O início de 2021 para o Confiança era muito promissor, visto o calendário que o time teria pela frente. Após garantir a continuação na Série B, para o segundo ano consecutivo, o clube lutaria para mais uma luta de continuação na 2ª divisão, além de duelos em outras frentes. Porém, o Dragão do Bairro Industrial fez do seu ano 2021 uma temporada sem sucessos.
O Confiança foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro 2022. Assim, o clube precisava vencer a Ponte Preta no último sábado (20), porém acabou sendo derrotado por 1 x 0, com gol de Moisés. Dessa forma, o Dragão do Bairro Industrial vai para a última rodada da Série B sem chances matemática de permanência, iniciando assim o pensamento e planejamento para a próxima 3ª divisão.
Índice
Confiança em números gerais na temporada
A princípio, o Confiança iniciou sua temporada no dia 20 de fevereiro, quando venceu por 2 x 1 o Atlético Gloriense. Lá o clube defendia o título, já que era o atual campeão do estadual. Ao longo de 2021, o clube já disputou 59 jogos em cinco competições (Obs: o encerramento da temporada acontece no próximo domingo (28), contra o Remo).
Assim, o time venceu 17 jogos, empatou 18 vezes e foi derrotado em 24 oportunidades. Ademais, o clube marcou 72 gols e sofreu 65 nesse período. Deixa a temporada com quatro eliminações e um rebaixamento. Por fim, foram quatro treinadores ao longo da temporada, sendo três permanentes e um interino.
- Jogos: 59
- Vitórias: 17
- Empates: 18
- Derrotas: 24
- Gols marcados: 72
- Gols sofridos: 64
Campeonato Sergipano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil: três eliminações
Logo após acabar a temporada 2020 que se estendeu até janeiro o Confiança iniciou o planejamento para a nova. A princípio, a permanência do treinador Daniel Paulista foi vista como fundamental, para a continuação do projeto. Mas, após contratações e mudanças o time não engrenou em um primeiro momento.
Na Copa do Nordeste o time não conseguiu repetir o feito da temporada anterior, aonde chegou até as semifinais, sendo eliminado na fase de grupos, após uma vitória, cinco empates e duas derrotas. Já na Copa do Brasil foi derrotado para o 4 de julho, por 1 x 0, ainda na primeira rodada.
No Campeonato Sergipano o time passou bem pela primeira fase, porém nas semifinais foi eliminado para o seu maior rival, o Sergipe. Foram 12 jogos, com sete vitórias, três empates e duas derrotas. Por fim, a eliminação custou o emprego do treinador Daniel Paulista, que não continuou para a Série B.
Campeonato Brasileiro Série B do Confiança
Com a chegada do treinador Rodrigo Santana, mais longo período de preparação, com três semanas, o time tinha a expectativa de fazer uma Série B pela permanência. Assim, o time estreou na Arena Batistão, contra o Cruzeiro, em vitória por 3 x 1. Porém, após isso o time caiu na competição. Ao todo, com o comandante, foram dois triunfos, quatro empates e oito derrotas, com o time na 20ª posição. Assim, deixou o comando do clube, sendo demitido no dia 26 de julho.
Após ele, Zé Carlos e Luizinho Lopes chegaram a comandar o time durante a passagem na temporada. O segundo, aliás, é o responsável pela briga até o fim pela permanência, com seis vitórias em 17 jogos e um futebol competitivo. Porém, não o suficiente para sobreviver. Enfim, o time se despede da Série B após dois anos.
Por fim, o Confiança acabou sendo derrotado pelo Sousa-PB na pré-Copa do Nordeste 2022. Assim, após derrota nos pênaltis, o time não terá o principal regional do país em seu calendário na temporada do próximo ano.
Hoje vamos reviver alguns momentos que passamos ao longo desse ano na Série B do Campeonato Brasileiro. Entre superação, arrancadas e novas páginas, estivemos sempre juntos escrevendo essa história azulina. Agora, não é diferente. pic.twitter.com/NjqIKEQlX7
— Confiança (@adc_confianca) November 18, 2021
Resumo geral e despedida de 2021
- Campeonato Sergipano: eliminado nas semifinais
- Copa do Nordeste: eliminado na fase de grupos
- Copa do Brasil: eliminado na primeira fase
- Pré-Copa do Nordeste: eliminado na segunda rodada
- Brasileiro Série B: rebaixado
Por fim, o time encerra 2021 no próximo domingo (28), fora de casa. Assim, encara o Remo no Pará, onde busca encerra com vitória a temporada. Portanto, para 2022, o clube tem apenas ao longo de 12 meses a disputa do Campeonato Sergipano e da Série C do Campeonato Brasileiro.
Foto destaque: Divulgação/Lucas Almeida/ADC


