízo que seus torcedores causaram. Na Arena MRV, o esquema deve ser o mesmo, com a conta indo para o Cruzeiro em caso de algum problema no setor visitante.

Outros clássicos em 2023

O jogo na Arena MRV será o terceiro do ano entre Atlético e Cruzeiro, no terceiro estádio diferente. Por incrível que pareça, nenhum deles foi ou será no Mineirão. No primeiro, válido pela primeira fase do Campeonato Mineiro, os clubes empataram em 1 a 1 no Independência. Já no segundo, válido pelo turno do Brasileirão, os times se enfrentaram no Parque do Sabiá, em Uberlândia, com vitória atleticana por 1 a 0.

Os dois jogos foram com mando do Cruzeiro. No jogo do Independência, a Raposa estava em litígio com o Mineirão, e por isso não mandou o jogo para lá. O Atlético teve 1871 ingressos para esse clássico. No segundo, o Mineirão não estava disponível, pois recebeu um show. Em Uberlândia, a torcida do Galo teve 5626 ingressos à disposição.

Outros jogos do Atlético

Além do clássico na rodada 28, a CBF definiu os detalhes de outros quatro jogos do Atlético no Campeonato Brasileiro. Confira a sequência atleticana, que começa neste sábado (16):

  • 16/9 (Sábado) – 21h – Atlético x Botafogo – Arena MRV
  • 23/9 (Sábado) – 21h – Atlético x Cuiabá – Arena MRV
  • 30/9 (Sábado) – 21h – Internacional x Atlético – Beira-Rio
  • 7/10 (Sábado) – 18h30 – Atlético x Coritiba – Arena MRV
  • 19/10 (Quinta) – 19h – Palmeiras x Atlético – Allianz Parque
  • 22/10 (Domingo) – 16h – Atlético x Cruzeiro – Arena MRV
  • 26/10 (Quinta) – 19h – Bragantino x Atlético – Nabi Abi Chedid
Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes de Trivela e Futebol na Veia, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.