Nesta quarta-feira (15), ocorreu o embate entre Vila Nova x Cuiabá na partida de ida pelas quartas de final da Copa Verde 2023. Cabe destacar que ambas as equipes entraram com a missão de buscar um placar positivo para alcançar uma vantagem na partida de volta.
Apesar de o Vila Nova jogar em casa, não era o time favorito. Isto porque, além de ser eliminado precocemente do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil, a equipe vem tendo atuações fracas.
Assim, mais uma vez, os torcedores do Tigre ficaram decepcionados, já que o mandante do embate foi derrotado por 2 x 0.
Agora, o Dourado joga a partida de volta em casa e tem a vantagem de poder ser derrotado por até um gol de diferença e avançar na competição.
Índice
Assista aos melhores momentos de Vila Nova x Cuiabá
https://youtu.be/MAsRpleZ7Xw
1° tempo: Cuiabá não se intimida em partida fora de casa e garante o placar
Inicialmente, cabe destacar que o Vila Nova chegou à partida das quartas de final muito pressionado, já que foi eliminado tanto do Campeonato Goiano, quanto da Copa do Brasil.
Dessa maneira, apesar de não ser o favorito da partida, Claudinei Oliveira começou a partida com a necessidade da vitória para acalmar os ânimos do torcedor do Tigre.
Pelo lado do Cuiabá, a pressão era bem baixa. Após se classificar para as semifinais do Campeonato Mato-Grossense, a equipe teve uma pausa de 10 dias no calendário de jogos. Assim, o Dourado pode focar exclusivamente no embate pela Copa Verde.
Nos primeiros minutos da partida ficou bastante claro que o Vila Nova atuava de forma bastante recuada. Por outro lado, o Cuiabá é quem tentava as ações ofensivas.
A primeira finalização do jogo aconteceu somente aos 7′, quando Lourenço chutou para o gol, mas o goleiro Walter defendeu fácil.
O Dourado seguia com maior posse de bola, mas não criava chances efetivamente boas. Isto até os 18′. Após escanteio cobrado com jogada ensaiada, o cruzamento foi feito para dentro da área e o zagueiro Marllon subiu para abrir o placar com uma cabeçada.
Após levar o gol, o Tigre tentava baixar as linhas de defesa. Assim, aos 33′, a bola sobrou para Rafael Donato, que estava livre de marcação, mas ele, inacreditavelmente, bateu para fora.
Quatro minutos depois, o Cuiabá ampliou o placar. Em um contra-ataque, Pitta ficou cara a cara com o goleiro Vanderlei e o encobriu para marcar.
O jogo ainda teve alguns minutos de acréscimo, mas nenhum dos times conseguiu produzir mais nada.
2° Tempo: Vila Nova volta mais ofensivo, mas Cuiabá mantém o placar
Considerando as limitações técnicas apresentadas por ambos os times na primeira etapa, Vila Nova e Luverdense voltaram com uma alteração cada.
Pelo lado do Tigre, Jordan saiu para a entrada de Matheus Souza. Já pelo Dourado, Jonathan Cafu deu lugar para Iury Castilho.
O início do jogo foi bem tranquilo, sem nenhuma jogada de perigo até os 13′, quando Lourenço cobrou uma falta e quase marcou. A bola passou bem próximo da trave direita do Cuiabá.
Quase dez minutos depois, Matheus Souza recebeu de Marlone, dentro da área, mas foi desarmado antes de conseguir chutar para o gol.
Cinco minutos depois, aconteceu um lance que os torcedores do Tigre chegaram a comemorar. Matheus Souza pegou a bola sobrando e mandou para as redes, porém a arbitragem pegou um impedimento no lance.
Para finalizar a partida, aos 38′, o Dourado ainda teve a chance de marcar mais um. Vinícius Boff recebeu na área, encheu o pé, contudo mandou por cima do gol de Vanderlei.
Assim, o embate terminou com o placar de 2×0 para o Cuiabá.
Vila Nova x Cuiabá – E agora?
Vila Nova e Cuiabá ainda se enfrentam pela partida de volta na quarta-feira (22), às 20h. Dessa vez, o embate será na casa do Dourado, que tem a vantagem de poder perder por até um gol de diferença e continuar na competição.
Foto destaque: Roberto Corrêa / Vila Nova


