Vila Nova completa 79 anos

Nesta sexta-feira, o Vila Nova completa 79 anos de fundação. Por isso, para relembrar a história deste importante time goiano, houve diversas comemorações. Atualmente, a equipe enfrenta um momento complicado na disputa do Campeonato Brasileiro Série B. Apesar disso, o Tigre conta sempre com o amor e o apoio da sua grande torcida.

História do Vila Nova

Inicialmente, cabe destacar que o fundador do clube foi o padre José Balestiere. O objetivo era proporcionar lazer para as comunidades católicas. No entanto, ele não foi o único idealizador do time. Isto porque o sacerdote contou com a ajuda do major Francisco Ferraz de Lima e de outros entusiastas.

O nome Vila Nova homenageia o bairro no qual a história do clube iniciou. Apesar disso, já se chamou também OperárioAraguaiFênix. Somente em 1955 o Tigre teve seu nome de origem retomado.

Além disso, é importante pontuar que seus rivais históricos são as equipes do Atlético Goianiense e do Goiás. Com esta última, o Tigre protagoniza o clássico conhecido como Derby do Cerrado. A relevância desta disputa envolve a rivalidade entre os times e a presença das torcidas nas arquibancadas.

Por fim, cabe mencionar a construção do estádio do Vila Nova. Nos anos de 1960, o então prefeito de Goiânia, Hélio Seixo de Brito, doou uma área para o clube. A inauguração realizou-se na década seguinte, porém o espaço servia apenas como Centro de Treinamento (CT) e o nome homenageava o doador.

Depois de algumas obras, o CT tornou-se realmente um estádio. Desta vez, o nome homenageou um dos principais nomes do Tigre. Onésio Brasileiro Alvarenga atuou como goleiro quando a equipe ainda se chamava Araguaia. Mas, a sua principal influência foi fora dos campos.

Onésio, como dirigente do time, ajudou na profissionalização do Vila Nova. Isto porque ele trouxe atletas como Tido, Donato, Pedrinho e Paulinho Benga, que foram essenciais para o Tigre conseguir o tricampeonato goiano, conquistado nos anos de 1961, 1962 e 1963.

Maiores títulos conquistados

O primeiro título do Vila Nova ocorreu em 1961, no campeonato goiano. Em seguida, no ano de 1963, o Tigre se consagrou como primeira equipe do estado de Goiás a participar de uma competição nacional, a Taça Brasil. Entre as décadas de 70 e 80, o clube conquistou 8 de 15 títulos estaduais disputados. Ademais, foi o primeiro tetracampeão do estado.

Apesar disso, o primeiro título nacional só ocorreu em 1996. A partir disso, tornou-se o maior campeão da Série C, ganhando o 1º lugar em mais duas ocasiões, em 2015 e 2020.

Além do futebol, o clube também se destacou no basquete. No ano de  1973, foi campeão Brasileiro. A partir disso, no ano seguinte, pôde jogar o campeonato Sul-Americano, no qual também conquistou o troféu.

Comemorações

Após dois anos sem grandes comemorações, por causa da pandemia, o Vila Nova realizou algumas cerimônias hoje. Primeiramente, o clube promoveu um culto ecumênico no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).

Em seguida, o ex-atacante Guilherme fez uma visita ao OBA. Ele é conhecido como uma das lendas do time. Isto porque, durante três passagens, marcou muitos gols e teve grandes conquistas.

Por fim, foi realizada uma partida entre os Sócios e os Veteranos do Tigre. A partida terminou com a vitória dos Veteranos por 8×2.

Este tipo de ação, além de relembrar a história do clube, aproxima os torcedores. Apesar da má fase, o que eles esperam é que o time possa se reerguer e voltar aos dias de glória.

Foto destaque: Divulgação/Vila Nova.

 

Maria Eduarda Oliveira
Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.