Vila Nova x Brasiliense Como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Neste sábado (12), pela partida de volta das semifinais da Copa Verde 2022, ocorreu o embate entre Vila Nova x Brasiliense, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA. O jogo terminou com a vitória do Tigre por 2×1, assim a equipe goiana avança para a grande final contra o Paysandu.

Em um jogo bastante disputado, foi o Vila Nova que abriu o placar com gol de Kaio Nunes. No entanto, instantes depois, Tobinha deixar tudo igual para as duas equipes. Por fim, no início do segundo tempo, Diego Tavares garantiu a vitória do Tigre.

Assista aos melhores momentos de Vila Nova x Brasiliense

https://youtu.be/h_UekgbPCjU

1º tempo: Equipes aproveitam chances e empatam

Primeiramente, cabe destacar diferença das expectativas vivenciadas pelas equipes. De um lado, o Vila Nova, que conseguiu reverter uma péssima campanha no primeiro turno e conseguiu garantir a permanência na Série B após a chegada do técnico Allan Aal. Por outro lado, o Brasiliense, que garantiu sua permanência na Série D. 

Inicialmente, ambas equipes conseguiram trocar passes no campo de ataque, mas sem nenhuma grande chance. Aos 10′, ainda sem finalizações, os treinadores se desentenderam e o árbitro precisou intervir. 

Depois disso, aos 14′, Diego Tavares recebeu a bola e ficou de frente para o gol. Porém, ele bateu com muita força e o chute foi por cima da meta.

Três minutos depois, o Tigre abriu o placar. Alex Silva levantou a bola na área do Brasiliense, o goleiro saiu mal, e Kaio Nunes aproveitou para cabecear e marcar para o Vila Nova. 

Aos 27′, o time visitante conseguiu o empate. O atacante Tobinha recebeu a bola dentro da área e chutou em cima da marcação do Tigre. No entanto, o jogador aproveitou o rebote e marcou o gol, deixando tudo igual no OBA.

Apesar disso, o Vila Nova insistia para terminar o primeiro tempo com vantagem. Matheuzinho, aos 36′, finalizou de fora da área com perigo, porém o goleiro fez uma bela defesa.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Vila Nova ainda teve mais uma boa chance. Depois de uma cobrança de escanteio, Jordan cabeceou, mas o defensor do Brasiliense conseguiu defender mais uma vez. Assim, o primeiro tempo terminou em um empate por 1×1.

2º tempo: Vila Nova garante a vaga na final

Inicialmente, cabe destacar que tanto o Vila Nova, quanto o Brasiliense voltaram sem alterações para a segunda etapa. 

Logo aos 3′, Diego Tavares garantiu o resultado final da partida. O atacante ficou com a sobra de bola, dentro da área, e chutou. Assim, a bola percorreu um longo caminho: passou entre as pernas de Aloísio, bateu no goleiro, na trave e entrou!

Minutos depois, o Brasiliense tentou deixar tudo igual novamente. Gustavo Henrique chutou de fora da área após e passou bem perto do gol de Tony. 

Em seguida, mais pressão! Tony defendeu um chute, espalmando mal. Assim, Zotti ficou com bola dentro da área, mas o jogador acertou a trave. 

Aos 15′, o Vila Nova respondeu. Neto Pessoa marcou de cabeça, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento. Apesar disso, o atacante claramente estava em condição legal.

Três minutos depois, Matheuzinho cobrou falta, Alex Silva cabeceou e Rafael Donato completou com um chute. Porém, mais uma vez, Edmar Sucuri fez ótima defesa.

Faltando pouco mais de 10 minutos para o fim do jogo, o Brasiliense já tinha realizado todas as alterações. A equipe partiu para o tudo ou nada, já que estava com dificuldades para empatar. Enquanto isso, o Tigre focava cada vez mais na marcação. 

Aos 37′, Tarta chutou de fora da área e Tony precisou se esticar para fazer a defesa. Cinco minutos depois, mais um lance de perigo. Diogo Sodré ficou na cara do goleiro, que conseguiu defender mais uma vez.

No entanto, quem terminou o segundo tempo com mais uma grande chance foi o Vila Nova. Railan aproveitou uma falha da defesa do Brasiliense e tocou para João Lucas. O jogador deu um belo chute, mas o goleiro fez uma defesa espetacular, evitando que o Tigre ampliasse o placar. 

Dessa forma, o Vila Nova terminou o jogo, em casa, com a vitória e a classificação para a final da Copa Verde 2022. 

Vila Nova x Brasiliense – E agora?

Em suma, a temporada de 2022 acabou para o Brasiliense com a eliminação na competição. Por outro lado, o Vila Nova enfrentará, nos próximos dias, o Paysandu. Assim como nas semifinais, a decisão da Copa Verde 2022 ocorrerá após partida de ida e volta. 

Foto destaque: Po Jedi/Vila Nova FC

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.