Veja quem é o adversário do Botafogo na estreia do Brasileirão 2023

Na última segunda-feira (14), a CBF divulgou a tabela da 1ª rodada do Brasileirão 2023. Portanto, foi determinado que o Botafogo irá enfrentar o São Paulo logo na 1ª rodada. O duelo será no Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo, e ainda não tem uma data exata definida, porém será entre os dias 15 e 16 de abril.

O Botafogo terminou o Brasileirão de 2022 na 11ª posição, algo que lhe classificou para a Copa Sul-Americana de 2023. O São Paulo terminou na 9ª posição, também classificado para a Copa Sul-Americana. Porém, na última rodada do Brasileirão de 2022, ambas as equipes estavam disputando uma vaga na Pré-Libertadores. O Botafogo, inclusive, era o favorito para garantir a vaga. Porém, o resultado negativo de ambas as equipes na 38ª rodada impediu o acesso para a principal competição de clubes da América do Sul.

A campanha do Botafogo

Brasileirão 2022

Em seu 1º ano de SAF, o Botafogo tinha o objetivo de permanecer na 1ª divisão após o título da Série B de 2021. Porém, existia uma empolgação muito forte da torcida, principalmente nos jogos em casa. O clube carioca chegou a ocupar a 5ª posição no início do Brasileirão. Mas também, houveram muitos momentos de crise dentro do Glorioso. Principalmente, quando chegou a ocupar a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento.

Apesar dos altos e baixos, os reforços que chegaram ao Botafogo na 2ª metade do ano (principalmente Marçal, Eduardo e Tiquinho Soares) deram uma nova cara ao time comandado durante toda a campanha por Luís Castro. Outra peça fundamental na campanha botafoguense foi o jovem Jeffinho, que assumiu a titularidade da ponta-esquerda.

No fim, o Botafogo teve resultados contundentes que lhe colocaram muito próximo da vaga na Pré-Libertadores. Porém, na última rodada, o clube que precisava apenas empatar, perdeu de 3 x 0 fora de casa para o Athletico-PR e deixou escapar a vaga. Mesmo assim, a diretoria considerou que o time fez um campeonato satisfatório.

Campeonato Carioca 2023

Apesar da promessa de John Textor ao fim do Campeonato Carioca de 2022 de que a competição em 2023 seria disputada pelo time B de forma integral, isto não se concretizou. Já que, devido ao regulamento da FERJ, o clube deveria utilizar seus principais jogadores a partir da 5ª rodada. Porém, o time principal passou a ser utilizado na 2ª rodada.

Na 1ª rodada, a única derrota do Botafogo na competição estadual. Depois, foram cinco vitórias e um empate, o que lhe garantem a liderança do Cariocão até aqui. Ainda por cima, o Botafogo venceu o Fluminense por 1 x 0 no 1º clássico que o Glorioso disputou no ano.

Retrospecto de Botafogo x São Paulo

Botafogo x São Paulo já se enfrentaram em 105 oportunidades. E quem leva vantagem neste confronto é o Tricolor Paulista, com 43 vitórias. Já o Alvinegro tem 39 vitórias no histórico do confronto, além de 23 empates. Como esperado, o São Paulo também leva vantagem no número de gols marcados, já que marcou 173 gols (média de 1.65 gol por jogo). Já o Botafogo anotou 151 gols (média de 1.44 gol por jogo).

O 1º confronto entre as duas equipes foi no dia 10 de julho de 1940, válido pelo extinto Torneio Rio-São Paulo. Na ocasião, o Botafogo venceu o duelo por 8 x 1, que é ate hoje, o maior placar do duelo. Apesar disso, é um duelo que costuma ter poucos gols por partida. Vale destacar o duelo do Brasileirão de 2016, que também foi um duelo da 1ª rodada. E também foi uma partida disputada na casa do Botafogo. Na ocasião, o Tricolor venceu por 1 x 0, com gol de Lucas Fernandes, hoje um dos principais jogadores do Botafogo.

Por fim, a última partida entre as equipes foi realizada no dia 9 de outubro de 2022, pela 31ª rodada do Brasileirão de 2022. Na ocasião, o Botafogo venceu por 1 x 0, com gol de Tiquinho Soares de pênalti. Aquela partida aconteceu no Estádio do Morumbi, casa do São Paulo.

Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire

João Victor Freire

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá.