Vila Nova x Operário (VG) Como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Nesta sexta-feira (28), pelas oitavas de final da Copa Verde 2022, ocorreu o embate entre Vila Nova x Operário (VG), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. Depois de confirmar a permanência no Campeonato Brasileiro Série B, o Tigre conseguiu vencer o adversário por 2×1 e se classificar para as quartas de final. 

Em um jogo bastante disputado, o Vila Nova abriu o placar com Kaio Nunes no iniciozinho do jogo. O Operário (VG) empatou no segundo tempo com Henrique. Por fim, o Tigre garantiu sua vitória com finalização de Diego Tavares

Assista aos melhores momentos de Vila Nova x Operário (VG)

https://youtu.be/bsxYgVFjdzA

1º tempo: Vila Nova marca gol relâmpago e domina o jogo

Primeiramente, cabe destacar as especificidades dos momentos vivenciados pelas equipes. Isto porque o Vila Nova, após ocupar por muitas rodadas a lanterna da Série B, conseguiu dar a volta por cima e se livrar do rebaixamento. Já o Operário (VG) também garantiu sua permanência, só que na Série D. 

Antes da partida começar, o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga estava sem luz. Por isso, não se sabia se o jogo poderia sofrer atrasos. Mas, minutos antes do horário marcado para o embate, a energia foi reestabelecida. 

Logo aos 3′, o Vila Nova conseguiu abrir o placar. Em uma bela e inteligente jogada, Dentinho aplicou uma caneta no marcador do Operário (VG), cruzou rasteiro a bola e Kaio Nunes marcou o gol. 

Três minutos depois, o atacante Dentinho tentou chegar ao gol novamente. O jogador arrancou e conseguiu passar pela marcação. No entanto, na hora de finalizar, o goleiro Alencar travou a jogada. 

A equipe tricolor tentava dar uma resposta, mas esbarrava em erros individuais. Aos 10′, Rafael Mineiro conseguiu dominar e tentou puxar um contra-ataque. Mas, o jogador realizou um passe errado e o Tigre conseguiu retomar a posse de bola. Na continuação dessa jogada, Kaio Nunes finalizou mais uma vez, mas a bola foi para fora.

Após os lances iniciais, a partida perdeu um pouco da pressão. Nenhuma das equipes conseguia passar do meio-campo. Por isso, não ocorriam novas chances de gol. 

Aos 22′, o Vila Nova voltou a pressionar. Dentinho arriscou bom chute de fora da área e a bola passou rente ao travessão. Alguns minutos depois, Matheuzinho finalizou de primeira, dentro da área, mas o goleiro Alencar defendeu. 

Durante o restante da primeira etapa, o Tigre continuou dominando as jogadas. Apesar de ter o maior percentual de posse de bola e mais finalizações, o time goiano só conseguiu marcar gol uma vez. Já o Operário (VG) não conseguiu oferecer perigo à defesa do time de Allan Aal. 

2º tempo: Jogo mais equilibrado

Considerando a importância de um jogo mata-mata e para garantir a vitória, o técnico do Vila Nova realizou uma substituição para o retorno à segunda etapa. Matheuzinho saiu para a entrada de Wagner. Por outro lado, o Operário (VG) voltou com a mesma formação.

Apesar de não mudar os jogadores, o time mato-grossense começou pressionando. No primeiro minuto, Gersinho cruzou para o meio da área do Tigre e Daniel pegou a bola de primeira, mas o chute passou por cima do gol. 

Aos 9′, Wagner cruzou para Neto Pessoa, que cabeceou. Mas, a bola passou por cima do gol. Logo depois, Neto Pessoa recebeu mais uma vez, dentro da área. Mas o marcador impede a conclusão da finalização.

Alguns minutos depois, Rafael Mineiro puxou contra-ataque para o Operário (VG), mas perdeu a bola na sequência e cometeu falta. No minuto seguinte, Daniel recebeu cartão amarelo, por cometer outra falta.

Aos 23′, Arthur Rezende cometeu falta em Gersinho e recebeu cartão amarelo, em lance que deu origem ao gol de empate da equipe tricolor. Na cobrança, a bola foi levantada dentro da área e Junior Henrique aproveita para cabecear, deixar tudo igual no jogo.

Com o susto, o Vila Nova voltou a dominar, em busca do gol da vitória, que só veio aos 41′. Matheus Souza cruzou no meio da área e Diego Tavares subiu para cabecear, selando a classificação do Tigre para as quartas de final.

https://twitter.com/VilaNovaFC/status/1586160426798448641?s=20&t=P21DwJEP36nuxtj4N7Qw_g

Vila Nova x Operário (VG) – E agora?

Em suma, como uma disputa de jogo único, o Operário (VG) foi eliminado com a derrota. Por outro lado, o Vila Nova avançou para a próxima fase, as quartas de final. Em mais um jogo de mata-mata, o Tigre enfrentará o Real Noroeste, que eliminou o Goiás nos pênaltis.

Assim, o embate ocorrerá na próxima terça-feira (1), com horário a confirmar, também no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. 

Foto destaque: Po Jedi / Vila Nova

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.