Vitória do Santa Cruz, o time do povo

Primeiramente, é inegável que o Santa Cruz, assim como outros clubes do futebol brasileiro, possuem torcedores do “baixo clero”, ou seja, de menor poder financeiro. No entanto, durante a semana, que precedeu o duelo de volta, entre Retrô e o time coral, ainda houve quem quisesse afastar o grande público dos estádios.

Entenda o contexto da polêmica entre Retrô x Santa Cruz

A saber, tudo começou antes da partida de ida da 2ª fase da Série D, com a fala do presidente da equipe azulina, Laércio Guerra. Na ocasião, o empresário anunciou, em entrevista à Rádio Jornal, que o valor do ingresso seria de 300 reais para o confronto de volta, com o seu mando. No entanto, após decisão judicial e acordo entre os clubes, o preço caiu para 80 reais.

De antemão, já estou antecipando que farei um preço maior no jogo de volta, o que é direito nosso, de 300 e 150 reais, meia entrada. Todo mundo fala que eu tenho dinheiro, mas eu preciso arrecadar, e como o Santa Cruz tem uma torcida de massa, espero contar com a ajuda da sua torcida. Sem receita, não se faz futebol.”

A história do Santa é digna de sua torcida

Primeiramente, em 1914, 11 jovens, que jogavam bola no pátio da Igreja de Santa Cruz, razão do nome do clube, o fundaram. Assim, nascia aquele que seria o time do povo, de facto. Na sequência, em 1915, o preto e branco original do nascimento coral, ganhou o vermelho. Assim, ficou marcada nas três cores, a união de todas as raças.

Além disso, nos anos 70 durante a construção do Estádio do Arruda, o gigante de concreto tricolor contou com a ajuda dos torcedores para ser erguido. No momento, a Cobra Coral possui uma das torcidas mais apaixonadas e fiéis do Brasil, que não abandonam o time, seja qual for a divisão.

Página virada, ou não?!

Dessa forma, sabemos que o Retrô ainda é um clube novo e com rápida ascensão, em apenas três anos como profissional. No entanto, há muito o que conhecer e lidar com a história do futebol e dos seus rivais.

A princípio, nenhuma decisão monocrática deu certo ou trouxe bons frutos para a humanidade, e não seria diferente no mundo da bola. Assim, com a classificação coral, fica a lição de que o futebol é e sempre será o esporte do povo!

Foto destaque: Divulgação/Evelyn Victoria/Santa Cruz FC 

Payciúma Luiz
Quase duas décadas acompanhando futebol me obrigaram a seguir esse caminho. Acabei me apaixonando pela metamorfose ambulante do mundo da bola e fiz disso o meu ofício. 23 anos, estudante de Jornalismo na UNIBRA, setorista do Santa Cruz no FNV, do Venezia no PL Brasil e torcedor do Paysandu Sport Club.
Você está aqui
Futebol Na Veia > Notícias do Brasileirão Série D > Vitória do Santa Cruz, o time do povo

Deixe um comentário