Vila Nova x Anápolis – Resultado, destaques e reação

Neste sábado (04), ocorreu o embate entre Vila Nova x Anápolis na partida de volta pelas quartas de final do Campeonato Goiano 2023. Cabe destacar que o jogo de ida, na casa do Galo da Comarca, foi marcado pela chuva – que fez o intervalo durar mais de uma hora -, já que nenhum dos dois times conseguiu marcar gol.

Apesar de o Vila Nova ser favorito por jogar em casa, o jogo terminou com uma vitória do time visitante, o Anápolis, que segue para a próxima fase da competição. Igor Cássio marcou no último minuto do tempo regulamentar. A vergonhosa atuação do Tigre ainda piorou quando Neto Pessoa perdeu um pênalti – que levaria a decisão para a cobrança de penalidades – nos acréscimos. 

Assista aos melhores momentos de Vila Nova x Anápolis

https://youtu.be/rgipvtpE6zw

1° tempo: Vila Nova começa melhor, mas Anápolis também não teve medo de atacar

Inicialmente, cabe destacar que o o Vila Nova vem de uma sequência de seis jogos sem perder, tendo terminado na terceira colocação da tabela, com 20 pontos.  Enquanto isso, o Anápolis chegou às quartas de final com uma campanha não tão boa, chegando à marca de quatro partidas sem vencer, e finalizando a fase de grupos na sexta posição, com 15 pontos.

A partida de ida, na casa do Galo da Comarca, terminou em um empate sem gols e com grande destaque para a chuva, que prejudicou bastante o campo e levou o árbitro a esperar mais de uma hora para o reinício do jogo. Assim, quem vencesse hoje estaria diretamente na semifinal. Caso terminasse com um empate, a decisão iria para as penalidades. 

Antes de chagar a esse jogo, o Tigre enfrentou embates pela Copa Verde e pela Copa do Brasil. Essa grande quantidade de jogos, sem dúvidas, afeta o desempenho dos atletas. Já o Anápolis estava extremamente focado nesta competição, já quem 2021 e 2022 a equipe foi eliminada nas quartas de final.

Aos 7′, Marlone cobrou uma falta para dentro da área do adversário. Porém, o goleiro Wellerson saiu socando a bola e conseguiu afastar o perigo.

Minutos depois, após uma disputa de bola, Cazzeta ficou sentindo e recebeu atendimento. Ficou claro que não dava mais para o lateral atuar e houve a primeira mudança no Anápolis, com a entrada de Laion. 

A primeira chegada com real perigo ocorreu aos 13′. Lourenço finalizou, mas Wellerson fez a defesa. A resposta do Anápolis surgiu minutos depois, a partir de um cruzamento pela esquerda. Gonzalo cabeceou sem muita força e Vanderlei fez a defesa.

Instantes após a parada técnica, ocorreu um lance que quase culminou em um gol olímpico para o Galo da Comarca. Elyeser cobrou um escanteio fechado e Vanderlei espalmou por cima.

Vila Nova apresentava dificuldade ofensiva, mesmo jogando em casa. Assim, aos 33′, o Tigre sofreu com mais uma jogada de perigo. Ariel arriscou um chute da entrada da área, mas o lance acabou indo para fora. 

Já nos acréscimos, a equipe mandante conseguiu criar sua melhor jogada. Rodrigo Gelado cruzou rasteiro na área do adversário e Guilherme Parede bateu de primeira, mas Wellerson espalmou. Assim, o primeiro tempo terminou com o placar de 0x0.

2° Tempo: Anápolis marca no finzinho, Vila tem chance de empatar, mas Neto Pessoa perde pênalti 

Apesar das limitações técnicas de ambos os times, Vila Nova e Anápolis voltaram para a segunda etapa sem alterações nas equipes. 

Dos 7 aos 9 minutos de partida, três jogadores receberam cartão amarelo: Ralf e Guilherme Parede, do Tigre e Igor, do Galo da Comarca. Isto demonstra o quanto os jogadores de ambas as equipes estavam nervosos e ansiosos para alcançar a vaga na semifinal do Campeonato Goiano 2023. 

O primeiro ataque perigoso aconteceu aos 12′. Após uma cobrança de lateral, Neto Pessoa desviou de cabeça na área e Marlone bateu de primeira. No entanto, a bola explodiu no travessão esquerdo do goleiro Wellerson.

O jogo continuou morno e com algumas modificações na equipe mandante até os 36′, quando Guilherme Parede arriscou um voleio e, mais uma vez, a bola parou no travessão do Anápolis.

No minuto seguinte, Hyuri tentou um jogada na área, caiu e pediu pênalti, mas entendeu que não houve nada e puniu o jogador com cartão amarelo por simulação. 

Aos 40′, houve uma mudança no time visitante que mudou totalmente a história do jogo. Igor Cássio entrou no lugar de Gonzalo. Quatro minutos depois, o atacante, após cruzamento rasteiro de Douglas, apareceu na área e empurrou para o fundo da rede. 

Já nos acréscimos, aos 49′, o Vila Nova ganhou uma grande chance de empatar e levar a decisão para as penalidades. Neto Pessoa foi atingido na área e o árbitro marcou o pênalti. No entanto, na cobrança, o atacante bateu rasteiro no canto direito e o goleiro Wellerson  voou para fazer a defesa e salvar o Anápolis.

Vila Nova x Anápolis – E agora?

Após a partida de ida ter terminado em um empate sem gols, a vitória deu a vaga para o Anápolis nas semifinais. Assim, o Galo da Comarca aguarda para conhecer seu adversário que saíra da partida entre Goiás e Atlético-GO, que ocorrerá neste domingo (05). 

Ainda não se tem confirmado os dias e os horários das partidas pela semifinal do Campeonato Goiano

Enquanto isso, o Vila Nova chega a marca de 18 anos sem conquistar a competição estadual. Além disso, o Tigre, por terminar na 5ª colocação, perde a chance de garantir uma vaga para a Copa do Brasil 2024, que só poderá ser alcançada agora se o time conquistar a Copa Verde, vencer a Série B ou ser campeão da Copa do Brasil 2023.

Foto destaque: Roberto Corrêa / Vila Nova

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.