MP-SP pede adiamento de Corinthians x Palmeiras por causa de jogo do São Paulo; entenda

Dérbi Paulista está marcado para às 16h deste domingo, enquanto o jogo do São Paulo contra o Coritiba terá início às 20h30, no Morumbi

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) promete tentar intervir na realização de um dos jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O órgão deseja o adiamento do clássico entre Corinthians x Palmeiras, marcado para este domingo (3). A solicitação se dá em virtude da preocupação com possíveis confrontos de torcedores dos três grandes da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo), já que no mesmo dia o Tricolor Paulista encara o Coritiba, no Morumbi.

Enquanto o Dérbi Paulista está agendado para às 16h (horário de Brasília) deste domingo (3), a partida do São Paulo contra o Coritiba acontece às 20h30 (horário de Brasília) do mesmo dia. Com isso, estima-se que, no mínimo, 70 mil torcedores corintianos (o clássico será com torcida única) e tricolores poderão usar numa mesma hora, trem, metrô e ônibus.

Em entrevista à ‘ESPN', Paulo Castilho, integrante da Comissão Permanente de Combate à Violência no Futebol em São Paulo, chamou atenção para os riscos que os torcedores correm devido a realização dos jogos citados.

“É uma temeridade. Nós vamos ter 50 mil corintianos saindo da Arena. E cerca de 40 mil são paulinos indo para o Morumbi. O perigo de confronto é muito claro”, destacou Paulo.

Roberto Bacal, presidente da comissão, enviou à Federação Paulista de Futebol (FPF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Polícia Militar, um ofício atentando para esse “alto risco” com as duas partidas próximas no horário.

Confira a resposta da FPF

“Neste sentido, a FPF, a Confederação Brasileira de Futebol, este D. Ministério Público, e o 2º Batalhão de Polícia de Choque realizaram tratativas no sentido de encontrar solução alternativa à satisfação das necessidades de todas as partes, entretanto, em caráter excepcional, a partida entre Corinthians e Palmeiras não será passível de alteração, razão pela qual solicitamos os costumeiros préstimos de V.Sas. na garantia da segurança e manutenção da ordem dos torcedores nas praças esportivas em questão”.

MP-SP pede adiamento de Corinthians x Palmeiras por causa de jogo do São Paulo; entenda
Torcedores do São Paulo no entorno do Morumbi (Foto: Icon Sport)

CBF não deve acatar pedido

Até o momento a CBF não se posicionou sobre o assunto. No entanto, a entidade reluta em realizar a alterações nas datas, já que o São Paulo tem compromisso marcado nesta quinta-feira (31), contra a LDU, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Desse modo, o Tricolor não poderia jogar no sábado (2), por exemplo, pois não haveria tempo hábil para preparação da equipe de Dorival Júnior.

A confederação também não indica que mudará a data do clássico entre Corinthians x Palmeiras. Internamente, o sentimento é de que a proximidade do duelo e o calendário apertado dificultam um possível remanejamento.

Vale lembrar que o Corinthians entrou em campo na última terça-feira (29), também pela Sul-Americana. Em La Plata (Argentina), o Timão foi derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes, mas venceu nos pênaltis e avançou à semifinal continental. A tendência

Posicionamento da Polícia Militar

A Polícia Militar de São Paulo também se mostra bastante preocupada com a realização dos jogos de Corinthians, Palmeiras e São Paulo no mesmo dia. Em documento enviado ao MP, a PM lembrou que neste mesmo domingo (3) outros eventos na cidade também exigirão efetivo considerável de segurança. Às 12h, o Allianz Parque receberá a final da Super Copa Pioneer, principal torneio de várzea de São Paulo. Já no autódromo de Interlagos, acontecerá o The Town, festival de música que vai atrair milhares de fãs.

Ainda de acordo com a PM, o grande perigo não mora dentro dos estádios, mas sim fora deles. A principal preocupação dos agentes de segurança são os encontros de torcedores rivais em estações de trem e metrô espalhadas por São Paulo, além de possíveis confrontos em bairros mais afastados das arenas.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.