O São Paulo deu um show de bola na noite desta quinta-feira (8), e venceu o time do Deportes Tolima, da Colômbia, pelo placar de 5 x 0, em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com 13 pontos ganhos em cinco jogos, o Tricolor, tem 11 gols a favor, e nenhum sofrido na competição, sendo assim, o saldo são paulino é de nada mais nada menos do que 11, oito a mais do que o Tigre, 2º colocado da chave, com dez pontos ganhos, e praticamente não tem mais chances de tomar a liderança do time paulista, já que vai enfrentá-lo na última rodada, no Estádio do Morumbi, e precisa tirar uma diferença de oito gols de saldo, o que é pouco provável.
Sendo assim, o São Paulo volta às suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (11), o Tricolor vai enfrentar o Palmeiras, no clássico Choque-Rei, no Estádio do Morumbi, às 16h (horário de Brasília). Erison e Nestor devem voltar ao time após longo período fora por lesão. Pelos lados do Palmeiras, a maior ausência é a de Gustavo Gómez. O zagueiro paraguaio, e ídolo da torcida palmeirense recebeu o terceiro cartão amarelo no confronto diante do Coritiba e está fora do clássico.
Após dois jogos sem vencer, o São Paulo voltou a jogar bem e além de vencer, convenceu o torcedor são-paulino com um futebol ofensivo, vistoso, e altamente competitivo. Desde que assumiu o time Tricolor depois da saída de Rogério Ceni, Dorival Júnior, que está sendo cotado para assumir a Seleção Brasileira deu uma cara muito interessante ao time paulista. Com uma identidade de jogo bem definida, o treinador conseguiu vencer as limitações do elenco, que sofreu muito por conta de leões, e apresentou resultados muito convincentes no comando do clube até o momento.
Em sua segunda passagem como treinador do São Paulo, Dorival Júnior soma 14 jogos, com oito vitórias, quatro empates e somente duas derrotas. Uma para o Sport, por 3 x 1 pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio do Morumbi, e a outra foi para o Grêmio, pelo placar de 2 x 1, na Arena, em Porto Alegre, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento de pontos do treinador é excelente, 66,7%. São 25 gols marcados, média de quase dois por partida, e 10 sofridos. O Tricolor é inclusive uma das melhores defesas do futebol brasileiro.
São Paulo sob o comando de Dorival Júnior em 2023:
⚔️ 14 jogos
✅ 8 vitórias
⚖️ 4 empates
❌ 2 derrotas
📊 66.7% aproveitamento
⚽️ 25 gols marcados (1.8 /j)
🚫 10 gols sofridos (0.7 /j!)
👟 5.5 chutes p/ marcar gol (!)
⚠️ 11.8 chutes p/ sofrer gol (!)
📈 60.9% posse— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 9, 2023
Relembre a primeira passagem de Dorival Júnior pelo São Paulo
Em 2017, o São Paulo vivia um de seus momentos mais delicados de sua história. O time estava prestes a ser rebaixado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, e contratou Dorival Júnior para fazer o time se manter na primeira divisão do futebol nacional. Rogério Ceni, em sua primeira experiência como treinador, acabou deixando o clube em que é ídolo em uma situação muito complicada. Demitido do cargo, sendo substituído por Dorival, restou ao experiente treinador a missão difícil de manter o time são-paulino na elite.
Missão essa cumprida de forma sofrida, mas eficiente. O treinador assumiu o São Paulo na 13ª rodada daquele Campeonato Brasileiro, e só foi se livrar definitivamente do risco de ser rebaixado na 36ª rodada. Por incríveis sete pontos, o Tricolor não foi para a Série B. Com esse feito, e por salvar o time da Série B, a diretoria são-paulina, optou por manter o treinador para o ano seguinte. Porém, por conta de maus resultados no Paulistão, acabou demitido. Dorival fez 40 partidas no comando do time paulista em sua primeira passagem, com 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas.