Aposentadoria ou renovação com o Atlético-MG? Mariano comenta sobre futuro na carreira

Mariano tem contrato com o Atlético até o fim do ano e conversas para renovação ainda não se iniciaram, mesmo ele sendo titular do time

Com contrato próximo de se encerrar com o Atlético-MG, o lateral-direito Mariano, de 37 anos, falou sobre os planos para o futuro na carreira, se pensa em aposentadoria ou em renovar o contrato com o Galo. Ele vem sendo titular do time de Felipão.

Mariano tem contrato com o Atlético até dezembro. Ele já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, mas foca no dia após dia e espera para definir seu futuro. A única certeza do jogador é que não irá se aposentar após a temporada.

– Aposentadoria não (penso). Creio que ainda tenho muita coisa para acrescentar no futebol. Não teve conversa (para renovar), nem da minha parte nem do clube. Entendo. Nesses momentos da carreira tem essa situação de questão de tempo, de um dia após o outro. Estou tranquilo e consciente do que venho fazendo e posso acrescentar. 

Mariano citou que, se a renovação com o Atlético não acontecer, ele vai sair do clube “tranquilo e de cabeça erguida”. O jogador atuou em 17 das 24 partidas do Galo no Campeonato Brasileiro, sendo titular em 13 delas. Nos últimos quatro jogos, ele foi o escolhido de Felipão, sendo até capitão do time contra o Athletico-PR, quando Battaglia não estava disponível.

O diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, já citou algumas vezes que o clube não está focado em renovações no momento, e sim no objetivo de chegar na Copa Libertadores. Com isso encaminhado, aí sim o Galo pensará nos jogadores que estão com contrato no fim. Apesar disso, o alvinegro já iniciou sim algumas conversas, como com Guilherme Arana, que entra no último ano de contrato em 2024.

Os “30tões” estão na moda

Mariano já tem uma idade avançada para o mundo do futebol. Aos 37 anos, muitos jogadores já pararam ou estão em seu último ano como profissional. Mas recentemente essa história tem mudado. Os atletas atuam cada vez mais tempo, começando mais cedo e terminando mais tarde. Mariano, que já garantiu que vai seguir jogando, atrela isso ao profissionalismo que se aflorou nos últimos anos.

– Quando você chega aos 30, muitos começam a querer te parar. No futebol, de cinco ou seis anos pra cá, o jogador começou a se cuidar mais. Você vê os jogadores treinando fora do clube, se preparando, para melhorar. Muitos de nós, e me incluo aí, perdemos a velocidade, mas não perdemos o “entender do futebol”. A gente consegue ler o futebol dentro e fora de campo, fazer algumas coisas que garotos ainda não conseguem entender.

Mariano pelo Atlético

Mariano tem uma história curiosa com o Atlético. Em 2008, ele chegou ao clube por empréstimo e era um dos poucos que se destacava em campo. Apesar disso, foi mandado embora por ter abandonado a concentração de um jogo para ir para a balada. Ele retornou ao Galo em 2020, a pedido de Sampaoli. Mais experiente, se tornou um dos principais jogadores do time multicampeão em 2021 e hoje é um dos líderes do elenco.

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes de Trivela e Futebol na Veia, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.