A Arena MRV se prepara para receber seu maior público em um jogo de futebol desde que foi inaugurada. A partida entre Atlético-MG e Cuiabá, que acontece no sábado (23), às 21h. O Galo colocou 40 mil ingressos à venda e restam poucos para serem vendidos.
Para a partida deste sábado, o Atlético tem a liberação de público de 40 mil para a Arena MRV. Cerca de sete mil desses ingressos estão reservados para donos de cadeiras cativas e camarotes, além de uma outra parcela para organizadas e conselheiros comprarem. A carga para o “torcedor comum” foi colocada à venda no início da manhã de terça-feira (19) e, na tarde desta quarta (20), restavam pouco mais de 2.500 ingressos ainda a serem comercializados. Com isso, é certo dizer que o público vai ultrapassar a marca da partida contra o Botafogo, no último sábado, que é o atual recorde.
No primeiro jogo da história de seu estádio, o Atlético tinha apenas 30 mil lugares liberados pelas autoridades, e colocou 29.782 torcedores presentes, sendo 24.574 de pagantes. Já no segundo jogo, contra o Botafogo, o Galo conseguiu liberação para 40 mil, mas colocou 31.720, sendo 26.302 pagantes. Contra o Cuiabá, com menos de 2.500 ingressos restantes, é certo que teremos público próximo a 40 mil na Arena MRV.
Teremos recorde de público na Arena MRV para Atlético x Cuiabá. No site, restam pouco mais de 2500 ingressos. Ou seja, já é certo que vamos ter mais que os 31 mil que tivemos contra o Botafogo.
Expectativa dos ingressos se esgotarem. Carga é de 40 mil ingressos. pic.twitter.com/4GuOif3OvE
— Alecsander Heinrick (@alecshms) September 20, 2023
O número abaixo do esperado contra o Botafogo se deu muito pelo preço alto dos ingressos, com o mais barato sendo R$ 90 para o sócio que paga o plano mais cara do sócio. Por isso, para o jogo contra o Cuiabá, o Atlético decidiu abaixar os preços. O mais barato para o jogo deste sábado custa R$ 60 para a mesma categoria de sócio citada anteriormente.
Público na Arena MRV
A Arena MRV tem capacidade para cerca de 45 mil torcedores. No entanto, o Atlético ainda não tem o aval para liberar a capacidade máxima. Isso porque o estádio foi inaugurado e está sendo utilizado antes das reformas necessárias ao seu redor. Além disso, por ser um objeto novo, é preciso operá-lo em forma de escala. Com isso, o Galo tratou de aumentar aos poucos o público presente em sua nova casa.
No primeiro evento, chamado de “Nascimento do Campo”, cerca de nove mil pessoas estiveram presentes na Arena MRV. Já no segundo, o “Lendas do Galo”, o público aumentou para 20 mil. No primeiro jogo oficial, contra o Santos, foram 30, já contra Botafogo e Cuiabá, 40 mil. A ideia do Atlético é ter público máximo a partir do clássico contra o Cruzeiro, no dia 22 de outubro.
Arrecadação na Arena MRV
Com os dois jogos na Arena MRV, o Atlético já teve arrecadação bruta de mais de R$ 4,3 milhões. No entanto, teve despesas altas, de mais de R$ 2 milhões. Com isso, o clube teve de arrecadação final, chamada de receita líquida, pouco mais de R$ 2,2 milhões milhões. A média de lucro (51%), fica abaixo da média da temporada (54%), somando os jogos que o Galo fez no Mineirão e no Independência.
@ArenaMRV | Jogo 2
O Galo enfrentou o líder do Brasileirão e conseguiu uma importante vitória.
As gratuidades seguem elevadas e um erro na precificação impediu que todos os ingressos disponíveis fossem vendidos.
As receitas foram elevadas, mas como os custos também cresceram a… pic.twitter.com/wLa01h9BwA
— Finanças do Galo (@Financeiro_Galo) September 19, 2023
Essa lucratividade abaixo é normal para o início de operação da Arena MRV, como já citou o CEO do clube, Bruno Muzzi, diversas vezes. Isso porque, como o estádio é um objeto completamente novo, o clube só vai conseguir acertar as coisas ao longo do tempo, com o passar dos jogos. Por isso, é normal que no início as despesas sejam altas, pois o Galo ainda não sabe, por exemplo, quantas pessoas são necessárias para a segurança, que é uma despesa importante e, quando acertada, custará menos. O mesmo vale para todas as outras despesas.