Veja 10 craques revelados na copinha

A princípio, a Federação Paulista de Futebol anunciou nesta segunda-feira (13) os grupos da edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O torneio será disputado de 2 a 25 de janeiro. Serão 32 grupos de quatro clubes cada, espalhados pela capital e pelo interior do Estado. Ao todo, 128 equipes disputarão a Copinha, que não foi realizada no ano passado em função da pandemia de Covid-19. Abaixo veja 10 craques revelados na competição.

Veja 10 craques revelados na copinha

Decerto, a Copinha é celeiro conhecido e respeitado, e em suas 50 edições contou com jogadores que vieram a se tornar estrelas do futebol mundial. Entre eles, listamos os 10 maiores craques revelados nas edições do campeonato.

1 – ROBINHO  (2002)

Primeiramente, o melhor jogador do mundo, desde o momento em que ele apareceu na Copinha 2002. Mesmo o Santos não vencendo aquela edição, a geração dos “Meninos da Vila” viria a ser integrada ao elenco principal logo depois, e terminaria no título do Brasileirão do mesmo ano, no qual Robinho surgiu como destaque. Dois anos depois, se tornou bicampeão brasileiro, já como principal jogador da equipe.

2 – DIEGO (2002)

Outro jogador famoso das categorias de base do Santos, é Diego, que surgiu também na Copinha de 2002, e no Brasileirão do mesmo ano, onde junto com Robinho, formou uma dupla que ficou bastante famosa no futebol brasileiro.

3 – PATO (2006)

Alexandre Pato surgiu como uma das principais promessas dos anos 2000 no futebol mundial. Assim, fez parte do elenco do Internacional que disputou a Copinha de 2006. Contudo, rapidamente chamou a atenção, e conquistou uma ascensão meteórica.

4 – NEYMAR (2008)

A Copinha de 2008, vencida pelo Figueirense, talvez não seja lembrada nem mesmo pelo campeão ou pela final. Mas sim pela estreia de Neymar, aos 15 anos, quando entrou no lugar de Ganso, em partida da edição da Copa São Paulo. O jogador hoje é um dos principais nomes do futebol mundial, e principal jogador do Brasil na atualidade. Assim, jogou duas edições da Copinha, e depois brilhou no Santos, onde acumulou títulos e exibições mágicas.

5 – OSCAR (2009)

Um dos principais destaques do elenco que foi semifinalista da competição, que foi vencida pelo Corinthians. No mesmo ano, o jogador teve oportunidades no elenco principal do Tricolor Paulista, mas no ano seguinte, em 2010, foi comprado pelo Internacional.

6 – LUCAS MOURA (2010)

Junto com Neymar, foi um dos principais jogadores do elenco que conquistou o Sul-Americano Sub-20 de 2011, vestindo a camisa 10 e marcando três gols na final. As grandes exibições de Lucas em 2011 o levaram para a Seleção principal, comandada por Mano Menezes.

7 – ALISSON (2011)

Hoje tido como o melhor goleiro do mundo, Alisson acumulou exibições seguras na titularidade, chegando na Seleção Brasileira, onde foi titular na Copa América de 2016.

8 – MARQUINHOS (2012)

Hoje zagueiro titular do PSG, e um dos principais zagueiros da Seleção Brasileira. Marquinhos foi titular, destaque, e campeão da Copinha 2012, com o Corinthians. Assim, o zagueiro rapidamente foi integrado ao elenco do treinador Tite, e recebeu oportunidades no time principal. Mas Marquinhos esteve na Copa do Mundo 2018, e no elenco campeão da Copa América 2019, no Brasil.

9 – GABRIEL JESUS – (2015)

Decerto Revelado na Copinha 2015, defendendo o Palmeiras, Gabriel Jesus acumulou boas exibições naquela edição, e foi aproveitado no elenco principal do Verdão.

10 – DAVID NERES (2016)

Por fim, o titular no elenco que perdeu a final para o Flamengo, no final do ano, ganhou oportunidades no time principal do Tricolor Paulista, durante o Brasileirão, onde foi ganhando destaque, mas ficou pouco tempo no clube.

Brilhar na Copa São Paulo está longe de ser garantia de sucesso nos profissionais. Mas há exemplos de jogadores que disputaram finais, foram decisivos e se firmaram depois. E há também aqueles que não foram tão bem nas decisões, mas ainda assim viraram craques, como na lista acima.

Foto destaque: Reprodução/ Torcedores

Carla Regina
Acredito que o jornalismo faça parte de mim, por ser uma pessoa bem comunicativa. Apaixonada e amante do futebol, sonho em crescer na área esportiva.