América e Chapecoense são os dois atuais campeões da Série B. Assim, em ascensão, vêm muito com muito gás para a Série A. Por isso, há uma alta expectativa nas equipes, já que garantiram a vaga na elite do futebol nacional com quatro rodadas de antecedência.
No entanto, reza a lenda que clube que sobe para a Série A têm tendência a voltar para a Série B na temporada seguinte. A princípio, um dos times que quebrou essa profecia foi o RB Bragantino, que vem fazendo uma boa campanha.
Em primeiro lugar, a Chapecoense já caiu para a segundona uma vez, em 2019. O América, contudo, caiu mais vezes, porém, diferentemente da Chape, o Coelhão fica “passeando” entre as Séries A e B há alguns anos. Dessa forma, a instabilidade e luta para se firmar na elite têm se tornado constantes.
O time mineiro geralmente sobe levantando o caneco da Série B, ou, pelo menos, como vice-campeão. Entretanto, não demora muito, acaba caindo. O América, por sua vez, geralmente tem um elenco bom, mas o acúmulo de deslizes dificulta a permanência na Série A do Brasileirão.
América-MG
Há rumores de que o América esteja em busca de um diretor de futebol que tenha “a cara da Série A”. Na busca por um perfil, os nomes Klauss Câmara e Júnior Chavére estão entre os favoritos. Portanto, ambos têm boas experiências com times da elite do Brasileiro e estão sem clube. Até agora, o Coelho ainda não entrou em contato com nenhum deles, já que aguarda a eleição do novo presidente no dia 22.
https://twitter.com/AmericaMG/status/1355348294445232129?s=20
Além da corrida por um diretor de futebol, o América vem reforçando o plantel. Já foi anunciada a contratação do zagueiro Ricardo Silva e a renovação de Marcelo Toscano, que vai jogar na Série A pela primeira vez.
Para a 1ª rodada do Campeonato Mineiro, o técnico Lisca vai apostar um elenco jovem. Praticamente todos os jogadores têm menos de 20 anos. Isso demonstra, mais uma vez, a força das categorias de base e quão necessárias elas são para a saúde de um clube como um todo.
Chapecoense
Bem como o América, a Chapecoense está em processo de chegadas e partidas. O jogador Alan Ruschel acertou com o Cruzeiro por duas temporadas. Além disso, Roberto se despediu do time e João Ricardo optou por não renovar o contrato. Em contrapartida, o clube renovou o contrato de Alan Santos e do lateral Ezequiel.
https://twitter.com/ChapecoenseReal/status/1355613656101359619?s=20
Para o elenco da competição do Brasileirão e para o Catarinense, o clube conta com 28 jogadores no total. Além disso, aguarda a chegada dos zagueiros Felipe Santana e Luiz Otávio. De acordo com o preparador físico da equipe, Marcelo Rohling, nos primeiros momentos, é essencial reconhecer o nível dos jogadores antes de dar qualquer passo.
“Neste primeiro momento, nos dois primeiros dias, vamos focar em reconhecer o grupo. Vamos ver como estão voltando após a parada. Para isso, temos avaliações para mapear os atletas em relação ao desequilíbrio de força e nível de resistência. A partir daí, vamos prescrever o melhor trabalho possível para acatar individualmente as deficiências de cada um. É um curto período de tempo, mas se o tempo é esse, temos que nos adaptar para tornar os atletas mais competitivos.”
Foto Destaque: Reprodução/GE