América e Chapecoense são os dois atuais campeões da Série B. Assim, em ascensão, vêm muito com muito gás para a Série A. Por isso, há uma alta expectativa nas equipes, já que garantiram a vaga na elite do futebol nacional com quatro rodadas de antecedência.

No entanto, reza a lenda que clube que sobe para a Série A têm tendência a voltar para a Série B na temporada seguinte. A princípio, um dos times que quebrou essa profecia foi o RB Bragantino, que vem fazendo uma boa campanha.

Em primeiro lugar, a Chapecoense já caiu para a segundona uma vez, em 2019. O América, contudo, caiu mais vezes, porém, diferentemente da Chape, o Coelhão fica “passeando” entre as Séries A e B há alguns anos. Dessa forma, a instabilidade e luta para se firmar na elite têm se tornado constantes.

O time mineiro geralmente sobe levantando o caneco da Série B, ou, pelo menos, como vice-campeão. Entretanto, não demora muito, acaba caindo. O América, por sua vez, geralmente tem um elenco bom, mas o acúmulo de deslizes dificulta a permanência na Série A do Brasileirão.

América-MG

Há rumores de que o América esteja em busca de um diretor de futebol que tenha “a cara da Série A”. Na busca por um perfil, os nomes Klauss Câmara e Júnior Chavére estão entre os favoritos. Portanto, ambos têm boas experiências com times da elite do Brasileiro e estão sem clube. Até agora, o Coelho ainda não entrou em contato com nenhum deles, já que aguarda a eleição do novo presidente no dia 22.

Além da corrida por um diretor de futebol, o América vem reforçando o plantel. Já foi anunciada a contratação do zagueiro Ricardo Silva e a renovação de Marcelo Toscano, que vai jogar na Série A pela primeira vez.

Para a 1ª rodada do Campeonato Mineiro, o técnico Lisca vai apostar um elenco jovem. Praticamente todos os jogadores têm menos de 20 anos. Isso demonstra, mais uma vez, a força das categorias de base e quão necessárias elas são para a saúde de um clube como um todo.

Chapecoense

Bem como o América, a Chapecoense está em processo de chegadas e partidas. O jogador Alan Ruschel acertou com o Cruzeiro por duas temporadas. Além disso, Roberto se despediu do time e João Ricardo optou por não renovar o contrato. Em contrapartida, o clube renovou o contrato de Alan Santos e do lateral Ezequiel.

Para o elenco da competição do Brasileirão e para o Catarinense, o clube conta com 28 jogadores no total. Além disso, aguarda a chegada dos zagueiros Felipe Santana e Luiz Otávio. De acordo com o preparador físico da equipe, Marcelo Rohling, nos primeiros momentos, é essencial reconhecer o nível dos jogadores antes de dar qualquer passo.

“Neste primeiro momento, nos dois primeiros dias, vamos focar em reconhecer o grupo. Vamos ver como estão voltando após a parada. Para isso, temos avaliações para mapear os atletas em relação ao desequilíbrio de força e nível de resistência. A partir daí, vamos prescrever o melhor trabalho possível para acatar individualmente as deficiências de cada um. É um curto período de tempo, mas se o tempo é esse, temos que nos adaptar para tornar os atletas mais competitivos.”

Foto Destaque: Reprodução/GE

Cler Santos
Eu escolhi jornalismo pois além de muito faladeira, semrpe fui uma leitora voraz. Um belo dia vendo Globo Repórter, eu disse a minha mãe que queria viajar muito como a Glória Maria, e ela me disse " então tem que ser jornalista ". É meu objetivo desde então. Já tive experiência de escrever no jornal da escola, estive sempre entre os primeiros lugares nos campeonatos de texto. Em jornalismo mesmo, participei como redatora voluntária para o site " dicas de jornalismo " por cerca de 1 mês na editoria de cultura, em que escrevi sobre mulheres negras, público LGBTQIA+ e veganismo negro. Além disso, já entrevistei e escrevi sobre o radialista de esportes Emerson Pancieri, E a jornalista do MGTV, Cláudia Mourão. Produzi 2 podcasts em grupo, um sobre um time de rugby paraolímpico, e outro sobre semiótica, jornalismo e o caso de Mariana Ferrer. Por fim, participei de uma propaganda sobre a importância do jornalismo para a comunidade com a âncora do MGTV Aline Aguiar.