No último Campeonato Brasileiro, os dois artilheiros estiveram no time campeão: o Flamengo. O líder no quesito foi Gabriel Barbosa, o Gabigol, com 25 gols marcados. Em segundo, seu companheiro de ataque, Bruno Henrique, com 21 tentos. No entanto, quais são os favoritos para a artilharia de 2020? O Brasileirão de 2020 ainda não tem data definida para o seu início, por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Contudo, os vinte clubes já enviaram carta à CBF, afirmando que o campeonato terá as suas 38 rodadas. Dessa forma, muitos jogadores aparecem na lista de possíveis candidatos à artilharia.
Gabigol – Flamengo
O 1° e principal entre eles é Gabigol. O atleta fez grande temporada no Flamengo, além de ter começado o 2020 tão bom quanto terminou o ano passado. Desde que chegou ao Rubro-Negro Carioca, no início de 2019, foram 59 partidas e 43 gols, sendo 25 deles no Brasileirão, além de oito assistências, coroando-o com o título de Craque do Campeonato. Ainda assim, em 2020, são dez jogos e 11 gols, liderando a artilharia da equipe.
Bruno Henrique – Flamengo
O 2° na lista é o seu companheiro de ataque, Bruno Henrique. O atacante fez o seu melhor ano da carreira, inclusive sendo convocado para a Seleção Brasileira. Ao todo, foram 70 jogos e 40 gols pelo Flamengo no ano de 2019. Consequentemente, sua temporada fantástica lhe rendeu os prêmios de Rei da América, ao ser coroado como melhor jogador da Libertadores da América, e o troféu de Craque do Campeonato Brasileiro. Em 2020, o camisa 27 fez oito jogos e cinco gols. Logo, mantendo uma excelente média.
Gilberto – Bahia
Em 3° lugar, Gilberto, centroavante do Bahia. Desde chegou a equipe de Salvador, o camisa nove fez 93 partidas e marcou 45 gols. No último campeonato foram 14, empatado com Eduardo Sasha do Santos. Entretanto, a equipe do técnico Roger Machado não fez um início de ano promissor. Porém, vieram alguns reforços e, com essa parada, ajustes devem ser feitos. Portanto, o bom elenco pode favorecer para Gilberto se configurar na artilharia.
Luiz Adriano – Palmeiras
Com os seus 33 anos de idade, Luiz Adriano ainda tem produzido o suficiente no Palmeiras para lhe manter como o centroavante titular. Em 2019, sua chegada mudou o panorama da equipe, que tinha Borja e Deyverson na posição, e que não eram nada produtivos. Foram 28 jogos e 10 gols marcados. No entanto, em 2020, são dez jogos e cinco gols marcados.
Houve mudança no comando técnico, agora com Vanderlei Luxemburgo. Assim, havendo a necessidade de uma nova adaptação, visto às mudanças táticas implantadas. Além disso, houve a chegada de Rony no ataque, que pode ajudar na evolução do camisa 10 e da equipe.
Foto em destaque: João Carlos Gomes